Debian descomplicado: da formatação à produtividade!

Notas de edição em 5/7/21:

1. Adicionei uma consideração ao passo nº 15, da seção 2.4, para mencionar o problema de perda das variáveis de boot em placas-mãe low-end. Agradeço ao colega Marcos FRM, do Clube do Hardware, pela contribuição.
  2. Adicionei, na seção 3.1, a recomendação de instalação do pacote TLP para tablets, netbooks e notebooks.

Obrigado por seu comentário! Por sinal, críticas construtivas serão muito bem-vindas, caso queira comentar. :slight_smile:

A ideia é facilitar o acesso ao sistema por novatos, mas ao mesmo tempo deixando claro o que o Debian é. Não é e nunca será uma escolha perfeita para todas as situações.

Em geral também tenho preferência pela versão Testing. Ao meu ver, é uma boa opção tanto em termos de ter software atualizado quanto estabilidade.

Mas as outras edições também cumprem um papel. Para quem procura a máxima estabilidade, principalmente em ambientes de servidores, há a versão Stable. Para o público mais entusiasta, que quer estar sempre por dentro das novidades, sabe mexer a fundo no sistema e gosta do conforto do modelo “rolling-release”, o Unstable é o caminho a seguir.

Segurança e estabilidade são alguns dos principais destaques do Debian. Ele é inclusive uma das melhores opções de sistemas para quem procura isso, especialmente na versão Stable.

Não estou dizendo que é o seu caso (e recomendo a abertura de um tópico específico para avaliarmos melhor o caso - você pode me mencionar lá), mas a imperícia do usuário é a principal razão para ter problemas com o Debian. Um dos erros mais comuns é tratá-lo como o Ubuntu, sendo que são sistemas diferentes e com filosofias distintas. Diversos usuários acabam tentando instalar pacotes feitos para o Ubuntu no Debian, o que pode funcionar, mas também pode causar diversos problemas ou mesmo a quebra do sistema.

A Wiki do Debian inclusive tem um excelente guia com o título “Don’t Break Debian” (não quebre o Debian) relatando os erros mais comuns. É um sistema muito robusto e confiável, mas que exige atenção do usuário: https://wiki.debian.org/DontBreakDebian

Sim, Debian pode ser boa opção para quem está começando, mesmo sem qualquer bagagem em GNU/Linux. Só depende do interesse do usuário em aprender a instalar e usar.

Debian 11 é o único sistema que tenho instalado em todos os meus computadores. Uso ele para trabalhar, para jogar, para relaxar, enfim… Para tudo. :slight_smile:

7 curtidas