Oi pessoal por favor eu precisaria da ajuda de vocês quais são os comandos utilizados para fazer uma faxina geral no sistema linux?
Observação: coloquem o nome do comando e como utilizá-lo no terminal.
obrigado pela atenção.
Oi pessoal por favor eu precisaria da ajuda de vocês quais são os comandos utilizados para fazer uma faxina geral no sistema linux?
Observação: coloquem o nome do comando e como utilizá-lo no terminal.
obrigado pela atenção.
Bom, quando eu usava Ubuntu, o sudo apt autoremove
era de lei. Mas tem um app bem legal, o Stacer, limpa bem o lixo do sistema, e me pareceu seguro. Faz de fato o que o Ccleaner, no Windows, promete mas não faz.
https://www.edivaldobrito.com.br/stacer-no-linux/
https://sempreupdate.com.br/instalar-stacer-otimizar-ubuntu-linux-mint/
Só pra lembrar, Ccleaner é aplicativo terceiro não recomendado pela Microsoft. Já até foi uma época salvo engano.
Opa, beleza?
Eu usava isso a muito tempo atrás:
# Limpa a lixeira.
sudo rm -rf /home/$USER/.local/share/Trash/files/*
# Limpa arquivos temporários.
sudo rm -rf /var/tmp/*
# Limpa o cache do apt-get.
sudo apt-get clean -y
# Remove repositórios inuteis.
sudo apt-get autoremove -y
# Remove pacotes obsoletos.
sudo apt-get autoclean -y
# Repara pacotes quebrados.
sudo dpkg --configure -a
Na época eu tinha feito até um script para automatizar a manutenção/limpeza.
Muito obrigado pelas orientações.
Mas, lembrando. Se quiser um app gráfico para gerenciar a limpeza temos o Stacer que está disponível no repositórios da maioria das histórias Linux.
Para família Debian/Ubuntu/Mint você encontra na loja do sistema, ou instala pelo comando:
sudo apt install stacer
Mas ele também está disponível como um App portátil (sem a necessidade de instalação) em AppImage na AppImageHub.
Eu costumo usar no Manjaro dois comandos no terminal que ajudam limpando cache e arquivos obsoletos de programas (programas esses que as vezes nem existem mais no meu notebook faz décadas).
Limpar cache:
"sudo pacman -Sc";
"sudo pacman -Scc".