Qual distro LTS vcs estão usando?

Eu estava usando Arch por causa da wiki, mas cansei, rolling release deu um pouco de medo depois que o Kernel 5.19.12 tava quebrado e danificando os laptops com gpu intel.

As LTS ficam em um kernel mais estável né?

queria saber as distros LTS que o pessoal tá usando no momento e quais vcs recomendam?

Eu não posso comentar sobre distros rolling release porque eu nunca usei uma por muito tempo. Só testei rápido o Manjaro. Já LTS, eu usei o Ubuntu por 6 anos e estou a um ano usando Debian Stable. A mudança não foi difícil porque eu já usava debian em uma máquina secundária. O que seria um problema, como não ter tudo do mais recente, no final vi que era uma coisa que não me importava para o meu uso de computador; que é basicamente: edição de documentos, ver vídeos, usar a internet, ler pdf e quadrinhos e atualmente desenho digital mais como estudo. No Debian Stable tenho tudo que necessito e me sinto em casa usando a distro. Hoje em dia eu teria problemas de mudar.

2 curtidas

No Arch Linux, basta escolher Kernel LTS.

9 curtidas

Quando tava usando uma LTS eu usava o Ubuntu 22.04 LTS (sempre a versão mais atualizada possível LTS), única coisa que fazia era desinstalar/remover todo suporte a snap e instalar o flatpak

1 curtida

Usando o opensuse leap aqui e vou com ele até o fim da existência dessa versão. Sistema muito bem polido e otimizado, usando essa base com apps em flatpak é dor de cabeça zero.

Recomendava o leap como LTS referência por conta, também, das ferramentas usadas em seu desenvolvimento, nos repositórios da suse você encontra desenvolvimento de pacotes para Ubuntu, Arch, Debian, etc. Todos testados e aprovados pelas mesmas ferramentas de controle de qualidade que aprovam os pacotes das distros suse.

Quando o leap acabar, estarei “órfão”, mas provavelmente migrarei para o Debian ou Mageia.

1 curtida

A leitura do tópico abaixo, com inúmeras dicas, pode ser interessante. O Arch é tão estável quanto você desejar que seja:

Se usar o kernel LTS e seguir as dicas citadas, terá um sistema super estável.

3 curtidas

Como assim kernel danificando GPU intel?

Laptops equipados com as gpus da intel, no kernel 5.19.12, estavam tendo problemas que poderiam danificar a tela

Só da um google: intel kernel 5.19.12

Vai encontrar respostas melhores que as minhas :+1:

Obrigado a todos que responderam, naveguei em algumas citadas aqui, decidi ficar no arch por fins didáticos, sem usar o kernel lts, mas, estarei utilizando o sistema de forma mais consciente.

Eu definitivamente não quero ficar apegado ao arch, então, quando eu aprender mais sobre linux, vou pular fora, o debian talvez seja minha próxima jornada, um pouco distante por enquanto.

Então, o núcleo é uma parte sensivel do OS, ainda bem que divulgaram o problema rapidamente na internet.
Eu uso o kernel do Ubuntu, eu não vou receber o kernel 5.19.12 a equipe do Ubuntu pega só as versões que terminam com 0 como 5.19.0.
O Ubuntu agora esta na 5.15.0.50

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.