Qual distro LTS vcs estão usando?

Eu estava usando Arch por causa da wiki, mas cansei, rolling release deu um pouco de medo depois que o Kernel 5.19.12 tava quebrado e danificando os laptops com gpu intel.

As LTS ficam em um kernel mais estável né?

queria saber as distros LTS que o pessoal tá usando no momento e quais vcs recomendam?

Eu não posso comentar sobre distros rolling release porque eu nunca usei uma por muito tempo. Só testei rápido o Manjaro. Já LTS, eu usei o Ubuntu por 6 anos e estou a um ano usando Debian Stable. A mudança não foi difícil porque eu já usava debian em uma máquina secundária. O que seria um problema, como não ter tudo do mais recente, no final vi que era uma coisa que não me importava para o meu uso de computador; que é basicamente: edição de documentos, ver vídeos, usar a internet, ler pdf e quadrinhos e atualmente desenho digital mais como estudo. No Debian Stable tenho tudo que necessito e me sinto em casa usando a distro. Hoje em dia eu teria problemas de mudar.

No Arch Linux, basta escolher Kernel LTS.

Quando tava usando uma LTS eu usava o Ubuntu 22.04 LTS (sempre a versão mais atualizada possível LTS), única coisa que fazia era desinstalar/remover todo suporte a snap e instalar o flatpak

Usando o opensuse leap aqui e vou com ele até o fim da existência dessa versão. Sistema muito bem polido e otimizado, usando essa base com apps em flatpak é dor de cabeça zero.

Recomendava o leap como LTS referência por conta, também, das ferramentas usadas em seu desenvolvimento, nos repositórios da suse você encontra desenvolvimento de pacotes para Ubuntu, Arch, Debian, etc. Todos testados e aprovados pelas mesmas ferramentas de controle de qualidade que aprovam os pacotes das distros suse.

Quando o leap acabar, estarei “órfão”, mas provavelmente migrarei para o Debian ou Mageia.

A leitura do tópico abaixo, com inúmeras dicas, pode ser interessante. O Arch é tão estável quanto você desejar que seja:

Se usar o kernel LTS e seguir as dicas citadas, terá um sistema super estável.

Como assim kernel danificando GPU intel?

Laptops equipados com as gpus da intel, no kernel 5.19.12, estavam tendo problemas que poderiam danificar a tela

Só da um google: intel kernel 5.19.12

Vai encontrar respostas melhores que as minhas :+1:

Obrigado a todos que responderam, naveguei em algumas citadas aqui, decidi ficar no arch por fins didáticos, sem usar o kernel lts, mas, estarei utilizando o sistema de forma mais consciente.

Eu definitivamente não quero ficar apegado ao arch, então, quando eu aprender mais sobre linux, vou pular fora, o debian talvez seja minha próxima jornada, um pouco distante por enquanto.

Então, o núcleo é uma parte sensivel do OS, ainda bem que divulgaram o problema rapidamente na internet.
Eu uso o kernel do Ubuntu, eu não vou receber o kernel 5.19.12 a equipe do Ubuntu pega só as versões que terminam com 0 como 5.19.0.
O Ubuntu agora esta na 5.15.0.50