Programas da RFB - Receita Federal do Brasil no linux

Amigos, bom dia…

Sou contador, não gosto do Windows por conta das imposições que ele nos faz. Meu hardware é antigo, porém me supre tranquilamente. Sempre usei o Windows 7, depois nós todos fomos obrigados a migrar pro Windows 10, pois mesmo fazendo as chamadas gambiarras no sistema, no fim sempre aparecia a tela oferecendo pra migrar para o Windows 10, e mesmo sem eu querer o sistema acabou atualizando para o W10. Nunca gostei do W10, pois sempre foi muito carregado, meu HD ficava sempre no topo de consumo, memoria RAM no talo. Desisti do W10, formatei com Ubuntu.
Comecei uma nova vida! Em fim… Fluido, leve, tranquilo…
Mas nem tudo são flores. Os programas principais do meu uso rotineiro, estão disponíveis no site da receita federal, e mês a mês são atualizados. Mesmo a receita federal disponibilizando pacotes para Linux, sempre me deparava com centenas de erros na instalação dos pacotes. Quando finalmente consegui instalar um dos programas, ele não abria, não rodava, nada acontecia. Fiquei uns 20 dias tentando usar o Ubuntu para trabalho, mas devido esses problemas na compatibilidade, tornei ao Windows 10. Fiz milhares de modificações, removendo as besteiras e enfeites do W10. Em fim… consegui usar por um tempão. Surgiu o beta do Windows 11, meu HARDWARE não era compatível pois se eu ativar o TPM, a BIOS pede pra instalar o Windows 8. Modifiquei a ISO de instalação do W11, instalei, achei bem limpo e fluido. Porém agora lá se vem as imposições da Microssoft novamente. Já não recebo mais atualizações pois o hardware não é compatível, e recebo mensagens informando que meu computador não suporta o W11.
Nunca gostei o Windows. Mas sempre fui obrigado usar devido a rotina de trabalho.

Alguém me indica uma distro pra essas configurações por favor:
Notebook Acer Aspire E5-571 - 4GB de RAM
Processador: Intel(R) Core™ i3-4030U CPU @ 1.90Ghz (4CPUs)
BIOS: InsydeH20 Version 03.73.06.1066V1.13

Estou com um projetinho pra dar um UPGRADE nele e por 8GB de ram, e um SSD de 250GB.

No momento meu maior problema é conseguir rodar os programas da RFB no Linux, e trabalho com o sistema contábil Dominio WEB. Ele instala um plugin, que é acessado via navegador de internet e não sei se tem para Linux.

Já tentei usar o PlayonLinux, Wine, mas sempre tenho problemas e erros a perder de vista.

EDIT1
Nível avançado em infra, rede, programação, sistemas…

Abraços

1 curtida

Boas vindas ao fórum :wave:

Não faço a mínima ideia de qual o seu perfil de usuário, expelo: tech savvy, leigo com informática, saca algo de computador pelo menos com o Windows. Não leve isso como ofensa, de modo algum, mas sim como uma necessidade de precisar recomendar algo mais “básico” para o uso dia a dia de um usuário que não conhecemos o perfil. Ditos isso: recomendo experimentar o Linux Mint MATE ou XFCE, base Ubuntu (bastante documentação e pacotes de sobra), sólido e, estes em específico, possuem interfaces leves e bastante similar ao Windows.

Isso é bom, o PC vai voar. Sair de um disco mecânico para um de estádo sólido é um sr salto de desempenho.

O programa da receita tem versão feita em Java, basta ter o OpenJdk instalado e ele executa tranquilamente. Qualquer dúvida, cria um tópico no fórum que o pessoal ajuda assim que possível.

Instalar o OpenJDK no Ubuntu e seus derivados: sudo apt install default-jre

Então, mesmo esses pacotes .jar tive problemas com eles na época. Estou instalando o ubuntu em uma maquina virtual e vou tentar rodar todos esses programas. Se tudo der certo saio correndo do Windows.

1 curtida

Instala Manjaro com XFCE ou KDE Plasma, habilita o repositório Manjariando e seja feliz (ao menos com algumas coisas)

Neste tuto ensina a instalar o Sped:

https://manjariando.com.br/2016/12/07/como-instalar-os-programas-da-receita-federal-no-manjaro/

1 curtida

Não pule da janela sem paraquedas, jovem Padawan :sweat_smile:
Para rodar programas em .jar → java -jar jarfilename.jar.
Se tiver algum problema com pacotesa .jar, abra um tópico. Galera ajuda sem problemas :slight_smile:

@Natanael.755 e @Rafael_Vilela

Olá amigo, tudo bem? Só agora pude responder seu comentário, acompanhei hoje com calma o post, estou muito na correria, enfim, sou Contador também e trabalho no Contábil e Fiscal, como está o seu processo? Está conseguindo usar de boa agora os programas da Receita? Atualiza a gente aí para tentarmos ajudar.

OBS: Eu também não gosto da política de querer forçar o usuário a usar seus produtos da MS.

Opa amigo, saudações…
Não tive tempo de testar ainda, sabe como é nossa área né? rsrs
Mas você usa qual SO?
Qual me recomenda?

1 curtida

Fala meu amigo, sei bem como é a nossa área kkkkkk. Início de mês é complicado e final de mês é mais complicado ainda kkkkkkk. Brincadeiras a parte. Então, em casa eu utilizo o Linux Mint, já utilizei o Pop e Ubuntu, mas me estabilizei no Mint. Quanto ao uso de Linux na nossa área eu tenho muitas dúvidas, pois no escritório que trabalho ainda utilizo Windows 7 (isso mesmo o 7 rsrs), os softwares que precisamos tipo SPED, DIRF todos têm versões para Linux, inclusive o amigo @FlaviodeGodoi já me esclareceu várias dúvidas no Instagram, me ajuda demais (ele também é contador e utiliza Linux), o software Destda (SEDIF) esse ainda não testei, estou na mesma luta, o amigo @Daigo também tem ajudado muito. Eu achei no fórum Contábeis um amigo falando que o escritório dele está 98% funcionando com uma Distro Linux, os 2% que faltava era por conta do Conectividade Social, esse foi um post de 2016/2017 não sei se hoje está 100% já que podemos acessar pelo Google Chrome, tentei entrar em contato com esse amigo, mas não consegui infelizmente. Abaixo deixarei o Link do post.

E quanto aos softwares que não é obrigátorio na nossa área, mas utilizamos muito tipo Excel, eu estou usando LibreOffice Calc e tem me ajudado muito, principalmente a comunidade BR e gringa do Libre no Telegram. E o amigo @FlaviodeGodoi me dá várias dicas.

1 curtida