Há um tempo fiz o blog Essenziale Prime, para assuntos de contabilidade, linux, LibreOffice, só que depois de um ano de postagens diárias, precisei parar por falta de tempo. Mas caso alguém em querer escrever, fazer tutoriais, vídeos, artigos, se interessar em compartilhar o que sabe ficarei feliz em , passar o acesso.
Como trabalho com contabilidade uso muitas planilhas e elaborei 3 aqui para ajudar nas rotinas do departamento contábil. Por meio delas, controlo o contas a pagar e receber dos clientes, visualizo o Razão e balancete de clientes, salários, fornecedores, de tudo. Também montei planilha para elaborar notas explicativas de forma bem automatizada, além de gerar um formato que é facilmente usado para importar o movimento de digitação para o sistema contábil da Contmatic Phoenix.
As planilhas apresentam exemplos de lançamentos e outros dados, para facilitar no entendimento de sua utilização, são enormes e não abrem pelo app de planilha do Google, apenas download.
Trabalhei numa empresa como gerente de TI, lá fiz a troca de vários softwares proprietários por software não-proprietário.
A primeira mudança que fiz foi trocar o MS Office 2003 (sim, lá usavam o 2003), pelo Libreoffice.
A maioria das planilhas do Excell 2003 funcionaram de boa no Libreoffice, exceto as que tinham macros.
Como também sou programador, acabei desenvolvendo muitas planilhas para a empresa.
Era raro achar alguém que as fizesse, então a empresa me pagava por fora para fazê-las.
Na empreitada, aprendi a usar Basic para fazer as macros, embora achasse melhor fazer com Python e/ou JS, o fato é que o Basic é nativo no Libreoffice.
Depois de muito tempo por lá, acabei desenvolvendo um software web, que rodava no servidor da empresa. Substitui todas as planilhas por ele. O software era escrito em Python wsgi (na unha), tinha banco sqlite. O pessoal logava e fazia tudo nele, e ele gerava relatórios para o libreoffice Calc e Writer.
Meu maior arrependimento é não ter feito backup nenhum em minha máquina local, já que desenvolvi tudo enquanto trabalhei na empresa e ficou tudo por lá…
Mas é ótima a sua atitude!
Hei de visitar o seu blog!
Olá, bom dia. Claro que sim! Só espero que dê certo pois os arquivos são bem grandes e parece que lá tem limite de tamnaho de arquivo, mas se conseguir, maravilha. Minha ideia é mostrar como o LibreOffice pode ser útil. Do mesmo modo como aprendi muita coisa vendo modelos de arquivos no escritório aberto do LibreOffice, assim também eu quero contribuir para ajudar a outros.
Ok Flávio, como é finalidade é apresentar modelos, diminuirei a quantidade de dados, no exemplo.
Para consultas ,tenho esta coletânea de dicas e tutoriais publicados nas revistas LibreOffice Magazine e do extinto BrOffice.org (MundoLibre) .
E olha que já tentei reproduzir as mesmas planilhas no Excel. Onde trabalhei o proprietário não gostava do LibreOffice. Não conhecia, nunca usou e simplesmente não gostava de graça. A planilha que eu usei era uma versão da planilha de digitação mas para entidade sem fins lucrativos e que apresentam prestação de contas por receberem verba municipal. A no libreoffice tinha 6MB, a cópia em excel, 16MB.