Como fazer uma "faxina" no Linux em 2024?

Olá, seguindo o post de 2020, volto a trazer novamente esse assunto em pauta. Sabemos que o Stacer foi descontinuado, mas funcional.

Quais programas gráficos e via Terminal usados para {}

{} = otimização e limpeza do sistema?

{} = verificação de condição da “saúde do SSD/HD”?

{} = verificação de drivers, obsoleto ou defeituosos, para sistema operacional?

Pra limpeza do sistema tem o Bleachbit. Recomendo a usar a versão que está no repositório da sua distro.

https://www.bleachbit.org/

6 curtidas

Completando o BleachBit, existe também o Ubuntu Cleaner.

Há uns comando que eu usava que limpava bastante coisa, acho até melhor que instalar um programa só pra isso. Mas também não estou mais encontrando o link do site…

Alguns comandos pelo terminal:

1. Remover Arquivos Temporários

• rm: Remove arquivos temporários ou de cache. Por exemplo, para limpar arquivos temporários no diretório /tmp:
sudo rm -rf /tmp/*

2. Limpar Cache de Pacotes

• Para sistemas baseados no Debian (como Ubuntu):
    • apt-get clean: Remove todos os arquivos de pacotes baixados (.deb) do cache.
sudo apt-get clean
  • apt-get autoclean: Remove apenas pacotes obsoletos do cache.
sudo apt-get autoclean
  • apt-get autoremove: Remove pacotes que foram instalados automaticamente para satisfazer dependências e que agora não são mais necessários.
sudo apt-get autoremove
  • Para sistemas baseados no Red Hat (como Fedora):
    • dnf clean all: Limpa todos os arquivos de cache de pacotes.
sudo dnf clean all
  • dnf autoremove: Remove pacotes que foram instalados automaticamente e que agora não são mais necessários.
sudo dnf autoremove

3. Limpar Logs do Sistema

• journalctl: Para sistemas que usam systemd, você pode limpar logs antigos com:
sudo journalctl --vacuum-time=7d
3 curtidas

Exatamente isso, obrigado! :smiley:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.