Qual distribuição Linux escolher: Ubuntu, Fedora ou Mint? Preciso de sua opinião!

Estou começando agora no mundo Linux e gostaria da opinião de vocês sobre qual dessas três distribuições Linux utilizar, que são Ubuntu, Fedora ou Mint. Alguém aí pode me ajudar?

Começa pelo mais fácil. Vai de mint. Depois que aprender um pouco testa outras distros deb como Ubuntu, zorin, e só depois vai pro fedora

5 curtidas

Dá uma conferida nesse meu projeto: http://tigeros.com.br

1 curtida

Acho que isso é pessoal, mas entre as que você citou, eu ficaria entre Mint e Ubuntu.

2 curtidas

Fedora não!

3 curtidas

Eu pessoalmente recomendaria o Ubuntu para iniciantes. É uma das distribuições Linux mais populares, com uma grande comunidade de suporte e muitos recursos disponíveis. O Ubuntu é conhecido por sua facilidade de uso e estabilidade. No entanto, se você estiver interessado em experimentar algo um pouco diferente, o Mint também é uma ótima escolha, especialmente se você estiver vindo do Windows, pois tem uma interface semelhante. O Fedora é excelente para usuários mais avançados que desejam estar na vanguarda da tecnologia, mas pode ser um pouco mais desafiador para iniciantes. Então, minha sugestão seria começar com o Ubuntu e depois, se sentir vontade, experimentar outras distribuições

3 curtidas

Cara isso depende, da última vez que usei o Mint ele estava tendo uns BOs como o Discord. Eu recomendo se você não tenha experiência usar o POP OS. Tive boas experiências com ele. O Fedora não é difícil, porém pode se tornar a depender do que queira fazer.

1 curtida

Boa tarde, fera! Estou no meu 5 dia utilizando Linux. Comecei com Ubuntu 24.04 em todos os PCs aqui de casa, sinceramente achei ele um pouco difícil para quem ta começando.

Me sugeriram o Zorin OS, e meu amigo, veja com seus próprios olhos e depois me fala.

Ah, atualmente estou programando nele e jogo também pelo Steam.

Dota 2, CS 2, Fallout 4 e The Witcher 3, está rodando sem problemas.

Meu hardware é:
AMD Ryzen 5 5600 GT
32GB 3200Mhz
VGA do Ryzen mesmo
Armazenamento, 2 SSDS, Sata e NVME
A520M DS3H V2

Sistema lisinho cara, muito polido e muito fácil para quem ta vindo do Windows. Mas fica a seu critério também. Eu comecei pelo Ubuntu e já fui vasculhar a Internet para entender como ele funciona, depois de alguns problemas e sugestões de outros usuários, decidi pelo Zorin OS, muito melhor “para mim” que deixou o Windows faz 5 dias.

3 curtidas

Há MUITO conteúdo sobre o Ubuntu na Internet, sempre em atualização, o que conta muito para um iniciante em distros. E grande parte do que vale para o Ubuntu é aplicável também a Linux Mint, Linux Lite, Zorin OS e outras distribuições que derivam do sistema da Canonical.

Mas vale dar atenção ao fato de que Mint e Lite têm acompanhado de perto o lançamento das edições LTS do Ubuntu, enquanto o Zorin tem demorado bastante para lançar versão com a LTS mais recente servindo de base.

Isso deixa o Zorin menos compatível com o conteúdo atualizado sobre o Ubuntu. E a esse complicador se soma outro: com o tempo, os desenvolvedores do Zorin vão fazendo alterações que o distanciam ainda mais da LTS em que se baseia.

Os fóruns específicos sobre as distros são também fonte de informação valiosa. Os oficiais do Mint e do Lite são bem ativos e contam com participação dos desenvolvedores. O do Zorin é ativo, mas carece de atenção dos devs, o que tem desanimado seus mantenedores comunitários.

4 curtidas

Perfeito.
O Ubuntu já foi muito bom para um iniciante.
Para quem quer “pegar” o sistema e usar, o Ubuntu já não é apropriado.
Hoje, é outro Ubuntu, muito diferente do de antes.

2 curtidas

Eu uso o Linux Mint Debian Edition e para mim é um bom sistema além de ser leve para computadores fracos.

1 curtida

Informações valiosas. Tive uma grande queda pelo Ubuntu no inicio, mas vou me manter no Zorin até eu pegar um pouco mais sobre a tecnologia Linux. Bom, pelo menos no meu Desktop, em algum momento eu vou voltar para o Ubuntu. Isso sem dúvidas.

1 curtida

já usei muitas distribuições, no final das contas são todas parecidas, o que muda são os ambientes gráficos, eu iria de linux mint, ele já vem pronto pra uso, já com tudo mastigado, só instalar e usar.
fedora vc vai precisar fazer algumas configurações rapidas, como habilitar o rpm fusion, codecs e etc, jogo rápido, mas exige um pouquinho de conhecimento.

2 curtidas

Fedora tem nova edição a cada 6 meses, sempre cheia de novidades, e, ao longo de uma mesma edição passa por uma série de mudanças, inclusive de kernel. Além disso, é vanguarda na adoção de novas tecnologias, com a equipe de desenvolvimento tomando edições ousadas na incorporação de novos recursos e descarte de antigos. Trata-se um sistema pensado para desenvolvedores em Linux, e suas características podem eventualmente trazer questões que pessoal experiente não demora em solucionar mas que podem desorientar e intimidar novatos e leigos.

3 curtidas

Já que mencionou que é iniciante no Linux, entre as 3 opções citadas pelo autor do tópico, eu aconselharia ir de Linux Mint. Já uso Linux há muito tempo, utilizo uma distro principal e em um HD secundário tenho várias outras instaladas, mas me colocando no lugar de um usuário leigo, e dentre essas 3 opções o Mint seria a mais adequada.

2 curtidas

Começe pelo Linux Mint se vc quer algo parecido com Windows. Começe pelo Ubuntu se quer algo tipo MacOS. Passe longe do Fedora já que vc está iniciando agr.

2 curtidas

Ubuntu - usa interface gnome com o menu na esquerda
Kubuntu - parecedido com Windows
Ubuntu Cinamon - Mesma Interface do Mint

Instale o VirtualBox no seu Windows e teste as interfaces procure por Windows Flavors no google e aparece todas interfaces.

ubuntu é facil seria a primeira opção

ou como segunda opção

Mint que é derivado do ubuntu.

1 curtida

Se tratando de um iniciante é mais seguro partir pra uma distro derivada do Ubuntu ou o próprio Ubuntu.
Praticidade, facilidade de encontrar apps e visual acabam trazendo uma semelhança pra quem vem do Windows ou MAC.

Sendo assim as melhores com esses critérios:
Ubuntu;
Linux Mint;
Zorin OS;
Kubuntu;
KDE Neon;
.
.
.
E várias outras que se enquadram nisso.

Acredito que de início deve pesquisar por Distribuições Baseadas no Ubuntu e escolher o visual que mais lhe agrada.

Depois que experimentar e entender como funciona pode se aventurar nas mais “Diferentes” como Arch Linux, Gentoo, Solus OS e suas derivações…

Abraço!

2 curtidas

Pra ser bem sincero, amigo, te recomendo Ubuntu. É um sistema rápido, confiável, de uma empresa competente, e tem muita documentação na internet para todas as suas dúvidas. Ele é a base de muitos outras distribuições que a galera usa, e recentemente saiu a versão 24.04 LTS que tem 5 anos de suporte e atualizações gratuitas.

Eu mesmo estou usando agora a versão 23.10 e já já irei instalar a nova 24.04, e por funcionar perfeitamente bem e de forma fácil aqui estou recomendando.

Assim que instalar ele simplesmente vai no site Flathub e vê o pequeno tutorial de como ativar o Flatpak e o repositório Flathub, depois vê na internet como instalar a Gnome Software. Depois disso é só curtir e deixar tudo mais pra lá: você vai ter duas lojas com softwares de todos os tipos: A Ubuntu Software que tem pacotes debian e snap, com muita coisa mesmo, e a Gnome Software que vai ter os flatpaks. Dessa forma tu vai ter algo parecido com um smartphone, onde só clica em instalar o software que quer e pronto. É a melhor experiência possível e vai ter quase tudo que está disponível no mundo Linux facilmente.

Deus o abençoe!

2 curtidas

Olha eu já viajei por todo acervo de distribuições linux e sempre acabo voltando para o Linux Mint, pois nela me sinto mais produtivo. Apesar de ser algo pessoal, na minha opinião é uma excelente distro para quem vem do windows. Seja bem vindo ao lado Linux da Força.

3 curtidas