O que há de novo no Google Chrome 108?

O rápido ciclo de lançamento do Google Chrome nos trouxe à versão 108, que traz novidades principalmente para o aplicativo móvel, em especial para o Android

Redimensionamento do conteúdo ao usar o teclado virtual

Existe uma pequena confusão entre os principais navegadores móveis, pois ocorre mais de um tipo de comportamento ao ativar o teclado virtual entre eles.

Ao utilizar o Safari no IOS, quando o teclado é ativado, ele cobre parte do conteúdo de certas páginas, enquanto o Chrome e o Firefox reajustam o conteúdo para caber no espaço restante.


Na imagem, primeiro vemos o comportamento do Safari, seguido pelo Chrome e o Firefox. Note o que acontece com a disposição dos blocos azuis.

Sendo assim, o Google decidiu implementar em seu navegador, um método onde o desenvolvedor decide o comportamento de seu site. Isto dá mais liberdade ao desenvolvedor para manter a coesão de seu produto.

Melhorias na exibição de emojis

Foi implementado no Chrome, um novo formato de fonte para emoji denominado COLRv1, que permite a existência de emojis mais vívidos e coloridos sem utilizar muito armazenamento dos dispositivos.

Os desenvolvedores poderão escolher qual o formato de emoji será exibido em seu site e conseguirão definir uma lista de prioridade: caso a primeira opção estiver indisponível, ele usará a seguinte, e por aí vai, da mesma forma como já ocorre com as fontes comuns há muito tempo.

Economia de memória RAM e bateria

Para perder a pecha de gastador de memória, a versão para computadores, notebooks e chromebook está começando a implementar um recurso em que as abas que não estão em uso, entram em modo de hibernação, enquanto te mantém informado do que ocorre, economizando memória e bateria.

Esta funcionalidade é opcional e você pode optar por mantê-la, ou não em cada aba individualmente. Por ora, isto ainda não foi completamente implementado, portanto você pode não conseguir utilizar em todo seu potencial. Uma forma de forçar a ativação do recurso, é digitando chrome://flags/#battery-saver-mode-available na barra de endereço. O navegador reiniciará e a opção estará disponível nas configurações.

O que achou da nova versão do Chrome?
Fonte

1 curtida