Voltei há uns meses a usar o Windows. Mas não quero usar o Microsoft Office. Quais as melhores opções que temos?
Os que eu testei foram os seguintes:
LibreOffice: a alternativa ao Microsoft Office mais completa. Peca na sua interface gráfica datada;
ONLYOFFICE: a galera fala muito bem dele, mas não sou um grande fã porque ele é um pouco lento;
WPS Office: até agora não tenho qualquer reclamação a fazer quanto a ele. Nota 10.
a melhor alternativa ao MS Office é o próprio MS Office. Nunca haverá compatibilidade 100% e a cada avanço nas “alternativas” há mais diferenças nas novas versões do office da MS.
Para alguns trabalhos, o libreoffice será melhor. Para outros, o olnyoffice; para uma terceira, nenhum dos dois…
Acostume-se com isso. e use as três ferramentas acima e veja quais trabalhos que vc faz s mais compatíveis com X ou Y.
quando eu manuseio minhas planilhas, padronizadas pela empresa, elas abrem normalmente no only e são um desastre no libre. formatação abnt2, no libre. e quando expeço documentos, sempre em pdf porque o MS Office dos outros funcionários bagunça todo o trabalho.
melhor que vc experimente e chegue nas suas próprias conclusões. estas opções s muito boas.
Obrigado pelas dicas. Na verdade, esqueci de mencionar, mas não quero usar o Microsoft Office porque não quero pagar por ele, já que o utilizo muito esporadicamente. Quando preciso, abro no Google Docs ou no Planilhas, mas estava querendo testar um aplicativo local.
Aprendi na Universidade, “se virem e usem o Google Documentos, Planilhas e Apresentações”. Tudo online, cada um edita de seu notebook ou computador. Não é o melhor, longe de ser, mas é o que se torna mais prático.
vc pode usar pouco, pode nem usar, mas o MS Office nunca ficará loinge de sua vida. rsrs
vc também tem de pensar nas pessoas que “abrirão” o documento que vc fez numa suíte “alternativa”. e o MS Office não tem preocupação nenhuma em manter a compatibilidade com o que vc criou.
O Dio fez um vídeo só falando sobre as alternativas ao MS Office. Recomendo assistir e utilizar o que melhor te agrada
Ele pode usar o Office online quando estiver tendo problemas com compatibilidade.
Eu uso o SoftMaker Office. Gosto do LibreOffice, mas o SoftMaker me atende melhor. Uso a versão paga, mas eles também tem uma versão gratuita. Como você usa pouco, veja se te atende, chama-se FreeOffice.
Acredito que hoje a melhor alternativa seria o only office
Estou fazendo o inverso e antes de volta para o Linux testei vários faça o mesmo e assim nenhum vai lhe entregar a mesma experiencia do Office365, no meu caso a melhor opção foi o onlyoffice foi o que teve melhor compatibilidade com .docx para planilhas talvez tenha algumas dores então faça o teste com todos disponíveis e se necessários utilize mais de um deles
Não se deve esquecer de colocar como critério nessa avaliação (“qual a melhor?”) duas coisas:
. Com qual tipo de documento a pessoa quer trabalhar?
- docx, xlsx, pptx, (formatos da MS); ou
- odt, ods, odp (formatos abertos recomendados pela ABNT).
. E em qual sistema operacional o programa vai ser usado… Windows, MacOS, distribuição Linux, Android…
Estou cogitando seriamente adotar essa solução. Para abrir em determinada suíte casa tipo de arquivo.
Isso, devido a questões que me atingiram recentemente…
… E também devido a relatos que vi em outras comunidades de pessoas também enfrentando problemas de compatibilidade, usando formatos abertos, em diferentes programas.
Para visualização desse tipo de documento (e pdf também), por exemplo, eu fiquei bastante satisfeito com a versão do OnlyOffice no Android.
Talvez você queira dar uma olhada nesse artigo apresentado aqui na comunidade:
… mesmo considerando que foi escrito em 2019.
Eu testei principalmente 2 alternativas: o LibreOffice e o OnlyOffice.
No LibreOffice, achei melhor para fazer trabalhos de texto que precisam de fórmulas (frações e funções, por exemplo), em trabalhos de engenharia e matemática. Além disso, a suíte LibreOffice é bem completa com várias ferramentas.
Com o OnlyOffice, eu usei ele para fazer meu trabalho de TCC da faculdade. Eu achei ele mais fácil de usar para mexer nas formatações, além de ele ter uma compatibilidade melhor com os arquivos .docx que precisei usar no trabalho. Inicialmente o trabalho foi feito no Word 2013, daí o arquivo .docx, mas resolvi tentar migrar ele para o LibreOffice. Acabou dando muitos erros de formatação para esse arquivo em específico e achei as configurações do texto um pouco chatas de usar. Quando abri esse mesmo arquivo no OnlyOffice, o único problema que eu tive é que, por padrão, o tamanho da fonte é 11 e não 12, então algumas partes do trabalho tiveram o tamanho da fonte alterado para 11. Quanto a parágrafos, títulos, etc, nada de mais aconteceu, e consegui terminar sem maiores problemas usando o OnlyOffice.
No meu notebook da faculdade (atualmente rodando Big Linux KDE), eu tenho ambos instalados, e eu uso cada um para aquilo que é melhor no momento. Para trabalhos de texto mais simples ou que precisam de fórmulas matemáticas (lista de exercício, por exemplo), utilizo o LibreOffice. Para arquivos de texto mais longos e com formatações mais trabalhadas, uso o OnlyOffice.
Oi pessoal,
Gostaria de agradecer a todos pela colaboração e pelas sugestões sobre alternativas ao Microsoft Office. Voltei a usar o Windows recentemente e estava buscando opções viáveis, e graças a vocês, encontrei várias alternativas interessantes.
Um agradecimento especial ao Danilo, que resolveu minha dúvida no post #13.
Muito obrigado a todos!
Abraços,
Tihh Gonçalves
Proton Docs
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.