Estou curioso para saber qual distro o povo anda usando para programar e é claro que vou pegar essa oportunidade para conhecer outras distros sem ser as que eu uso ^^
Eu não tenho uma definida, mas a que eu mais uso é o Pop!_Os, pois, pra mim é estavel, vem com os drivers mais atualizados para a minha placa de video e eu me adaptei a interface gnome, então, pra mim ficou mais pratico utilizar os atalhos do teclado para me “locomover” através da area de trabalho!
Cara. Eu sou estudante e no momento estou usando o Ubuntu mesmo (Kubuntu). Dificilmente tenho algum problema com questão de versões e tudo mais. Ás vezes acontece de precisar de uma versão mais antiga do JDK, aí precisa configurar manualmente, mas são raras as ocasiões.
Atualmente uso o Ubuntu 18.04.
O Ubuntu é o único sistema até agora que consigo usar do mesmo jeito que veio e teve mais compatibilidade de hardware. Uso também por ter mais conteúdo na Internet sobre essa distro, mas creio que os mesmos conteúdos funcionem em outras distros baseadas em Debian.
Atualmente utilizo o Deepin, não só para desenvolvimento mas para tudo.
Me atende super bem, é estável e nunca tive problemas com ele desde a sua instalação (já faz mais ou menos 1,5 que estou utilizando).
Abraço!
Atualmente eu uso o Windows 10 mesmo, antes usava o KDE Neon e o Xubuntu 18.04 mas tive problemas com o uso da memória RAM e SWAP que mesmo o Linux usando bem menas RAM que o Windows ele trava muito mais e como uso emuladores android (genymotion) o uso da RAM é bem alto e no meu caso eu tenho 8GB e nessas duas distro quando a RAM chegava em 6GB+ o PC ficava todo lento já no Windows 10 mesmo quase com a RAM lotada beirando os 7GB+ eu não tive travamentos. Então o que eu reparei é que de nada adianta usa pouca RAM se o sistema gerencia mal ela, prefiro usa algo que use 100% do meu PC mas que me entregue um desempenho melhor.
Rodando emulador com um projeto aberto, com 4 abas no Chrome sendo duas com vídeos em 1080p e ta super fluído coisa que não consegui no Linux infelizmente. Ficava horrível com o emulador aberto eu não conseguia abri nenhum vídeo em 1080p sem trava aqui tem 2 aberto e rodando bem tranquilo.