Ola a todos, tenho um pc bem ruimzinho e pretendo utilizar Linux. Gostaria de saber qual distro seria bom pra esse pc.
veja esse post e faz uma escolha
comeca com o Linux Mint XFCE
Apesar do hardware deste PC ser, de fato, bem fraco para o Windows 11 que está instalado aí, a maioria das distros Linux e ambientes gráficos vão rodar razoavelmente aí, com um adendo ao consumo de memória, a depender do que você quer usar esse notebook pra fazer.
A melhor maneira de descobrir qual você deveria usar é testando, isso é algo referente a gosto pessoal e é bem difícil dizer com certeza qual seria a melhor para você. No seu lugar, eu provavelmente usaria alguma distro com Xfce ou Openbox, sendo o Xfce mais fácil de usar e customizar (e inclusive pode ficar bem bonito com não muito esforço).
Acredito que o Linux Mint seja o melhor ponto de partida para iniciantes vindos do Windows.
Mint Xfce seria uma ótima opção para testar se você se adapta.
Boa tarde…
Isso depende muito do que você faz no Pc e o seu nível de conhecimento e sempre usou o Windows.
Se for um usuário iniciante - não sabe formatar, por exemplo, recomendo o Zorin.
Se for um usuário mais ambientado em assuntos de infomática, recomendo o Fedora KDE Plasma.
Já testei muitas, mas o meu sistema operacional padrão é o Fedora KDE Plasma.
3 melhores : Vai de Mint versão Cinamon que é apt e apps flatpak sempre seguro!
Zorin 18 gnome é outro bem estavel pé no chão;
fedora tanto gnome quanto kde que são de alta confiança!
Recomendaria o Bazzite. Não precisa se preocupar com atualizações e o Bazar, loja de aplicativos, vai te atender tranquilamente.
Na hora de selecionar a opção de download, vai de KDE, vai se assemelhar muito ao Windows que já está habituado.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.