Qual distro linux usar?

tenho um notebook bem, bem fraquinho de apenas 2 gb de ram e 32 gb ssd, estou querendo mudar para alguma distro linux, quero sair imediatamente do windows. qual distro eu posso instalar?

1 curtida

Bem vindo ao fórum!

Já existem alguns tópicos falando desse assunto, é sempre bom dar uma pesquisada, só pra não ficar repetido.

Mas, lhe recomendo o Xubuntu 20.04 (somente computadores de arquitetura 64bits). A interface chama-se Xfce, e deve rodar bem leve na máquina. O processador e a arquitetura também influenciam, e muito. Procura saber se seu computador é 32bits ou 64, e instala a ISO correta.

Se seu computador for 32 bits, instala o Xubuntu 18.04. É mais antigo, mas é o que vai rodar nela por causa da arquitetura.

Um dos tópicos que falei: Qual distro instalar?

3 curtidas

Bem Vindo!

Como o amigo disse acima, já tem um tópico que já aborda essa sua questão. Porém, não custa nada te recomendar uma distro de entrada. Tente o Linux Mint XFCE. Ele está disponível tanto em 64 Bits quanto em 32 Bits. Pode ir de olhos fechados nele. Vai rodar tranquilamente na sua maquina. Procure alguns videos no youtube para deixar o XFCE mais bonito e pronto. Você vai ter um sistema rapido, leve, completo e bonito. Se o caso for extremo, e o Linux Mint XFCE ficar travando na sua maquina, tente em ultimo caso o Lubuntu. Essa que é uma distro voltada a computadores realmente muito fracos.

2 curtidas

Se seu computador for x64 e tiver UEFI x86 (estou imaginando que seja um modelo híbrido ou semelhante), você pode instalar sistemas x64 modificando o disco de boot: Instalar Ubuntu no notebook asus transformer t100 - #4 by KairanD

Ontem eu fiz essa mesma sugestão em outro tópico: Zorin OS Lite. É um sistema leve, que é baseado no Ubuntu e usa a interface Xfce (com uma ótima customização). A última versão ainda é baseada no Ubuntu 18.04, então ainda suporta 32 bits, se for o caso. Mas creio que este ano sai uma nova versão baseada no 20.04. O dio fez uma review dele em 2019, mas acho que ele não tá muito diferente agora:

Dá uma olhada no Big Linux e no Regata OS, projetos nacionais muito bons.

Praticmente qualquer distro com XFCE deve ficar bom, para inciantes, recomendo o Mint XFCE ou o Zorin com XFCE.

Tópico duplicado.