Qual distro com KDE vaii rodar melhor nesse pc

Um amigo meu perguntou qual Linux vai funcionar melhor no computador dele, considerando que ele quer uma DE fácil, bonita e similar a do windows, eu recomendei uma com KDE, só que ele não sabe bulhufas sobre o que é DE, muito menos KDE Plasma, enfim, a configuração do PC dele é essa: Processador: I3 4005; Ram: 4Gb; HD: 1Tb; Alguma distro com KDE Plasma que vá funcionar bem nele?

1 curtida

Olá @Pedro_Henrique3 tudo bem contigo?

Minha recomendação é que ele teste o Zorin OS 16 Lite, creio ser uma opção mais saudável para esse hardware. Inclusive, incentive ele a testar pelo “live pendrive” antes de sair formatando a máquina. Nesse computador que você citou, eu não tenho certeza se uma distro com KDE vai conseguir entregar uma experiência bacana sem algumas configurações e otimizações manuais.

Se mesmo assim quiser testar uma opção com KDE, recomendo dar uma chance para o Kubuntu.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Se for mais hard user, pode tentar o Arch Linux :wink:
O kde plasma fica bem leve nele

Tenho um Hardware parecido e todas as distros plasma rodam bem, mas até agora o Fedora e o Manjaro tem sido os com melhores perfomaces aqui.

Unica coisa que eu faço aqui é desabilitar as animações que me encomodam, mas em geral o plasma fica bem leve.

4 curtidas

Cara acho que o KDE neon é uma boa opção, o sistema é bem enxuto (vem meia dúzia de coisas msm hahaha), além de ser a distro “showcase” do plasma, sendo assim uma das melhores implementações dessa DE. Porém, como ele é novato no Linux, quem sabe o Kubuntu 20.04 também poderia ser uma boa, pois além de estar na base LTS do ubuntu (como o neon) também mantém o Plasma na versão LTS, não tendo tantas atualizações e sendo mais difícil de quebrar.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.