Qual a melhor distro para placa híbrida?

Então galera, eu deixei de usar o linux por um tempo desde que troquei de note. Antes tinha um note mais simples, que só usava mais para tarefas básicas e nunca procurei saber sobre o funcionamento de placas hibridas já que não tinha nada que demandasse demais. Agora estou com um Acer Nitro 5 que tem uma GTX 1050 e gostaria de saber em qual distro seria mais simples usufruir de todo poder de fogo dessa placa nos jogos, já que já procurei um pouco sobre placas híbridas e fiquei me batendo com tanta informação sobre.
Ps.: Se possível uma distro que tenha o KDE ou que seja de boas instalar o KDE nela

1 Curtida

Não manjo de híbridas, mas o @CanalOCaraDoTI certamente tem boas dicas sobre o assunto.

2 Curtidas

Cara, tenho um note Avell com a mesma placa e sempre usei o Kubuntu, mas na atualização para versão 19.10 resolvi colocar o Ubuntu com Gnome. Nunca tive problemas com nenhum deles. Tudo funciona muito bem.

1 Curtida

Nunca usei mas já vi várias pessoas falando muito bem do Pop!_OS

1 Curtida

Use o POP OS, o suporte está excelente.

1 Curtida

Lado RPM da força: RegataOS
Lado DEB da força: Pop!_OS

1 Curtida

Bom, como me invocaram (ne @Jedi_Fonseca hahah), tenho algumas distros que possam lhe servir.

ZorinOS Core ou a Lite (q to usando no momento), RegataOS (distro BR e baseada no openSUSE) e o Pop!_OS (eu particularmente nao me adaptei, mas vejo uma galera usando) e alguns casos o Manjaro.

Distros que vc “”“deve”" evitar para hibridas com GPUs mais novas (acima da serie GTX700): Fedora, Debian, Deepin, Linux Mint (ultimamente tenho sofrido com travamentos e instabilidades e vejo uma galera me reportando tbm).

Espero ter ajudado man !!!

4 Curtidas

Primeiro eu gostaria de agradecer à todos pelas respostas, vou andar testando as distros que vocês passar, muito obrigado! Segundamente, @CanalOCaraDoTI, teria como dizer como funcionaria com o Manjaro? Pq ele instala o Bumblebee por padrão, que pelo pouco que eu sei não é melhor opção para híbridas

Tenho um Pc híbrido, e as distros boas para isso é, mint, Zorin OS, pop os.
E tem o regataOS porém não recomendo muita está distro pq tem muitos bugs.

Cara, no Manjaro nao tive muito sucesso na ultima vez, entao recomendo as outras q citei.

Esses bugs que vc se refere alguns são do KDE e alguns da base openSUSE, mas não são muitos q inviabiliza a utilização. Mas os updates constantes vem corrigindo muitos deles.

O solus os funciona 100% aqui no meu acer, to utilizando os drivers na versão developer (os mais novos possíveis) com o kernel 5.4

Utilizei não tem muito tempo. E enfrentei alguns bugs e travamentos inesperados. E como uso o sistema para trabalho eu mudei para o Zorin.

Sobre o Manjaro, instalei recentemente num PC novo que montei, com uma GTX 1650 e tá funcionando de boa. Só escolhi o driver nonfree naquela tela inicial da instalação e, quando reiniciou, estava instalado o driver video-nvidia-418xx. Atualizei pro 440xx e tá tudo em ordem desde então.