Qual gerenciador de senhas você está usando atualmente? Tá feliz com ele?

Tinha respondido Firefox Lockwise na época da enquete, mas como fui mudando de browser (passei por quatro browsers com sync independente - Chromium, Firefox, Edge e ultimamente tenho testado o Brave) e passado pelo sofrimento desnecessário de ficar salvando as mesmas senhas vezes, peguei logo um gerenciador de senhas. Por enquanto estou no KeepassXC - a opção de importar CSVs (exportados do Firefox Lockwise) já foi um bônus.

3 curtidas

KeePassXC é ótimo. É o que tenho utilizado também.

1 curtida

Não sei se é o mais recomendado, mas criptografei um pendrive e deixei as senhas salvas lá.

1 curtida

Uso o KeePassXC já a algum tempo e ele me atende muito bem.

1 curtida

Tô querendo usar um gerenciador de senhas mas não sei qual seria a melhor opção gratuita. E confesso que ainda acho meio estranho a ideia de confiar as minhas senha a um alguém/programa :blush:

5 curtidas

Tem mais um tópico com o tema… @eddiecsilva, veja aí o que fazer

1 curtida

Fora o famoso “caderninho” (ou um arquivo .txt numa partição criptografada), realmente não há muitas saídas. Existem os offline (as DEs costumam ter cada um o seu) e as online. Eu uso Bitwarden e parece OK… mas como não uso internet banking no lap, este é um risco a menos que corro

2 curtidas

Olá @steph tudo beleza contigo?

Eu sempre tive reservas em utilizar qualquer sistema online para guardar minhas senhas (e são muitas), por comodidade acabei cedendo ao Chrome Sync e passei a utilizar o serviço. Porém, exatamente hoje, apaguei completamente o Sync no Chrome e migrei tudo para o BitWarden.

Ainda estou me adaptando, então, nem tenho como dar um feedback por enquanto.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Eu uso tem um tempinho, parei de salvar as senhas na conta Google e nos navegadores. A integração dele com o Brave e o Firefox é suave. Funciona bem sim apesar de algumas trapalhadas minhas… rs

2 curtidas

só pra deixar registrado aqui, o bitwarden adicionou uma opção nova
image

3 curtidas

Gente, passei pra compartilhar um software interessante!

Uso o LastPass faz um bom tempo, mas ontem recebi uma notícia que eles vão mudar o plano gratuito no dia 16 de março, limitando os usuários à apenas um tipo de dispositivo conectado, ou seja, você só irá poder usar no computador ou no celular.

Procurando uma solução na interwebs, decidi passar aqui na comunidade do DioPlus e encontrei um software chamado Bitwarden, aqui nesse post com essa resposta.
Me fascinou o tamanho do cuidado do time de desenvolvimento. Sempre olho as documentações, features, preços, etc… tem até CLI (isso é realmente algo bom pra quem gosta de mexer pelo terminal no Linux) e como se trata de um software open source, fico com mais vontade de ajudar os desenvolvedores!

Fica a dica pra vocês!

5 curtidas

Qual vocês me recomendam?

Cérebro. Está um pouco cansado mas estou muito feliz com ele.

1 curtida

Ou senão num papelzinho para não sofrer muito rsrsrsrs😅

Por questão de facilidade, eu uso muito o bitwarden. Possui App mobile, desktop, extensão no navegador, é free e open source. Existem outras opções open source, porém são mais difíceis de utilizar, ou pelo menos eu não achei tão User Friendly. Estou usando a quase 2 anos sem nenhum problema, tanto em Linux, Windows e Android.

Link para o site do Bitwarden

3 curtidas

Apesar de ser uma opção, não recomendo ahahaha. Já falei em outros tópicos que trabalhei em laboratório de informática como monitor. Já tive pessoas que simplesmente tinham a senha na primeira página do cardeno/agenda. Ou pessoas que perderam o caderno e não lembram as senhas mais.

Se possível tenha senhas que você consiga lembrar ou use um gerenciador.

3 curtidas

É, vou passar usar gerenciador. Só uso mais a Microsoft e Google, mas para outro serviço, é chato ter que levantar a bunda para ir pegar o papel kkkkkkk

2 curtidas

Eu uso gerenciador geralmente para coisas as quais não possuem 2FA (Autenticação de Duas Fases). Pois aí é mais seguro ter uma senha nova do que utilizar uma senha velha que possívelmente tenha vazado.

2 curtidas

Por curiosidade: Qual a vantagem do Bitwarden ser open source?
Depois vou atrás para estudar mais sobre open source.

1 curtida

Bom. No caso, softwares open source (código aberto em português), são programas aos quais o código fonte é aberto para que as pessoas possam revisar o código e até sugerir mudanças. No site oficial do Bitwarden, eles possuem uma página específica para explicar o porquê de eles serem open-source.

We believe that being open source is one of the most important features of Bitwarden. Source code transparency is an absolute requirement for security solutions like Bitwarden.

Como você pode ver, eles acreditam que ser open-source é um requisito importante na transparência de segurança com os usuários. Eles também oferecem a opção de você criar o seu próprio bitwarden utilizando seu servidor pessoal caso não queira utilizar os servidores cloud do Bitwarden. Por ser de código aberto, qualquer pessoa pode ir lá e verificar se há algum código malicioso ou algo do tipo.

Muitas pessoas preferem Softwares open-source por esse motivo, segurança.

Espero que isso tenha esclarecido as dúvidas sobre. Caso eu tenha cometido algum erro, sintam-se livres para me corrigir. Deixarei abaixo dois links, um com a página oficial do Bitwarden sobre Open Source e outro do Wikipedia.

Página sobre Open-Source no site do Bitwarden
Wikipedia - Software de Código Aberto

7 curtidas