Qual a melhor distro para uso geral?

Independente, é um projeto bem antigo já:
https://www.pclinuxos.com/

interresante,estou vendo o site…
mais uma duvida (alias perdao por estar fazendo tantas perguntas) ele tem repositorio grande? se nao,é facil compilar ?ou tem que ter algo externo

Os pacotes mais comuns estão por lá, se sentir falta de algo, basta recorrer aos appimages ou flatpaks e provavelmente você conseguirá o software que precisa, ele apenas não tem suporte a snappy. Não precisa compilar nada, é do tipo que trabalha com binários. É feito em tese para ser amigável com o usuário.

Em questão de máxima compatibilidade: Ubuntu.
Contexto: Fácil suporte a tecnologias de empacotamento como Snap, Flatkpak e Softwares de terceiros (Fora da loja e repositórios) são direcionados geralmente a essa Distro. Geralmente os softwares são feitos pensando (em primeiro plano) na compatibilidade com o Ubuntu, por ser reconhecido mundialmente como uma distro Linux sólida com uma empresa conhecida por trás e que suporta o Linux de longa data vulgo Canonical.
Agr no geral qualquer distro bem construída como: Zorin, Linux Mint ou PoPOS terão esse mesmo nível de suporte e compatibilidade.

A questão é que ele não quer base Debian, então, todas essas estão de fora.

Acabei de olhar de novo. Ele n especificou isso de forma alguma nem no titulo e nem na descrição do post.
Como verificado no print abaixo, n identifiquei a parte em que ele fala q n quer base Debian.

@anon77473824 No corpo do texto, ele dá a entender isso por problemas de hardware:

E apesar dele ter dito que não tem problemas com as derivadas, todas usam praticamente o mesmo esquema do Ubuntu, que segundo ele deu problemas, então, das derivadas do Debian talvez só Zorin e Pop! que tem sistemas próprios não passariam pelo mesmo problema.

Minha reposta é baseada no titulo e descrição do texto e não nos diálogos posteriores.

Reitero o ponto do @TiagoCardoso

Não adiantar julgar o livro pela capa sem ler o conteúdo :stuck_out_tongue:

@thespation OP já marcou uma resposta como a solução. Fecha por gentileza para não tangenciar o tema, por favor, meu bom?

Como informei eu respondi baseado no titulo e descrição. N posso sempre q ir responder um tópico esperar ter 300 mensagens posteriores para só assim responder. O q acho q deve ser feito é a edição do titulo ou descrição do tópico pelo autor, informando detalhes adicionais que possam a vir mudar durante as discussões. Até porq acho q ninguém está sendo pago pra dar suporte certo? Pelo menos eu n estou rs.