Estava me questionando qual era o melhor sistema operacional para jogos que eu poderia baixar, e vi que Arch Linux é ótimo, mas para meu pc fraco seria melhor que Zorin Os? (Sei que o sistema não faz milagres, ele vai tentar fazer o melhor com o fraco hardware que tenho).
Minhas configurações são as seguintes:
• Intel(R) Core™ i3-5015U CPU @ 2.10GHz
• 4096 MB @ 1600MHz (SODIMM DDR3)
• HD Graphics 5500
Tem algo que vocês recomendam?
Se vc for mais iniciante o Manjaro ou RegataOS vai te atender bem no quesito de jogos
Se não ficar bom só tem o Windows mesmo
Isso não é lá um hardware fraco, apenas pouco adequado a jogos AAA. Mas com isso vc edita vídeos e emula PS1 e 2 e Nintendo64 acho que com muita facilidade…
Sim, e não, isso vai depender da quantidade de pacotes e qual interface você for instalar no arch, se for apenas o necessário com uma interface simples sem muito frufru e customização, o arch acabará se saindo melhor por não estar “inchado”. Já que é um sistema focado e otimizado para processadores x86_64 ele é bastante recomendado para essa tarefa (sem contar que já vem com steam e wine no repositório oficial).
Lembre-se que ele vem cru da instalação, isso lhe dá a opção de instalar e utilizar apenas os pacotes necessários, deixando o sistema muito mais leve e responsivo.
E se precisar de softwares adicionais (drivers, firmwares etc), o AUR pode ser interessante se for usado corretamente.
Zorin é uma boa, pois é facil, estável e belo, porém tem seus pontos fracos, já que utiliza um xfce ultra customizado, vem com vários pacotes e apps instalados por padrão, o que afeta diretamente no desempenho, esse tipo de sistema pode ser recomendado a um usuário comum (internet, documentos e midia) que não exige desempenho em suas tarefas.
Resumindo:
Arch:
- Requer mais conhecimento para instalá-lo e mantê-lo.
- Rolling Release: Pacotes mais recentes = melhor desempenho / menos estabilidade
- Simples = responsividade.
Zorin:
- Não exige conhecimento nenhum para instalá-lo e mantê-lo.
- LTS: Pacotes não tão recentes = desempenho normal / mais estabilidade
- Fácil: Pacotes pré-instalados, interface customizada, mais serviços em segundo plano.
Qual seu nível técnico com Linux? Dependendo dele, recomendo você “montar sua própria distribuição”, invés de usar uma instalação pronta. Com isso, você remove todos os serviços/programas desnecessários e instala apenas o que você precisa no dia a dia ou vai usar para jogar. Distribuições como o Arch (archinstall) e Debian (netinstall), como exemplo, lhe permite fazer isso sem muita dificuldade - com um pouco de pesquisa, você consegue fazer uma instalação mínima em 30 minutos.
Sobre o ambiente de trabalho, recomendo você usar LXDE (240-260 MB de RAM) ou XFCE (350-430 MB de RAM, sem compositor). São parecidos com o Windows 7, sem muito efeito ou sombras, apenas funcionam bem e são leves. Para um pouco mais de desempenho, recomendo você usar o sistema de arquivos btrfs invés do ext4, você terá um desempenho (tempo de boot/abertura de programas) melhor se tiver utilizando o kernel mais recente.
qualquer uma. n existe a “melhor distro linux para jogos”. pode usar uma interface “leve”, mas se depender do wine vai pesar d qqr jeito. e n creio q seu hard seja “fraco”, pelokeuli.
Não sei se PS2 e N64 rodam bem, nunca testei sozinhos, geralmente rodo eles com o discord aberto, posso fazer um teste, pois gosto de jogos emulados.
Obrigado por partilhar o seu conhecimento e pelas sugestões, vou pesquisar sobre esse “AUR”.
O que alguém comentou acima é um fato - um sistema que gaste menos memória e processamento gráfico tende a dar mais “folga” pra jogos; se quiser experimentar um sistema com window manager, sugiro o Mabox, é base Manjaro, vem bem pronto e gasta pouquíssima RAM
Não tenho ainda muito conhecimento sobre Linux, pretendo adquirir mais, porém é bom saber que eu poderia criar uma distribuição própria.
Como li que sistemas operacionais leves seriam BEM mehores eu procurei alguns e achei o Linux Lite, na qual eu iria instalar a versão 4.0 seria bom eu instala-lo? (Também quero fazer uma customização do Arch linux, mas acho que faria isso talvez mais no futuro, quando tivesse mais conhecimento para fazer isso.
Você pode tentar instalar Debian, na vesão netinst, o procedimento de instalação é bem tranquilo por conta da interface gráfica. Em um determinada parte da instalação, você irá ter que escolher “qual tipo de desktop” você quer. Nesta etapa, você pode simplesmente, escolher para ser um “servidor ssh”, ele fará a instalação minima da distruibuição, não será instalado nem interface gráfica. Ao concluir, a instalação, você só irá se deparar com o bash, apenas o terminal. Basta você instalar agora o que você quer. No caso, como você quer uma distruibuição bem leve, sugiro você instalar o seguinte pacote:
sudo apt-get install --no-install-recommends lxde-desktop
Irá instalar o ambiente LXDE, porém apenas o necessário para utilização, depois é só você instalar as demais aplicações para você conseguir rodar seus jogos, como por exemplo: Wine, Steam, Lutris, etc.
O Arch seria o ideal, mas requer um pouco mais de conhecimento, porém essa instalação mínima do Debian irá te servir bem.
Olá
Sabia aquela de “faço suas palavras as minhas”, assino embaixo quanto ao que @Gabrielovskiy e @anon20883638 disseram.
Um Debian (testing non-free via netinstall) ou um Arch enxuto e bem configurado é uma boa, mas demanda tempo e um tanto de conhecimento para deixar tudo no jeito. Você já está usando Arch, né? Talvez falte algum “ajuste” ou outro.
Por outro lado, recomendo usar uma distro que se sinta confortável de configurar, e, se for uma que já venha pronta, como o Zorin, também performaria muito bem e teria tudo do que precisasse.
Pode até ser, pois são muitas variáveis e cada caso é um caso, mas é sabido que distros desempenham diferente e que geralmente pacotes mais atuais tendem a performar melhorar em jogos (nada discrepante), enfim…
Esse é um ponto pertinente, talvez não para quem tenha uma RTX 3080 TI mas para quem usa uma placa de vídeo onboard provalvemente.
E falo isso sendo um pouco hipócrita pois não consigo largar o KDE Plasma tenho pensado em migrar para o i3.
Na verdade é só deixar marcado apenas a última opção que é “Utilitários padrões do sisitema”, não tem necessidade de instalar servidor SSH.
Então, fazer um pós-instalação de um Debian “mínimo” exige tanto conhecimento quanto uma pós-instalação do Arch, e não que a ideia em si não seja boa, mas não tem diferença nesse ponto.
Comecei a usar o Arch Linux recentemente e devo dizer que estou impressionado. O desempenho dele em jogos pesados, como Battlefield 1, tem se destacado claramente em relação a todas as outras distros que testei. Fatores como ser enxuto e trazer o kernel e os drivers mais atuais interferem nisso.
Contudo, para iniciantes, recomendo o Manjaro. Ele tem a base Arch, mas é muito mais fácil de usar. Há inúmeras opções de interface para escolher. Pessoalmente, eu também não recomendaria uma WM para quem está começando. Melhor começar com a versão KDE ou XFCE e ver como fica o desempenho.
Esse ponto é bem interessante. Muita gente comenta sobre o Arch ser “difícil”, mas raramente há comentários sobre os procedimentos para criar uma instalação enxuta e personalizada do Debian (modo expert), que também demandam algum nível de conhecimento e leitura. Eu testei o archinstall recentemente e, sendo bem sincero, tanto a instalação quanto a pós-instalação do Arch não são muito diferentes dos processos que eu já realizava para instalar e configurar o Debian (no modo expert da instalação):
P.S.: ainda vou dar uma atualizada nesse tutorial, rs.
O Arch não é nenhum “bicho de 7 cabeças”, ainda mais ao utilizar o archinstall. Considerando esse meu tutorial acima, eu sinceramente classificaria em um nível de dificuldade semelhante ao Debian. Definitivamente não são sistemas para iniciantes que procuram algo plug-and-play, mas podem ser indicados para pessoas que estão realmente dispostas a aprender.
Deixarei aqui uma citação do tutorial que mencionei:
“Você deve usar o Debian ou Arch? Eu recomendaria principalmente para pessoas que buscam uma alternativa ao Windows 10 e, ao mesmo tempo, estão dispostas a conhecer um mundo novo, aprendendo alguns conceitos sobre GNU/Linux. Isso abrange tanto usuários comuns que procuram um sistema mais estável, leve, customizável e seguro quanto entusiastas de computação, desde que estejam com a mente aberta. Se você procura um sistema “plug and play”, talvez o Debian/Arch não seja para você.”
Pois é, depois de um tempo de ter aprendido a instalar e manter o Arch, conheci o blog do Lobo, e foi aí que lendo matérias sobre o Debian Testing que entendi o quão próximo poderia estar de um Arch, pois até então não o curtia por congelar pacotes (só havia testado a versão stable), e a ficha caiu de vez quando fiz pela 1ª vez uma instalação netinst, e nisso pensei: não são tão diferentes.
De certa forma, o que muda é que o Debian te dá a opção de instalação gráfica, só que com o archinstall a instalação do Arch fica realmente tão simples quanto. Enfim, para quem tem conhecimento e curte esse minimalismo são excelentes opções. Minha próxima “parada” é testar o NixOS.