Qual distro Debian/Ubuntu based com Gnome indicar para um iniciante?

Uma amiga minha usa o Manjaro, que instalei para ela, ela gosta do sistema e ta rodando liso, porem ela tem problema com as atualizações, acha que elas são muito frequentes e se esquece de atualizar (fui na casa dela essa semana e tinha 1 mês de atualizações acumuladas), dito isso achamos melhor trocar de distro.

Eu pensei em uma distro de Base Debian, mais especificamente de Base Ubuntu, que tivesse o Gnome como opção de interface, eu pensei nessas 3, porem elas tem problemas:

• Mint: Seria a escolha perfeita, porem não tem o Gnome de forma nativa.
  • Pop OS: Seria a segunda opção, porem o sistema é bugado, ao menos na minha experiência. No pc dela eu simplesmente não consegui instalar o OS, e aqui em casa também tive muita de dificuldade de instalar em uma maquina, mas depois de conseguir instalar, uma semana depois o sistema quebrou (Não quero arriscar no pc dela)
  • Ubuntu: O sistema que restou. Ele é bom por sempre lembrar das atualizações, ter o Gnome e ser estável, porem os Snaps é algo que me incomoda muito, tenho a impressão deles serem lentos e pesados, são validos como ultima escolha (depois do .deb e flatpak) mas o Ubuntu tem alguns pacote disponiveis apenas em Snaps -_- .

Então as minhas perguntas são:

• A minha impressão sobre o Ubuntu, em especial sobre os Snaps, faz sentido?
  • Tem alguma outra distro (debian/ubuntu based com Gnome) interessante para recomendar? Seria bom uma distro que lembre de atualizar o sistema, tipo como o Ubuntu e o Fedora fazem.
3 curtidas

Acho q o Zorin 16 seria uma boa opção ja que ele usa a base Ubuntu LTS. Por padrão ele ja vem com suporte a .deb, flatpak e snap e sugere o wine quando a pessoa baixa um .exe. Ele usa o Gnome customizado para ter um workflow parecido com o Windows.

O Dio fez um video recentemente comparando o Firefox em snap e .deb . O snap realmente demora muito mais pra iniciar pela primeira vez, o resto é praticamente igual ao .deb

Não lembro se o Zorin usa a Gnome software ou o atualizador do Ubuntu para exibir as atualizações, mas eu acho q ele deve mandar uma notificação toda vez q tiver uma atualização.

6 curtidas
2 curtidas

Dá para usar o Ubuntu sem os snaps tranquilamente. De todo modo, para quem praticamente só lida com básico no computador, as questões com os snaps não costumam ter relevância. Aliás, o fato de os snaps se atualizarem automaticamente é até favorável à sua amiga.

6 curtidas

Segue a recomendação do @Vitor238, testa o Zorin 16

2 curtidas

Só tem que lembrar de reduzir o a quantidade de snaps que podem ficar instalados. Ex: VLC 1.0, VLC 2.0, VLC 3.0 …

1 curtida

Não recomendaria. A loja de aplicativos (aplicação mais importante para um iniciante) do Ubuntu simplesmente não funciona. Coloque isso na mão de um iniciante e veja ele perdido. A pesquisa não funciona, ou a aplicação não inicia, ou o conteúdo da aplicação não carrega, além de não estar completamente traduzida. Uma bagunça.

3 curtidas

Eu apoio a indicação de @Vitor238 , ZorinOS seria uma boa escolha.

1 curtida

Olá! :wave:

Ou eu recomendaria o Pop!_OS ou eu recomendaria o Manjaro, mas é logo os dois que são citados para não usar :sweat_smile:. Depende do que sua amiga quer realmente, um gnome bom seria o ZorinOS, mas ele vem bem cheio de extensôes, uma distro muito boa para isso, seria o Fedora, mas o “X” do tópico é uma distro baseada no Debian ou Ubuntu, então fica a você ou ela escolher, entre essas.

Na “verdade” sim, você pode tomar os proprios videos do Dio, são bem explicados. A maneira com que funciona, tornam eles um pouco mais lento que um flatpak por exemplo, eu mesmo prefiro não usar, mas não sou da turma de quem detesta a todo custo.

2 curtidas

Valeu gente, vou testar o Zorin OS

4 curtidas

Testou, @endrick? O Zorin OS, por padrão, vem bem diferente do GNOME 3 na organização da interface. Mas pode ser facilmente organizado para ficar parecido.

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.