Qual foi a melhor distro que você já utilizou?

A melhor distro que ja usei com certeza é o Manjaro (Gnome ou I3+Xfce). Curto ela por ser uma distro: Estável, sempre atualizada(bleeding edge), rolling release, base Arch e fácil de se usar.

Eu comecei com o Ubuntu, mas achei meio bugado, acho que pq peguei ele na transição do unity para o gnome. Depois disso fui pro Debian, distro maravilhosa, curto ate hoje, mas os seus pacotes defasados me incomodavam muito, então fui pro Manjaro, a distro que uso ate hoje. Antes de me estabelecer no Manjaro de vez, também tentei usar o Mint, mas como não tem o Gnome, não fiquei muito tempo, também testei o Fedora mas não curti muito. Por ultimo eu tentei o Arch, mas não tenho saco pra ficar fazendo a instalação de configuração de todo o sistema toda vez (inclusive a falta de um instalador oficial deve ser um limitante para o crescimento da distro).

Hoje eu também curto o Pop_OS!, mas uso ele em outra maquina, a minha principal é realmente o Manjaro.

2 curtidas

Ubuntu 16.04 com Unity, sim sou uma viúva da Unity, foi a primeira distro q eu realmente usei, e me trouxe ao mundo linux, não sei se era pq eu estava encantado com o mundo linux aquela epoca e tudo parecia funcionar bem, quando veio o gnome ai não consegui usar.

Agora, pra uma atual, creio que o ZorinOS, tudo funcionando certo, (tirando o flatpak sem repositório por padrão), sem complicações, um gnome bem diferente, porém me adaptei melhor aqui, mesmo eu pretendendo ir para o Pop_OS!, mas ai é pq o Zorin é mais pé no chão nas atualizações, tendo como base o ubuntu 18.04, e eu fico com essa coça de ter um sistema mais atualizado possível( e não me vem falar de arch ou manjaro, quero um sistema integrado e estável )

Eu uso o MInt, queria muito mudar para o Debian, mas a instalação do Debian acho meio embaçada, começa a pedir driver e umas configurações de internet.

Eu quero dar uma segunda chance pro fedora, já tô instalando aqui.

A principal que posso dizer é o Arch Linux, muitas pessoas reclamam da install dele e de ter que configurar tudo, porém ele é muito fácil de se aprender, o AUR não quebra seu sistema atoa e como já ouvi falar, você não precisa ler PKGBUILD 99% das vezes, basta saber se o pacote está atualizado.
Arch possibilita montar a distro do seu jeito, a liberdade de poder escolher as coisas e ir configurando do modo que aprendeu ou pegar e montar um script para agilizar é bom demais.

A única coisa que não gostei foi que no início desse ano ocorreu uma troca na staff lá, eu percebi por conta das chaves gpg trocadas e vários arquivos sendo alterados, quando fui entrar para ver estava essa notícia. The Future of the Arch Linux Project Leader

Em segundo lugar eu tenho um amor pelo Slackware, a ideia de resolver as dependências é algo que me chamou a atenção, acostumado com Ubuntu em 2012, indo para o Manjaro e Fedora em meados de 2014, foi uma mudança muito gostosa tendo que aprender lidar com Linux mais a fundo.

Vale a menção honrosa ao NixOS que achei a ideia do projeto boa demais com o Nix porém não utilizei por muito tempo, Fedora que me fez aprender um pouco de systemD mexendo com scripts instalando Tor como proxy e o BackTrack 5 r3, onde a raquinagem comia solta.

Eu acho q uma das melhores q utilizei foi o fedora (usava ele com plasma), porem também gostei mt do pop os pela facilidade de instalar os programas na loja de aplicativos ja q vc pode selecionar qual versao vc quer deb ou flatpak e tals ja que eu sempre instalei as coisas via terminal ou quase sempre e nele eu meio q deixei isso kk.

Ubuntu, mesmo com a má otimização do kernel linux na parte de memoria foi a distro que mais estavel que eu ja usei e o conforto e outro nivel kkkkk

Se você tiver placas nvidia e não quiser caçar os drivers na net as mais recomendadas são as ubuntu based mesmo, em relação às configs da internet, a verdade é que quase todas as distros fazem isso, mas o Debian deixa transparente para o usuário que está instalando a distro. Você vai penar um pouco no 1° dia pra configurar tudo já que o Debian não é uma distro completamente pronta pro uso, se você só for fazer uso casual, vai ter que dar a permissão para o seu usuário no arquivo /etc/sudoers e também comentar o primeiro repositório apt que não estivar comentado no arquivo /etc/apt/sources.list depois disso é só usar e configurar do seu jeito.

1 curtida

Hoje eu diria que é o Fedora com certa facilidade. Andei por algumas distros (Mint, Ubuntu, Manjaro, Elementary, POP) por alguns anos e me encontrei muito bem no Fedora desde o meio do ano passado, mesmo testando outras em máquinas virtuais.

Me sinto confortável no Fedora, desde o fato de ter o gnome mais “puro” possível de diversas formas e eu realmente gostar bastante de trabalhar assim (não gosto muito de personalizar muito o sistema) até o fato de poder aprender diariamente sem ser algo muito fácil ou muito difícil. Se eu continuar falando, vou até amanhã kkk

Fedora.

• O Fedora tem uma base sólida e uma comunidade excepcional;

• Integração muito boa com o Projeto GNOME e sempre a adotar as novas tecnologias do mercado (sempre para melhor);

• OS bem otimizado no geral, exceto para híbridos;

• A GNOME Software Center no Fedora funciona de maneira exemplar. Diferente da Software empregada nas bases Debian, esta tem um funcionamento muito mais dinâmico;

• Modelo de atualizações simples, sem confusões.

• Se eu continuar listando aqui posso escrever um livro sobre “Por que você deveria adotar Fedora” :grin:

Ubuntu. Foi a primeira que peguei realmente com vontade de usar GNU/Linux e sempre me atendeu muito bem. Eu não tinha qualquer conhecimento e não tive dificuldade para aprender a usar. Se faz tudo o que quero, não há necessidade de trocar. Simples assim. :wink:

Postei a enquete aqui, mas nem postei minha justificativa:

Depois de desistir do debian com xfce, estou usando ele só que com o lxde, e tá bem melhor.

Até agora foi o Kubuntu!

Surpreendi com Debian SID com gnome 3.38 + Kernel 5.9

Discordo na questão da comunidade, claro que a maior parte não é assim, mas eu vejo muita gente falando “Sério que você ainda usa ubuntu? Você tem que usar uma distro de verdade tipo o Fedora” tem muito ubuntu hater na comunidade do fedora.

Até hoje nunca achei uma distro mais otimizada que o Debian com gnome, o fedora é mais otimizado que o ubuntu, com certeza, mas no meu uso, nunca chegou aos pés do Debian, e a GNOME Software nunca me deu problemas nele também (talvez você esteja falando do design e user experience, que eu sinceramente não vi pq prefiro instalar tudo pelo terminal).

Se levar por este lado, ninguém usaria Arch (I use arch btw), Debian (ala o cara crasha o SO a cada atualizaçãokkkkkkkkk), Ubuntu (hur dur você instala programas pelo Terminal) e etc, toda comunidade tem este tipo de indivíduo.

Única usei e uso é o LinuxMint, antes disso eu só usava windows, encontrei um pouco de dificuldade com audio e memória ram, mas consegui resolver tudo… sinto falta de programas que costumava usar no windows e que não tem semelhantes, e vejo que somente desenvolvedores pensam em linux, por isso a falta, mas no linux sempre tem um jeito de rodar esses programas mesmo sendo pra windows, então tou gostando bastante da experiencia.

Já usei várias, mas sempre acabo voltando a Mint XFCE…
Não sou do tipo que liga pra Beleza em excesso no sistema, e a simplicidade e funcionalidade do Mint XFCE me agrada demais.

TEnho preferido o Mint atualmente, as fontes de alto-contraste herdadas do Ubuntu fazem muito diferença, além disso é uma distro que não precisa de muita preparação para usar, além dos temas serem bastante agradáveis.