Qual a melhor distro para mim Linux mint ou Pop OS?

Olá a todos, sou usuário do Windows 10 e não aguento mais a tela azul, dispositivo USB não reconhecido, PC reiniciando, software crashando, internet desconectando… não da mais vei kkkkk

Quero ir pro lado verde da força, quer dizer, linux.

Eu nunca usei linux, não sei nada, pesquisei nos vídeos do Diolinux e achei duas distros que parece que eu me daria bem: Mint e Pop OS.

Não sou programador nem algo do tipo, eu gosto de pegar algo pronto e depois caso necessário, configuro do meu jeito.

Eu tenho algumas dúvidas, vou deixar abaixo, se alguém puder me ajudar:

1. Eu uso o software Evernote (disponível pra linux), da pra instalar em qualquer dessas distros?
  2. Eu faço edição de vídeos (bem simples), uso o sony vegas. Tem alum substituto no linux? Pesquise e achei o Kdenlive. Aconselham outro?
  3. Uso o navegador Chrome para trabalho, funciona no linux?
  4. Meus arquivos do windows que estão no HD, consigo abrir no linux? Texto, planilhas, pdf etc
  5. Vou instalar no SSD, tem que formatar o HD em outro formato para conseguir acessar? Meu PC tem SSD e HD.
  6. Tem que formatar ligado no cabo da internet? Uso notebook, tem que instalar driver pra funcionar o wifi depois?

Config notebook:
DELL i5 8GB RAM
NVIDIA 920M
SSD 120 GB
HD 1TB

Pela experiência de vcs, qual seria a melhor distro pra mim? Desde já agradeço,
Mateus

3 curtidas

Não gosto muito de fazer sugestões de distro porque isso é algo muito pessoal, no entanto, como é seu pedido, eu vou sugerir que você experimente o Zorin Os 16 na versão Core, durante a instalação você poderá optar por uma interface que lembra o Windows 10 ou o 11, entre outras opções, o zorin tem uma excelente quantidade de aplicativos na loja, excelente estabilidade e é muito fácil de usar.

1 - Sem problemas
2 - Tem vários, mais não uso então não tenho como dizer o mais adequado.