Estou tentando fazer o processo de sair do mundo Windows e mergulhar de cabeça no Linux. Não em definitivo, mais por capricho mesmo haha.
Dentre os programas que eu uso regularmente no Windows, já consegui achar alternativas para o Linux. Outros programas de uso comum para mim, como Opera, Steam, DeSmuME (emulador de DS), MyBoy (emulador de GameBoy Advance), Flash Player Standalone (reproduz .swf), estão disponíveis para Linux, boa parte deles em Flatpak, mas estou com dificuldade de achar um bom substituto para o FL Studio (minha versão é 12.2).
Considerando que não seja possível instalar o FL no Linux (novamente, não tentei ainda), quais seriam boas alternativas ao FL para Linux?
Nota: o S.O. que pretendo migrar é o Zorin OS Core.
Dá uma pesquisada aqui no fórum que tem conteúdo, que pode te ajudar, sobre linux e áudio.
De cabeça, lembro do Ardour, Reapar (uma versão que está beta a um bom tempo, mas funciona bem), LMMS, Rosegarden e, se não em engano o Hydrogen tem versão para linux também.
Não conhecia este software e fui dar uma pesquisada, parece ser um DAW bem famoso. Minhas recomendações são testar o Audacity ou Ardour, provavelmente eles conseguiram te atender.
Como já falado por outros você poder ir para Reaper, Ardour Bitwig, etc.
Agora uma coisa que não ficou claro é se você utiliza para fazer produção musical como trabalho. Nesse caso, realmente é melhor ir para uma distro mais adequada a isso. Principalmente pelas otimizações de kernel e das integrações do conjunto Alsa-Jack-Pulse. O pipewire tem mostrado bom potencial, mas ainda é indicado para quem entende um pouco mais no caso de haver problema em alguns dentre esses softwares.
No caso da distro, veja a do Raul como comentado também:
Lá você pode inclusive entrar para lista de suporte e contribuir.
Acredito que assim também você consegue um suporte direto e poderá contar com um know-how top de anos que ele possui nessa área.
Eu não faço produção musical como trabalho… Ainda. Tenho tentado aprender a mexer nesses programas porque tenho interesse em saber como se faz música pelo computador, futuramente tentar trabalhar nesse ramo.