Seguinte: enquanto eu utilizava o Debian, instalei o browser Vivaldi que utilizo para, exclusivamente, logar meu e-mail institucional e fazer pesquisas acadêmicas. Porém, requer a adição de um repositório que vem por padrão no pacote .deb.
Como é dito no artigo, não é recomendável fazer esse tipo de adição, nem mesmo ppa.
Qual seria a alternativa para utilizar programas não disponíveis nos repositórios padrões, então? Compilar, apenas?
Na verdade, o que você não deve é adicionar repositórios ou pacotes que foram feitos para outra distribuição, ou outra versão do sistema que não é a sua (por exemplo, adicionar PPAs, que são coisa do Ubuntu, no Debian, ou, ainda, adicionar o repositório do Debian Sid no Stable).
Alguns programas que você não encontra no repositório da sua distro, eles fornecem um .deb que você pode instalar no seu SO, ou te dão as instruções de como adicionar o repo deles manualmente. Geralmente eles fazem um pacote/repositório compatível tanto com Ubuntu, como o Debian, desde algumas versões antigas até às mais recentes dessas distros. Se no site estiver dizendo que é compatível com sua distribuição, então eu acho seguro instalar. No caso do Vivaldi, esse link tem as instruções de como adicionar o repositório manualmente, e diz lá que é compatível com Debian.
Agora, na minha opinião, você deve definir uma ordem de precedência. Se tiver no repositório da distro ou em Flatpak, ou AppImage, e esses te atenderem bem, prefira esses primeiro. Senão, vá no site oficial do programa e instale o pacote .deb deles.
Não recomendo você compilar e instalar nada com make install, a não ser que saiba o que está fazendo.
Completando o que o @Thiago12 disse. Instalar um software de fora do Debian, não vai quebrar seu sistema. Essa página na wiki é um alerta. Para não ficar zoneando e instalando programa de qualquer lugar. Alias, essas dicas, de modo geral, valem para qualquer distribuição.
Eu mesmo uso, a um tempão, uma player de áudio instalado vai .deb do site oficial. O deadbeef. O Debian não proibi de instalar programas de fora do Debian. O que eles fazem é uma recomendação para manter seu sistema mais organizado e confiável. No próprio link que você citou, tem alternativas. Flatpak, Snap, tem o Appimage. Tem os .deb oficiais dos programas, como o Vivaldi tem lá no site dele etc.
Achei melhor mover a dúvida para tópico próprio, de forma a desenvolver o assunto sem desviar do foco do tutorial.
O problema central ao instalar pacotes de fontes externas no Debian é a utilização de material feito para o Ubuntu. Embora Debian e Ubuntu compartilhem uma base comum, são distribuições distintas, e instalar pacotes do Ubuntu no Debian pode causar erros. PPAs do Ubuntu no Debian Stable são especialmente problemáticos.
Como mencionado anteriormente, não há problema em instalar programas de fontes externas, desde que especifiquem claramente que são compatíveis com Debian. Eu daria a seguinte ordem de preferência:
Repositórios do Debian;
Flatpak;
Snap;
AppImage;
Arquivos .deb avulsos, mas que especificam claramente que são compatíveis com Debian;
Arquivos .deb avulsos feitos para o Ubuntu, assumindo os riscos envolvidos.
Não é recomendável adicionar PPA de pessoas não confiável.
Tipo a Microsoft tem um repositório para o Ubuntu e você acha que a Microsoft é uma empresa mal intencionada?
Mas se vocẽ poder escolher entre um PPA e os pacotes dos repositórios oficias prefira os oficiais, é esperado que os desenvolvedores da distro tenham testado exaustivamente o pacote mas eu já instalei pacote em beta no repositório do Ubuntu mas o Ubuntu mas o Debian é diferente eles não inclui betas nos repositórios.