Amigos, bom dia…
Sou contador, não gosto do Windows por conta das imposições que ele nos faz. Meu hardware é antigo, porém me supre tranquilamente. Sempre usei o Windows 7, depois nós todos fomos obrigados a migrar pro Windows 10, pois mesmo fazendo as chamadas gambiarras no sistema, no fim sempre aparecia a tela oferecendo pra migrar para o Windows 10, e mesmo sem eu querer o sistema acabou atualizando para o W10. Nunca gostei do W10, pois sempre foi muito carregado, meu HD ficava sempre no topo de consumo, memoria RAM no talo. Desisti do W10, formatei com Ubuntu.
Comecei uma nova vida! Em fim… Fluido, leve, tranquilo…
Mas nem tudo são flores. Os programas principais do meu uso rotineiro, estão disponíveis no site da receita federal, e mês a mês são atualizados. Mesmo a receita federal disponibilizando pacotes para Linux, sempre me deparava com centenas de erros na instalação dos pacotes. Quando finalmente consegui instalar um dos programas, ele não abria, não rodava, nada acontecia. Fiquei uns 20 dias tentando usar o Ubuntu para trabalho, mas devido esses problemas na compatibilidade, tornei ao Windows 10. Fiz milhares de modificações, removendo as besteiras e enfeites do W10. Em fim… consegui usar por um tempão. Surgiu o beta do Windows 11, meu HARDWARE não era compatível pois se eu ativar o TPM, a BIOS pede pra instalar o Windows 8. Modifiquei a ISO de instalação do W11, instalei, achei bem limpo e fluido. Porém agora lá se vem as imposições da Microssoft novamente. Já não recebo mais atualizações pois o hardware não é compatível, e recebo mensagens informando que meu computador não suporta o W11.
Nunca gostei o Windows. Mas sempre fui obrigado usar devido a rotina de trabalho.
Alguém me indica uma distro pra essas configurações por favor:
Notebook Acer Aspire E5-571 - 4GB de RAM
Processador: Intel(R) Core™ i3-4030U CPU @ 1.90Ghz (4CPUs)
BIOS: InsydeH20 Version 03.73.06.1066V1.13
Estou com um projetinho pra dar um UPGRADE nele e por 8GB de ram, e um SSD de 250GB.
No momento meu maior problema é conseguir rodar os programas da RFB no Linux, e trabalho com o sistema contábil Dominio WEB. Ele instala um plugin, que é acessado via navegador de internet e não sei se tem para Linux.
Já tentei usar o PlayonLinux, Wine, mas sempre tenho problemas e erros a perder de vista.
EDIT1
Nível avançado em infra, rede, programação, sistemas…
Abraços