Qt 6.5 LTS se adequa a novos padrões e facilita o desenvolvimento Windows


Foi anunciado hoje pelo Qt Group, o lançamento do Qt 6.5, a segunda versão LTS da ferramenta de desenvolvimento com código aberto, trazendo melhorias que podem ser aplicadas aos códigos de versões anteriores com pouco trabalho.

Dentre as novidades, podemos ressaltar que o suporte ao tema escuro do Windows está facilitado, uma vez que aplicações feitas com o Qt 6.5 são capazes de identificar qual o tema do sistema foi escolhido pelo usuário e se adapta automaticamente, conforme determinado pelo desenvolvedor, sem os problemas que ocorriam de algumas partes (principalmente a barra de título) não se adequarem corretamente.

O Qt 6.5 também tem um tema completo especialmente para aplicações iOS, já para o Android, ele aderiu ao Material Design 3, dessa forma, aplicações Android podem atualizar de forma automática para o novo padrão visual. Agora foi adicionado o suporte completo às funcionalidades do Android 12, agora, com apenas uma compilação, você terá um aplicativo plenamente compatível com Android 8 ao 12, sem precisar de nenhuma mudança.

Quanto ao desenvolvimento web, o novo lançamento do Qt suporta aceleramento de renderização através de GPU no Linux com o Vulkan, compatível com X11 e Wayland. O Qt WebEngine foi atualizado para o Chromium 108, incluindo atualizações de segurança do Chromium 110.

Efeitos gráficos agora podem ser combinados sem causar prejuízos no desempenho das aplicações, tornando possível desenvolver interfaces mais complexas e arrojadas.

Diversos sistemas operacionais demandam autorização do usuário para acessar recursos como a câmera, a localização e o Bluetooth, agora o Qt possui uma nova API de permissões que checa se já houve o consentimento do usuário e possui janelas nativas para pedir tais permissões.

Além disso tudo, agora temos por padrão o FFmpeg como backend de mídia no Linux, Windows, Android e macOS, em sistemas embarcados, o padrão continua sendo o GStreamer, de toda forma, o desenvolvedor pode mudar de um para o outro, se quiser.

Confira todas as novidades do Qt 6.5 em sua nota de lançamento.

1 curtida

Bom em ver o QT se adequando a isso. Até mesmo em tecnologia da própria Microsoft, como o WinForms é burocrático, precisando injetar uma DLL.
Código exemplo em C#:

// Dark Header
[DllImport("DwmApi")] //System.Runtime.InteropServices
private static extern int DwmSetWindowAttribute(IntPtr hwnd, int attr, int[] attrValue, int attrSize);

protected override void OnHandleCreated(EventArgs e)
{
	if (DwmSetWindowAttribute(Handle, 19, new[] { 1 }, 4) != 0)
		DwmSetWindowAttribute(Handle, 20, new[] { 1 }, 4);
}

1 curtida