Qual a melhor distro para mim Linux mint ou Pop OS?

Esse software não teria a tradução NAA, teria? É a que mais utilizo.

Não sei, tenho um pack aqui com várias traduções e módulos extras, a NAA deve estar no meio. Como faço pra te enviar? Porque esse pacotão nem tem mais disponível no site oficial.

Que ferramenta é essa? Não conheço

Vou aproveitar o embalo para comentar sobre o meu modo de particionamento criptografado, que é bem simples: deixo o Linux Mint encriptografar todo o meu SSD, enquanto utilizo o HD com partições criptografadas manualmente (divido em duas, sendo a primeira como arquivos de backup, e a segunda como arquivos aleatórios e/ou para organização pessoal).

Sabe como fazer esse particionamento manual de / e /home encriptografados e como conseguir acessar o sistema descriptografando ambos mutuamente?

(Gosto de encriptografar as partições dos meus hds, independente do caso)

1 curtida

Bem, tem diversas formas, mas eu gosto de usar essa solução aqui: ufile.io
Depois de enviado, basta compartilhar o link gerado. Me mande por favor.

Essa aqui.

Bíblia The Word + Plugins Upload files for free - BÍBLIA THE WORD + PLUGINS.rar - ufile.io
Captura de tela 2022-01-18 001730

Para instalar os módulos é só seguir os prints:


Abre a pasta > Seleciona todos clica em OK

1 curtida

Isso aumenta a segurança? Eu não gostaria de ter partições no HD e nem no SSD.

Não faço a mínima ideia kkkk como disse, estou entrando no mundo Linux agora

Ué, sem partição tu não instala o sistema. É como querer ganhar na loteria mas não ter o dinheiro ¯\_(ツ)_/¯

1 curtida

Vou fazer uma pergunta que ninguem fez minimamente antes de te indicar alguma solução
Esses problemas que vc citou geralmente são software/hardware… Chegou a conferir a situação do seu PC antes de tudo?(testes de memoria, saude do disco, ou drivers instalados de qualquer jeito ou sujeira na porta de internet ou placa wireless?) pq não adianta migrar e tornar a ter novos problemas…

1 curtida

Sim sim, diagnóstico de memória deu ok. HD tune mostrou todos slots verdes. Esses problemas eram raros, piorou depois da última versão do windows de 2021, ficaram mais frequentes e pelo que pesquisei não é só comigo

1 curtida

Pessoal eu escolho USB legacy boot ou UEFI boot??

Pra dar o boot e rodar o modo live, se eu gostar finalizo a instalação

uefi (14654545 caracteres)

1 curtida

Deu certo, rodei no modo Live e gostei :grinning:

Agora pra instalar no SSD tem algum segredo? Porque o HD ta junto no notebook, e nao quero apagar nada do HD, so do SSD mesmo.

Obs. as teclas de pontuacao do teclado baguncou ta tudo trocado kkkkk

1 curtida

Primeira coisa, faça backup de tudo… pq se vc quer colocar a sua home (o equivalente nas distros Linux ao D:) no hd, vai precisar formatá-lo para ext4, ntfs não rola.

Uma vez feito isso, instale o sistema no ssd em modo automático mesmo (é o jeito mais simples pra iniciantes; cuidado com onde vai instalar, acompanhe o tamanho do disco no instalador) e quando tudo terminar, segue os passos deste tutorial (é feito pro Manjaro mas serve no Mint tbm):

Normal, o sistema tá em inglês. Quando for instalar isso tudo se arruma, é bem fácil, basta ler tudo com atenção, Não se esqueça de conectar à internet e marcar para baixar atualizações e softwares de terceiros. Depois de tudo feito, procura na internet algum tutorial de pós-instalação do Mint e/ou do Ubuntu 20.04, tem umas coisas legais pra fazer depois de instalado o sistema.

2 curtidas

Blz fiz o backup.

Formatar o HD antes ou depois de instalar o Linux? Esse formato ext4 permite configurar o HD como backup automático dos arquivos do SSD?

1 curtida
  1. Antes de instalar, no pendrive em modo live. Ou seja, nele vc faz o backup prum hd externo ou nuvem, formata usandoo gparted e marca o hdd como home quando fizer a instalação (fazendo particionamento manual ou usando o tutorial que indiquei acima - aí faz a instalação automática, que colocará sua home no ssd e dps mexe nisso)
  2. Basta marcar o hdd como destino da cópia de segurança do Timeshift, aí a instalação do sistema (ou seja, os arquivos no que se chama “raiz” ou “/”; o “/home” é onde ficam seus arquivos pessoais) passa a ser copiada pro hdd… estude o Timeshift com cuidado pra não entupir tua home, bastam 3 cópias. Dá pra deixar pra fazer uma por semana, juntando 3, e criar manualmente antes de cada atualização. O truque é ficar de olho…
1 curtida

acho sua atitude temerária. nunca se abandona o windows num mundo que respira windows. no meu trabalho uso o kde neon, mas há momentos que a compatibilidade com o word - por exemplo - é imprescindível. aí não tem jeito, uso o office da MS.

deixe os preconceitos de lado, aprenda linux mas não renegue a janela. vejo, pelas suas perguntas, q tem questões essenciais para resolver. veja as soluções possíveis no linux e só depois migre de vez, se achar que pode fazê-lo com segurança.

3 curtidas

Editor de video recomendo o: Da Vinci Resolver.

1 curtida

Voltando aqui para agradecer a todos que dedicaram um tempo do seu dia para me ajudar, já estou com o Linux Mint 20.3 instalado :grin:

Fazem 2 dias hoje, em performance não mudou nada, vamos ver com o tempo se vou gostar mesmo e pular pro lado do Pinguim kkkk Obrigado a todos :v:

Obs.: Quando ligo o notebook ele da o boot pela USB mesmo eu já tendo desativado isso, aí tenho que entrar nessa página e selecionar Ubuntu. Se eu clicar em Change boot mode settings abre duas opções:

  1. UEFI boot secure mode ON
  2. UEFI boot secure mode OFF

É por aí que arruma isso? Qual escolher?

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.