Uso atualmente nixOS e gostaria de saber qual a melhor distro para usar como um “canivete suiço” ,de preferencia uma que tenha todas as arquiteturas e de para configurar de modo avancado,(não quero usar arch) ,alguem tem uma ideia ?que de para fazer tudo mesmo…
Que se encaixa melhor nessa complexa pergunta é o Debian, q não a toa tem a alcunha de Universal Operacional System
nao testo desde a versao passada,entao obrigado pela reposta,vou tentar ele
Por uso geral, você quer dizer algo pronto para usar e que pode ser usado para trabalho, entretenimento, etc, ou seja algo para usuários de um modo geral? Se for isso, não existe uma, mas, todas as distros que especificamente são voltadas para desktop se enquadram nesse perfil:
Um sistema que funcione em todas as arquiteturas e que possa ser instalado e configurado facilmente de forma modular? Debian.
A nova versão Stable (11 - Bullseye) foi lançada neste mês, bem como a nova versão Testing (12 - Bookworm). Caso tenha interesse, a leitura deste tutorial pode ser interessante:
debian esta do mesmo jeito desde quando sai,sem suporte para meu hardware ,
@TiagoCardoso sim,algo que de para jogar ,seja leve,rode em arquiteturas diversas,de para trocar facil de DE e de WM,sei que quero demais ,vou dar uma olhada na lista,obrigado
Qual é o seu hardware? Qual é o problema em questão?
tenho um hardware que obviamente nao era para travar,um i9 9900k,16 ram,2080ti,mais ele ale m de travar as vezes ate desliga sozinho
estou pensando em ate ir para o gentoo,mais nao tenho esse tempo…
Ai como eu linkei, no Distrowatch, todas as distribuições de propósito geral se enquadram nessa categoria (Ubuntu, Mint, Manjaro, Deepin, Zorin, etc).
E esse problema ocorre apenas no Debian? Quais distros você já testou?
ocorre especificamente no debian e no ubuntu,nas derivadas não,o que acho esquisito porque o ubuntu tem um otimo utilitario para driver…
Não seria problema de superaquecimento, sujeira ou fonte de energia?
Para o uso “desktop” não seria a melhor opção, apesar de ser possível, e do ganhando que você teria em termos de otimização. Mas, para o uso no dia-a-dia para o propósito geral não é a melhor opção.
vi a sua lista,o opensuse me agradou muito em tudo,so que por erro em steam e vscode eu deixo apenas no meu note
Se o problema é com a base Debian, por que você não tenta Manjaro ou ArcoLinux?
é um hardware que eu cuido bem,sou extremamente cuidadoso,so ocorre nessas distros mesmo
arco linux estava com problema em repositorios na versao anterior ,entao nao testei de novo,mais o manjaro eu nunca testei,so ouvi falar,ele é tão bom quanto falam?
Outras opções então para desktop, sem ser base Debian, além de Manjaro e Arco seriam: EndeavourOS, Garuda, Fedora, OpenSuse, Solus, PCLinuxOS, RebornOS, GeckoLinux, Mabox Linux, Absolute Linux, ALT Linux, Calculate Linux, etc.
Sim, é muito bom. Eu tentaria a princípio Manjaro, Fedora, Gecko e PCLinux, que são 3 bases bem diferentes. Se nenhum dos 3 ficasse com desempenho bom, partiria para ALT e Absolute ou Calculate, que já são outra base.
nunca tinha ouvido falar do pclinux,ele é base doque?ou é independente