Qual distro usar no netbook

alera, conheci o canal há poucos dias e estou gostando muito. Porém sou bastante leigo no mundo Linux.
Graças ao canal do Youtube, consegui fazer um netbook antigo ter alguma usabilidade.
No entanto, estou enfrentando alguns travamentos na reproduçao de vídeo e no navegador Firefox. Segue abaixo a configuração da máquina e a distro utilizada:
DISTRO: LINUX MINT MATE 32bits
CONFIG: ITAUTEC INFOWAY W7020; INTEL PINEVIEW N450, 1.66GHZ, 512/L2 CACHE, 5.5W, 2GB DDR2 667MHZ, 32OGB, CHIPSET INTEL NM10 EXPRESS.
Peço a ajuda de vocês humildemente para ver se consigo melhorar de alguma forma os problemas enfrentados.

2 curtidas

Bom, em teoria seria interessante instalar uma distro focada em pcs antigos e fracos, Tente utilizar lubuntu ou alguma distro que use lxde. Mas sinceramente esses seus travamentos são por conta do seu hardware mesmo, o linux vai até fazer seu computador rodar melhor que num windows, principalmente tendo suporte mesmo pra configuração antiga, coisa que a microsoft não disponibiliza, porém abrir vídeos e/ou muitas abas e programas vai fazer seu pc engasgar mesmo com linux, é claro, vai engasgar menos que no windows, mas vc ainda vai sentir kkk.

Vai aqui dois vídeos do Dio que vão mostrar como o linux pode ajudar vc: RESSUSCITANDO o PIOR PC do MUNDO! (com Linux) - YouTube

E: Como LINUX pode SALVAR seu computador VELHO! - YouTube

2 curtidas

Obrigado, irmão. Estava pensando em usar o Lubuntu mesmo.

1 curtida

Neste momento estou usando o Lubuntu 18.04 em um netbook Asus 1201T. Não tenho do que me queixar e ainda estou pensando em breve trocar o HD de 320GB por um SSD de 480GB. Há pouco tempo recuperei um notebook Dell com 512GB RAM e HD40GB usando o Q4OS, mas é outra estória.

1 curtida

Tentei o Mint e o Lubuntu num veinho de guerra que tenho… mas o que rodou liso foi o “MX Linux”.
Pena que ele nao é tao intuitivo qto os outros citados… mas rodou bem melhor no note velho que tenho.

Att,
Superman

2 curtidas

Se o Lubuntu não resolver… Você pode, e deve, testar o Linux Lite, o LX Pup, o Puppy Linux e o MX Linux (que é um aprimoramento estético do ou o AntiX). Acredito que o AntiX rodaria bem em sua máquina. mas não é uma distro muito amigável.

Veja a matéria abaixo.

5 curtidas

Agora que o Lubuntu passou ao LXQt seria minha primeira recomendação, por mais que venham dizer que o LXDE é mais estável e etc, visualmente prefiro o LXQt. Mas se o mesmo ainda não rodar legal, vai de Puppy Linux!
http://puppylinux.com/

2 curtidas

Uma distro que o pessoal tem usado muito em PCs mais fracos é o ElementaryOS, seria uma opção pra se tentar, mas da uma olhada nestes vídeos aqui que pode te dar uma luz.

1 curtida

Eu instalei a um tempo atrás o Debian em um notebook da positivo (famoso abacaxi), dual core com 2g de memória, não me lembro do resto da configuração dele, e rodou até que bem.

1 curtida

MX Linux 18-64bits é a distro que melhor rodou no meu hp mini e o uso de cpu (meu maior problema) é moderado/baixo.

1 curtida

Tenho um RV415 com processador amd de 7 anos o lubuntu rodou liso nele,mais aumentei a quantidade de ram para 5g, e hoje estou com o xubuntu,mais de fato pra computador com hardware fraco e melhor o lubuntu, e outra coisa, ele vem agora com uma versão ainda mais leve no instalador, e só escolher na hora de instalar, valeu espero ter ajudado.

2 curtidas

Que versão é essa mais leve, onde eu vejo isso.

Marcio e a vercão do lubuntu com lxde 1804,essa opção vem logo depois da configuraçao de rede,tem duas opções,uma completa e outra mais lite,qualquer coisa reporta ai.

1 curtida

Baixe o BunsenLabs Helium 32 bits e instale. Ele usa OpenBox como gerenciador de janelas e é muito leve. O requerimento mínimo de memória dele é 256 MB RAM e como você tem 2 GB RAM ele vai voar baixo no seu netbook. Outro detalhe interessante é que ele é baseado no Debian e isso facilita muito as coisas na hora de instalar aplicativos.

1 curtida

Tem duas versões 386:

386 puro

386 no PAE

QUAL QUE EU BAIXO?

Se não estou enganado, 32-bit PAE são para PCs com mais de 4Gb de ram. Os processadores 32-bit não suportam mais de 4Gb, daí criaram esse PAE para superar essa limitação.

2 curtidas

A interface gráfica q acaba sendo mais ou menos pesada, sendo q até mesmo o KDE pode ser configurado pra baixo uso de recursos.

Se o caso fosse mais extremo eu diria q precisa procurar uma distro específica, señ use uma de sua preferência com uma interface leve.

Eu usaria o Fedora, q já conheço melhor, com LXDE, LXQt ou XFCE, assim teria um sistema q já conheço, atualizado e ainda assim, leve.

3 curtidas

Se alguma coisa não funcionar com essas outras distribuições, tenta Linux Mint XFCE 32 bits, geralmente tudo funciona nele. Mas não esquece de desativar o COMPOSITOR de janelas (Menu—Configurações—Ajustes do gerenciador de janelas—Compositor)

1 curtida

Atualmente estou tendo de usar um computador de 32 bits no dia dia. Eu testei várias distros pra ele. Meu note não é tão fraco quanto teu netbook mas acredito que minha experiência possa ajudá-lo. Atualmente são poucas distro que suportam 32 bits. As principais são:

Xubuntu
Ubunto mate
Lubuntu
Mint
Mint mate

Eu experimentei todas essas. Em relação ao Mint’s eu tive problema quando instalei o java. Ele não funcionou direito enquanto que com a família uUuntu funcionou pelo menos o básico. Pra falar a verdade eu não gostei muito do Mint apesar de ele funcionar uns 90% a 95%. Quanto aos Ubuntus o primeiro que eu instalei foi o Ubuntu mate. Achei o visual sensacional porém descobri que pelo menos na versão 32 bits ele é bem bugado. Ele traváva depois de um tempo de bloquei de tela e teve também mais uns dois bugs que eu o lembro agora. Apesar de ser muito bonito não funciona direito. Sobrou o Xubunu e o Lubuntu. Aqui as duas funcionaram muito bem. Como dizem o Lubuntu é mais leve que o Xubuntu, mas é pouca coisa mais leve. Por ter um visual mais bonito eu prefiro o Xubuntu. Para deixar mais leve depende também das aplicações que você usa. Por exemplo assistir vídeos usando o mplayer é mais leve do que usar o VLC, porém você terá de abrir seus vídeos a partir do terminal. Aí vai de você escolher bem seus aplicativos. Uma das vantagens do Lubuntu é que ele já vem com várias aplicações mais leves. Eu recomendaria que a você fazer o teste com essas duas. Se por um acaso nenhuma das duas te atender aí tem que partir para o tiro de bazuca que no caso é o puppy Linux. Essa é uma distribuição que carrega inteira na memória e ocupa aproximadamente 265 megas. É uma distro super leve que funciona praticamente em qualquer máquina. Outra vantagem do puppy é que há uma versão compatível com o Ubuntu e derivados, ou seja vai ser mais fácil de instalar pacotes. Espero que essas informações sejam úteis para você qualquer dúvida estamos aí.

2 curtidas

Para evitar qualquer tipo de conflito sugiro baixar o 386 puro.

2 curtidas