Qual foi a melhor distro que você já utilizou?

Não, esse não será um tópico para discutir qual é a melhor distro de todos os tempos, mas sim para contar como foram ou são as suas experiências com tal distro. Sim, vale e muito falar sobre versões ou distros antigas que te trazem nostalgia como o Ubuntu com Unity, entre outros.

Começando por mim, a minha história com Linux na verdade é um pouco frustrante, eu, como muitos, comecei no mundo Linux com o Ubuntu, na versão 20.04 (sou bem novo no linux apesar de me considerar um usuário avançado), e na minha primeira experiência, o Ubuntu veio corrompido, tive o maior rolo para voltar pro windows, mas no fim consegui, criei uma espécie de aversão à Linux por causa disso. Depois de um tempo e muita negligência da Microsoft, eu quis voltar pro mundo linux, novamente com o Ubuntu, e deu certo, fiquei um tempinho nele, até virar distro hopper, e foi assim que eu acabei virando um usuário avançado de Linux, muitas distros diferentes e muitos problemas diferentes para resolver. Acredito que eu tenha testado a maioria das distros mais famosinhas, as únicas que eu não cheguei a testar foram o pop_os e o elementary os. Mas hoje eu estou estável no Debian com gnome, ele é muito leve, eu rodo tudo o que eu quero, nunca teve sequer um freeze (coisa que era comum nas outras distros), além, como eu já falei, da estabilidade e do suporte, que pra mim são as melhores características de uma distro, com certeza o Debian foi a melhor distro que eu já utilizei e continuarei utilizando.

Eu contei a minha, agora compartilha a sua história com a gente! Acho que seria bem interessante e talvez até rendesse um conteúdo lá no canal do Dio, quem sabe né?

3 Curtidas

Muito difícil eu dizer qual a melhor distro que já usei, pois nunca encontrei uma que tivesse todos os requisitos que busco. Se for falar em estabilidade e leveza, prefiro o Mint (que uso atualmente). Se me perguntar qual minha DE preferida, é o Gnome pela produtividade e por ser diferente de tudo que há por aí, por ter sua própria personalidade, mas acho extremamente pesada, no meu note fica horrível em qualquer Distro. Se for pensar em beleza prefiro o Elementary, mas tive uns problemas bem chatos que me cansaram dele. Resumindo. Se eu tivesse uma máquina potente minha distro principal com ctz seria Ubuntu, Fedora ou Manjaro com Gnome. Mas como é um note veio minha distro preferida é o Mint, pela leveza e estabilidade.

1 Curtida

Foi o Peppermint, foi a distro que melhor funcionou para mim 98%, sendo que ela foi a que menos me deu problema, e só foi me forçar a sair quando um bug maldito estava apagando pastas do sistema. Fui pro Debian e aqui estou…

O Nitrux sem dúvidas, é uma pena ser apenas UEFI

1 Curtida

OFF-topic
@Natanael.755 já chegou a utilizar o NixOS? achei bem interessante quando testei, é bem diferente e se não me engano o Plasma é o desktop padrão, por esse motivo não cheguei a instalar na máquina.

2 Curtidas

Deve ser o sistema operacional dos nichos

A distro em si ainda não, mas eu testei o NixPkgs (na verdade uso) e cara… parece bruxaria, vou experimentar ainda essa semana

1 Curtida

Eu achei legal pacas, você pode instalar ele direto da sua distro caso queira, macos e windows wsl, o nixpkg está sendo utilizado no Solus se me lembro, existem imagens para a instalação mas nem são necessárias. Qualquer hora destas vou experimentar novamente.
Acabei de observar que eles disponibilizaram uma imagem com GNOME, mas o Plasma ainda é a recomendada nos downloads.

SDA <mode=on/>, mas na vm.

A melhor distro que usei foi Mandriva 2011. O bicho era bonito para a época…

Até hoje, a distro que eu mais gostei foi Slackware. Eu adorava colocar a mão na massa pra fazer o bichinho funcionar do jeito que eu queria. Aprendi muito com o Slack.

Arch, vc monta a distro como vc quer.

Eu tenho dificuldade em responder esta pergunta, as melhores distros para “o meu uso” foram Manjaro e openSUSE.

Manjaro

• Rolling Release (Pacotes atualizados);
  • Estabilidade;
  • Pamac (Interface Gráfica para o Pacman);
  • Vem configurado com suporte AUR, Snap e Flatpak;
  • Dispensa terminal.

openSUSE

• Fácil instalação;
  • Estabilidade;
  • Centro de Controle do YaST;
  • Gerenciador de pacotes Zypper muito fácil;
  • Vem configurado com suporte Flatpak;
  • Padrões;
  • Snapshots;
  • Dispensa terminal.

Estou numa fase da vida onde estou apenas interessado em instalar um sistema operacional e usar, e tanto o Manjaro quanto openSUSE me atendem perfeitamente, ambos são fáceis, possuem interface gráfica para tudo, e descartam a necessidade de adição de PPAs.

Já os “Padrões” (Patterns) do openSUSE, embora eu ainda não tenha me interessado em mexer com eles, isto parece facilitar minha vida, porém, pode ser um automatismo que pode não agradar um certo público.

Ainda não tive um contato com Fedora, mas tenho curiosidade sobre o DNF, apenas não experimentei ainda por conta do ambiente gráfico principal ser GNOME (não me agrada muito), mas talvez eu venha experimentar a Spin Plasma num futuro não tão distante.

2 Curtidas

Mesmo usando arch hoje, uma distro que fiquei por muito tempo foi o mint, logo antes de conhecer o manjaro.

Sem dúvida o Manjaro.

A distro que mais me agradou foi Pop!_OS. Muito bom essa distro.

Usei diversas distros mais o Debian sempre ficou no top da minha lista.

Arch, por ser moldável, fácil de manter se bem configurada, ter um gerenciador de pacotes rápido, uma ótima disponibilidade de programas, uma boa e extensa documentação e um ótimo desempenho.

3 Curtidas

pra mim é o deepin 15.11 e o fedora 33 foi as que mais me adaptei

Enquete (sem DE, se usa por exemplo Kubuntu marque Ubuntu)

• Ubuntu
  • Mint
  • Debian
  • Elementary
  • Deepin
  • Fedora
  • openSUSE
  • Arch/Artix/Endeavour
  • Manjaro
  • Solus
  • Outros

0 votantes

Prefiro o Ubuntu
Por ser pratico, não é tão complexo e por ser relativamente estavel

• Ja tentei o Arch Linux(Mas sempre apanho pra algum erro que afeta alguma funcionalidade)
  • Ja tentei o Opensuse/RegataOS, Sentia que o sistema era um pouco pesado e que alguns programas tinham algumas incompatibilidades/bugs no Opensuse em si
  • Ja tentei o Debian atraves do Deepin, o Sistema era muito lindo, porem tive problemas com drivers…

por isso que prefiro mais o velho e bom Ubuntu

1 Curtida