O que faz esse compositor de janelas…
o meu notebook é um Pentium® Dual-Core CPU T4500 @ 2.30GHz, e estou usando no momento esta distro aqui LinuxMint 19.1 (tessa).
e somente tem duas CPUs. e funciona suṕer bem, colocando menos programas, ele funciona bem. mas eu estou amando demais usar esta distro, especialmente falando sobre ela em si, e justamente usando a maioria dos programas que vem com ele.
no meu, vale a pena e o meu é um notebook bem antigo.
pelo menos, vai de onde você querer usar e desfrutar.
Uma boa opção seria o manjaro openbox. Muito leve mesmo. Inicia com menos de 200 M de RAM. Vale a pena usar em maquinas fracas, antigas ou netbooks.
Instalei em um netbook da ASUS, que deixo só para acessar internet. Funciona muito bem.
Na verdade qualquer sistema com Openbox, no caso do manjaro ja vem pronto.
Sds
Eu testaria o KDE Neon
Tô usando o Solus aqui no meu, com o Budgie, e tá rolando suave. Um Acer Aspire One, processador AMD C60, 4 GB memória RAM. E olha que já tive problemas com travamentos também. No youtube, depende muito do vídeo, mas no geral rola tranquilo. Recomendo!
Ele serve para usar os efeitos visuais da Interface, consumindo recursos gráficos, e você irá usar o pc para assistir videos no youtube ele pode acabar atrapalhando…
Sou novo no mundo Linux e estou fazendo bastante experiências, tenho um netbook exatamente igual ao seu e recentemente ( antes de entrar na comunidade inclusive ) instalei no meu o Pippermint, pelo que entendi é baseado em Ubuntu ( ainda estou estudando e não sei direito as diferenças de ubuntu, xubuntu ou lubuntu ), mas o que posso dizer é que estou gostando bastante do desempenho e como iniciante estou me virando bem com ele, inclusive coloquei para minha filha de 9 anos usar e ir se familiarizando, como usuário para ela foi supertranquilo com os conhecimentos que tem do mundo win. Quero inclusive aproveitar o tópico e perguntar para alguém mais experiente, uma outra distro que possa fazer dual boot neste netbook, para fuçar e aprender, tem um hd de 200G então, dá para brincar bastante.
Eu tenho pesquisado bastante sobre distros 32 bits, especialmente buscando fugir da base Ubuntu, que vai vencer no futuro com o fim do suporte à versão 18.04 - o que afetará os Ubuntu e sabores, Mint, Zorin etc. Sobraram os baseados em Debian (LMDE, Trisquel, PsychOS, Elive OS) e o OpenSUSE Krypton 32 bits. Desses, recomendo olhar com atenção o Elive, por ser muito leve, o Trisquel, por ser 100% opensource, e em especial o OpenSUSE Krypton. É em KDE mas roda bem leve e é bonito pacas, além de estável. Esperemos que Debian e SUSE mantenham o suporte a 32 bits por mais tempo para que os netbook não fiquem sem uso dps…