Eu uso um MacBook Pro (2014) com Arch Linux. Meu WM principal é o i3-gaps/Polybar/Rofi/Picom/Dunst (meus dotfiles), mas uso o Gnome como secundário (a maioria usa XFCE4 nesse caso).
Estou na missão aqui de conseguir instalar o Cosmic nesse setup no Gnome 40. A princípio ele não suporta essa versão. Dessa forma não consegui compilar o fonte, muito menos usar o debtap, sendo assim peguei o .deb, descompactei e joguei lá no diretório /usr.
Na imagem que envio segue o resultado até agora. Já instalei o tema do Pop, Wallpapers e o Pop Shell.
Gostaria de saber se alguém aqui tem interesse nisso para eu postar aqui (ou em outro tópico) os resultados.
Bom, vi que não vale a pena tentar usar o COSMIC no Gnome 40, o que tem no repositório da System 76 não é feito pra ele.
Então vou instalar um Arch Linux no meu telefone via Termux (site, instalar), pois quero testar numa máquina física e não virtual e não quero mexer no Arch do meu computador, fazer o downgrade do Gnome 40 para o 3.38 e instalar o COSMIC nele.
Quando obter sucesso, eu vou postar o passo-a-passo de como fazer, aí já vou abrangir também a utilização do Termux.
OBS:
Se quiserem instalar o Termux, vão pelo F-Droid, a versão da Play Store não está sendo mais manutenida;
Vale lembrar que o COSMIC ainda está em desenvolvimento, então, mesmo que não tenha pro GNOME 40 ainda, é melhorar esperar sair no Pop pelo menos de forma oficial, vai acabar evitando dores de cabeça com funções não implementadas e bugs.