Programas essenciais para Windows apos formatar

Aqui vai alguns software essências que eu instalo apos ter formatado o computador.

µTorrent
Acrobat Reader DC
Adobe Flash Player
CDBurnerXP
Google Chrome
Java
LibreOffice
Microsoft Net Framework
Microsoft visual c++
Mozilla Firefox
VLC
GIMP
WinRAR

1 Curtida

Sugestão para salvar algum tempo Ninite.

Realmente, todos esses softwares vc faz uso diário deles? Desses, há uns 5 ou 6 que podem ser substituidos por programas muito melhores, leves e “limpos”. Winrar e utorrent é um exemplo, dois lixos, cheios de tralhas, a versão br do winrar era um lixo, não sei se mudou, mas vinha com n porcarias embutidas, pra esses dois, só muito mais o 7zip e qbittorent ou outro programa torrent, eu particularmente gosto demais do tixati, limpo, suave e de fácil configuração, só instalar e usar.

Da adobe não uso nada, flash player é um cancer, nem sei pra que vc instala essa porcaria na sua máquina, só serve pra abri brechas de segurança. Java é um que não instalo no meu pc, pois não uso nada que precise dele, e se alguma aplicação precise, uso a portable, pois no prórpio aplicativo já inclui o portable do java.

O restante está de boas, costumo usar o MPC-HC/BE no lugar do vlc, não gosto dele, acho bem ruim.

3 Curtidas

o WinRAR mudou já o Utorrent tem que ter muito cuidado na hora da instalação que se não instala varias coisas desnecessitarias mais e só ter cuidado rs.

1 Curtida

Tranquilo, pensei que ele ainda vinha com os “presentinhos”. Fiquei muito puto na época quando o pessoal começaram a falar que a versão br vinha com tralhas, tanto que só usava a versão inglesa, mas perdi a confiança e fui para o 7zip, gostei e uso ele até hoje no windows, funciona super bem.

Minha lista é bem similar as diferenças:

µTorrent QBittorrent
Acrobat Reader DC Google Chrome
Adobe Flash Player Nem precisando eu instalo
CDBurnerXP Não instalo gravador de CD
Google Chrome Mantenho
Java Não instalo até precisar
LibreOffice Mantenho
Microsoft Net Framework Mantenho
Microsoft visual c++ Mantenho
Mozilla Firefox Mantenho
VLC Mantenho
GIMP Mantenho
WinRAR 7zipFM

Era isso que eu usava no Windows

1 Curtida

Na real, não mudou, só tem ícones diferentes, continua uma porcaria

Concordo com as críticas de @StrikerFX. μTorrent e WinRAR tem alternativas mais limpas - e opensource, multiplataforma, diga-se de passagem - na forma do qBitTorrent e do 7zip, que usava mesmo antes de migrar para o Linux. Flash Player é um anacronismo.

Eu também larguei de usar Acrobat PDF e troquei pelo navegador - tanto Mozilla, Edge quanto Chrome suportam a leitura desse formato. A princípio era porque o Malwarebytes Antiexploit exigia versão premium para proteger coisas que não o navegador, mas depois percebi que usar o navegador, que na maior parte do tempo já está aberto, é mais conveniente.

Ademais, não diria que o Chrome é “essencial”: o Edge pode ter herdado o legado maldito do IE em termos de “publicidade”, mas ele é sim um navegador digno. Nem o GIMP, o Paint.NET é muito mais intuitivo para quem está no Windows e traz muitas dos mesmos poderes (camadas, extensões…).

Quanto ao Java (olá software do governo), VC++ Redistributable e .NET, concordo. São pré-requisitos de muitos programas, só estranho pô-los numa lista porque, bem, mais cedo ou mais tarde vão ser instalados do mesmo jeito como pré-requisitos de programa.

Além disso, programas para queimar CDs são cada vez menos úteis nesses tempos. Eu poria o Rufus nessa lista em vez dele.

Por fim, a lista é boa, apesar de levemente anacrônica e em alguns casos excessiva.

Alguns que eu instalo:

Chrome, Firefox e Edge Dev;
Menino Whatsapp;
Telegram;
Spotify;
Steam;
Battle.net;
1Password;
Phrase Express.

adobe reader
winrar
vlc
teamviewer pq dou suporte para meus clientes
google chrome
whatsapp desktop

1 Curtida

Ja soube de gente q pegou virus com esses ninite ai

Eu n instalo flash pq o Chrome n precisa é a tendencia do flash e acabar msm.
Winrar eu troco pelo 7zip q é b melhor

desses alguns eu trocaria;
µTorrent : qbittorrent
acrobat : foxit reader
winrar : 7zip

O primeiro programa que recomendo instalar depois de formatar e instalar o windows é um bom Antivírus! De preferência o Kaspersky.

2 Curtidas

Acho isso bem relativo, mas alguns programas realmente são essenciais. Recentemente fiz uma instalação windows para meus pais, e os programas que coloquei foram:

-VLC Player;
-Opera (Gosto do Firefox, mas no Windows, para mim, o Opera sempre teve um desempenho bem superior);
-Todas as Versões do Visual C++;
-WPS Office;
-Revo Uninstaller;
-QBitTorrent;
-7Zip.

Não instalei leitor PDF pois o WPS Office conta com um, mas em todos os casos que preciso usar, sempre instalo o Foxit PDF Reader.

Troca uTorrent por qBittorrent, e WinRAR por 7Zip. Ambos são melhores, e ainda são de código aberto, gratuitos e sem propaganda

Nesse caso, talvez nem precise mais, por incrível que pareça, o windows defender está muito bom, muito bom mesmo. Acho que vai melhorar ainda mais com o novo formato que a MS tá criando, agora todos os módulos de segurança dele ficarão numa suite única, vai ficar bem legal.

Antes, eu pagava a licença anual do Kaspersky Internet Security, mas percebi que só tava era jogando dinheiro no lixo, sendo que a solução de segurança nativa do próprio sistema me atendia muito bem. Hoje tenho só o Windows Defender e nada mais, meu sistema está limpo, sem nenhum problema, mas isso é também por causa da minha contuda saudável, não sair instalando ou clicando em qualquer coisa que aparecer na tela, sou bem cuidadoso, tanto que qualquer coisa que baixo, mando primeiro para o VT, mesmo depois rodo o WD no arquivo pra ver se tá tudo limpo. Fazendo assim, há décadas que não sei o que é problema com vírus ou afins no pc. Tenho o mesmo procedimento no linux, a diferença é que não uso AV, só o firewall e bom comportamento no uso do dia a dia.

1 Curtida

Entendo sua colocação, mas boas práticas e boa política de segurança e de uso não é a regra para o usuário médio, usuário comum, do Windows. Por isso eu Continuo recomendando um bom antivírus.

2 Curtidas

Entendo seu ponto, e vc tá certo. Pior que tem usuário que mesmo adicionando uma boa suite de segurança, como o kaspersky, ainda consegue destruir o sistema.

Mas sem dúvidas que o advento do defender, no windows 10, foi um grande avanço em comparação com as versões anteriores que vinham completamente desprotegidas.

1 Curtida