Quais distribuições linux tem melhor comportamento em placas híbridas?

Tenho um note com placa híbrida e estou relutante em instalar uma distro linux. Intel+Nvidia 310. Bem antiguinha. Quais distros os colegas me indicariam?

Dizem que o PopOS traz diversas otimizações e configurações próprias para esse caso, e inclusive tem uma ISO contendo os drivers Nvidia pré-instalados. Eu nunca testei o sistema instalado diretamente no HD, somente em máquinas virtuais, então não consigo comprovar essas afirmações, mas posso dizer que o sistema em si é bom e bem bonito. Pela quantidade de gente elogiando esse detalhe específico da NVidia+Intel eu acho que é a aposta mais segura.

4 curtidas

Distros com facilidades para placas hibridas que eu conheço:

Driver Nvidia:

  • Ubuntu - fornece suporte via ppa (acredito que ainda não foi incorporado ao repositório)
  • Linux Mint - fornece suporte via ppa (acredito que ainda não foi incorporado ao repositório)
  • openSUSE - basta instalar pelo gerenciador Yast
  • Manjaro - requer intervenção do usuário, editando/criando arquivos de configuração.
  • Fedora - o usuário tem que procurar tutorial na internet.

Driver Bumblebee:

  • Manjaro - instalado por padrão.
  • Fedora - na documentação do Fedora, existe um passo a passo.
3 curtidas

Complementando o que o @Pio bem disse, praticamente todas as principais distros irão funcionar com essas placas híbridas. O Ubuntu inclusive nessa semana incluiu em seus repositórios os drivers mais atuais da Nvidia, permitindo instalá-los via o gerenciador de driver sem a necessidade de adicionar PPAs. Lembrando que todas as distros baseadas em Ubuntu também se beneficiam com isso, como o Mint.

Para mais informações:

O meu notebook também tem placas híbridas, uso o Linux Mint e nunca tive problema com isso. A única questão é a otimização dessas configurações por parte do SO. Por exemplo a facilidade em alternar entre as duas placas. Nesse quesito que eu falei que o PopOS provavelmente se destaca. Mas pode instalar qualquer uma dessas que o Pio citou que vai funcionar sem problemas.

1 curtida

Obrigado aos colegas pelas sugestões.