Procurando Alternativas ao Gerenciador de Arquivos Padrão no Zorin OS

Confesso que o Explorer do Windows era uma mão na roda em termos de organização e praticidade, kkkkkk.

Sempre que preciso abrir o explorador de arquivos no Zen Browser, Steam ou qualquer outra aplicação, o Zorin chama o Tunar, que é extremamente rudimentar e me impede de me orientar propriamente entre os arquivos.

Com ajuda do Gemini, tentei setar o Nautilus como o navegador de arquivos central do sistema, mas em vão, as aplicações continuam chamando o Tunar.

Eu preciso que as aplicações abram um explorador configurado para mostrar sempre os itens mais recentes da pasta de Downloads, com boas miniaturas a mostra, algo que até tentei achar pra setar no Nautilus mas sem sucesso.

O que eu deveria fazer? Desinstalar o Tunar e o Nautilus do sistema e deixar apenas o Dolphin, por exemplo?

Zorin Xfce?

O “padrão” costuma ser “do DE” – e não, “da distro”. – Mas posso estar enganado, pois não conheço o Zorin.

Eu já instalei mais de 30 distros, e sempre que usam KDE, o padrão é o Dolphin.

O Dolphin permite configurar um modo diferente de exibição para cada pasta. – Em “Books_inbox”, por exemplo, configurei para exibir arquivos e subpastas por ordem cronológica inversa, para encontrar logo o que baixei ou alterei por último:

E posso alternar entre “Mostar pastas primeiro” – ou mostrar pastas e arquivos:

Quando comecei a usar Linux (Kurumin, Kubuntu, ambos com KDE), também senti falta de algumas características do (file) Explorer – mas tudo é diferente. – Eu optei pelo Linux, e chutei o Windows.

3 curtidas

Sim, sim, XFCE. Como se trata do Core e não do Lite, o DE foi baixado posteriormente porque o Gnome estava dando pequenas travadas por aqui. Mas acredito que o Tunar (ou outro explorador igualmente rudimentar) também estava setado.

Minha duvida é: mesmo que eu desinstale o Tunar e Nautilus, como seto o Dolphin para abrir em todas as aplicações, incluindo navegação web? Tanto o Gemini quanto o GPT me passaram certos comandos de terminal que simplesmente não funcionaram.

Primeiro, um esclarecimento: não é o Thunar que constrói os diálogos de abrir/salvar arquivos do Xfce, ele usa o padrão do GTK3. Ou seja, praticamente ele usa o padrão do Gnome. Alguns aplicativos não respeitam esse padrão, mas isso é responsabilidade dos desenvolvedores desses aplicativos.

Talvez esteja faltando algum pacote no seu sistema, como o xdg-desktop-portal-gtk ou xdg-desktop-porgal-gnome.

Eu costumo acrescentar os seguintes comandos ao arquivo ~/.profile com o objetivo de integrar melhor todos os aplicativos (ele faz com que alguns aplicativos QT usem os diálogos do Gnome):

if [ "$XDG_SESSION_TYPE" = "wayland" ]; then
    export QT_QPA_PLATFORM=xcb
    export QT_QPA_PLATFORMTHEME='gnome'
else
    export QT_QPA_PLATFORMTHEME='gnome'
fi

Entretanto, não resolve o problema que você mencionou.
Infelizmente o diálogo de abrir/salvar arquivos do GTK é ruinzinho, mas não tão ruim a ponto de ser um grande problema.

Por vezes, os temas personalizados quebram toda a experiência entre os aplicativos. Por isso, eu já me acostumei que para Linux só existem dois temas: Adwaita e Breeze. Fora eles, somente o tema Yaru (que é uma variante do Adwaita) oferece uma experiência consistente entre os aplicativos.

Porém, os diálogos GTK entregam essa experiência que você está tendo, miniaturas é quase inexistente, histórico por pasta? Acho que não tem.

Os diálogos do KDE são mais completos, mas então migrar para o KDE é a solução. Posso dizer que não existe muita diferença em uso de recursos entre o KDE e o XFCE, então creio que a migração para você não vai ser tão difícil.

3 curtidas

Tu vai te meter num vespeiro com isso. Em XFCE sempre vai chamar o Thunar.

sudo apt remove thunar thunar-data thunar-volman

Para garantir que o Nautilus abra o diretório de Downloads ordenado por mais recentes:

1. Abra o Nautilus.
  2. Navegue até a pasta Downloads.
  3. No menu de visualização (três linhas no canto ou menu de contexto):
  • Escolha Ordenar por → Data de Modificação (decrescente).
  • Escolha o modo Miniaturas grandes.
  1. O Nautilus geralmente lembra a configuração por pasta.
2 curtidas

Isso não vai resolver o problema, ele não está reclamando do Thunar ser o gerenciador de arquivos.
O que ele está reclamando é dos diálogos de abrir e salvar arquivos, e nesse caso não é o Thunar que renderiza.

Em todo o caso, o Xfce permite que seja selecionado outro gerenciador de arquivos nas configurações, e ele pode ser qualquer outro que o usuário tenha instalado. Porém, nem alterando o gerenciador de arquivos, nem desinstalando o Thunar vai trocar os diálogos de abrir/salvar arquivos.

3 curtidas

Entendi, então é isso mesmo que vc disse.

1 curtida

Eu não tinha entendido direito sua questão – como bem observou o @Rodrigo_Zimmermann – O assunto é o “diálogo” (abrir / salvar arquivos), e não o file-manager:

Depois que li as várias respostas, sou obrigado a concordar com a sugestão do @Rodrigo_Zimmermann – Não porque eu seja fã do KDE (rs), mas porque é a verdade:

Eu também vim do Windows, “cheio de manias” – e se você quiser conservá-las, o KDE é o melhor caminho.

Volto a frisar que isso é questão do “DE” – e não, da “distro”. – Mas algumas distros implantam um KDE mais completo, do que outras distros.

No meu Arch Linux (onde “quem” implantou o KDE fui eu, e não a distro), estou observando a seguinte situação – no caso de aplicativos GTK:

O Chrome usa o “diálogo” do KDE:

Além de mostrar exatamente as partições que eu escolhi no Dolphin (à esquerda), ele também permite ampliar o “preview”, à direita:

Verifiquei que tenho o pacote plasma-browser-integration – além do kdialog, exigido ao instalar o Chrome / Chromium.

Infelizmente, não instalei o Firefox no Arch Linux, por isso não posso conferir qual “diálogo” ele usaria, ou quais dependências ele pediria para se integrar ao ambiente KDE.

O LibreOffice também usa o “diálogo” do KDE:

Verifico que estão instaladas estas “dependências opcionais” do LibreOffice – mas não sei se têm alguma relação com o “diálogo”:

• qt5-x11extras: for Qt5 desktop integration [installed]
  • kio: for KF6 KDE desktop integration [installed]
  • qt6-multimedia: for Qt6 desktop integration [installed]

Talvez o kio tenha algo a ver com isso – inclusive, ele exige o kdialog – mas não posso garantir:

O Gimp usa outro “diálogo” – que considero horrível, terrível, um traste:

As coisas não são exatamente assim no Void Linux – onde também fui eu quem “implantou” o KDE. – Ainda falta eu descobrir alguma coisa.

2 curtidas

Complementando:

Eis o consumo inicial de RAM, usando KDE, segundo verifiquei ontem:

01  openSUSE_  1502 MiB
02  Arch_____  1142 MiB
03  Debian___  1282 MiB
04  Fedora___  1327 MiB
06  PCLinuxOS   918 MiB
07  Mageia___  1111 MiB
09  Void_____  1033 MiB
12  MXLinux__  1137 MiB
2 curtidas

A configuração do gerenciador de arquivos padrão é do Ambiente Gráfico. No KDE Plasma dá para alterar para outro instalado, ou mesmo entrar com um comando personalizado. Não é possível que o XFCE modificado do Zorin OS não te dê essa liberdade…

3 curtidas

Meu pitaco sobre o caso. Você acaba de mudar radicalmente de sistema operacional, pra melhor, eu diria. :grin:
Porém, numa mudança como essa, você deve estar aberto a fazer certas concessões e se adaptar ao novo sistema. Tentar adaptar o novo sistema ao que está acostumado será sempre difícil e muitas vezes frustrante.
Como alternativa, lhe foi dada a sugestão de mudar para o KDE Plasma, que na minha opinião, seria o melhor a fazer. :wink:
Seja muito bem vindo ao mundo Linux e divirta-se conosco. Logo logo nem se lembrará do Windows.

4 curtidas

O título do tópico fala “alternativas ao gerenciador de arquivos” – mas a questão do Autor é sobre outra coisa: – O “diálogo de abrir / salvar”:

Fiquei curioso em saber qual a situação factual nas minhas distros – e o quadro que consegui levantar é este:

O openSUSE talvez tenha se beneficiado do uso de “patterns” – que o entulham com todas as dependências meramente “sugeridas” – como se fossem indispensáveis.

Uso inicial de RAM – todas as distros com KDE – mas com vários serviços desabilitados ou removidos por mim:

Como já disse antes, o KDE que implantei no Void ainda ficou meio capenga. – Tentei instalar o plasma-browser-integration, hoje, mas deu conflito. – Por isso, está fora do repositório oficial.

2 curtidas

No XFCE tem uma configuração onde dá pra substituir o Thunar por outro gerenciador de arquivos: xfce:xfce4-settings:preferred-apps [Xfce Docs]

3 curtidas

Eu acho que mesmo mudando aí, o thunar acaba sendo o principal.

1 curtida

@frc_kde

Gratidão pelo auxilio, meu caro. O titulo do post foi renomeado pelo @thespation por alguma razão. Isso foi o que gerou sua confusão. Eu de fato não estava tentando “trocar o gerenciador de arquivos padrão do Zorin”, apenas achar um jeito de mudar o seletor de arquivos padrão do GTK3, que é super limitado e me impede de trabalhar com praticidade.

Ao que tudo indica não vai ter outra opção se não migrar para o KDE mesmo, correto? Eu conseguiria implementar ele diretamente aqui no Zorin? O Gemini afirmou que essa salada de pacotes DE não vai se integrar corretamente.

Eu teria de formatar o notebook para uma distro Qt/KDE como Kubuntu?

@Rodrigo_Zimmermann

Você m4tou a charada, parceiro. Obrigado pela colaboração, de verdade.

@mauriciodelima

O problema não era sobre o Thunar mesmo, afinal.

@Deleterium

Obrigado pela contribuição, meu caro. É que houve uma falha de comunicação da minha parte e do mod que editou o titulo do post, mas o problema em questão não era o gerenciador de arquivos em si.

@msteles

Pior que nesse caso não tem muito pra onde fugir. É muito mais sobre praticidade do que regalia. Sem um seletor de arquivos que me permita visualizar miniaturas e ordenar a visualização das pastas por data e tipos de arquivo, meu tempo de produtividade vai diminuir horrores. Eu trabalho com navegação web ativa e preciso procurar arquivos com agilidade. Mas até pra entretenimento esse tookilt deixa a desejar, como editar as capinhas dos meus jogos na Steam, por exemplo. O tempo que eu perco procurando os arquivos corretos é muito grande.

@swatquest

De fato, companheiro. Ao que tudo indica é isso ai mesmo.

2 curtidas

Salve, @halobash

Migrar para o KDE – e para aplicativos Qt, quando possível – pode lhe ajudar a ser mais produtivo… mas não solucionará todos os problemas, num piscar de olhos.

Alguns aplicativos GTK teimam em não usar o “KDialog” – mas eu não quero trocá-los por outro em Qt:

Então, acabei apurando uma série de hábitos que me ajudam a ser mais produtivo: – Por exemplo, mantenho o Dolphin aberto – e bastam 1 ou 2 cliques para abrir qualquer arquivo, com o aplicativo que quero usar.

Arquivos JPG, por exemplo, sempre abro pelo Gwenview, para examinar em detalhe – e minha 2ª opção é o Gimp:

Posso escolher o Gimp diretamente no Dolphin – ou no Gwenview:

Isso é muito mais rápido do que abrir o Gimp “vazio” – e depois abrir o “diálogo” dele, para sair procurando um arquivo.

Naturalmente, meus arquivos estão sempre bem organizados – com nomes significativos – e dentro de pastas com nomes significativos.

Claro que não fiz isso, de uma hora para outra. – São hábitos que desenvolvi com o tempo – e que altero, sempre que percebo outro modo de ser mais produtivo.

Não perco tempo enfeitando a aparência do KDE. – Prefiro fazer esses ajustes “invisíveis” – que facilitam a minha vida.

Quanto às “miniaturas” – ou “previews”, ou “thumbnailers” – dependem de suas escolhas, e de algum investimento. Veja aqui.

É fácil instalar qualquer DE, em qualquer distro que você já tenha – desde que a distro ofereça o KDE em seus repositórios. – Já instalei o KDE em um Linux Mint, e em várias outras distros que vieram com outro DE.

Nem sempre fica perfeito – mas serve de “campo de provas”, para ver como é. – Mais tarde, com calma, poderá escolher uma distro que já venha com KDE.

3 curtidas

O caso do Firefox é interessante. Ele utiliza o Portal que está instalado no sistema.

E se não tem nenhum Portal instalado, por padrão, o Firefox não exibe nenhum diálogo de Salvar ou Abrir arquivos. Se tem o Portal do KDE o Firefox usa o diálogo do Kio, se tem o do GTK é usado o do GTK e se tem o do Gnome, ele usa o do Gnome.

4 curtidas

Obrigado, @rapoelho

De fato, acabo de verificar que falta o “kde” no meu MX Linux – na partição “Linux12”:

# tree /PATH/Linux12/usr/share/xdg-desktop-portal
/run/media/flavio/Linux12/usr/share/xdg-desktop-portal
└── portals
    └── gtk.portal

2 directories, 1 file

Uma curiosidade, que ainda não entendi direito:

No Arch Linux (montado, em uso), encontrei em /usr/libe em /usr/share:

$ whereis xdg-desktop-portal-kde
xdg-desktop-portal-kde: /usr/lib/xdg-desktop-portal-kde

# ls -1 /usr/lib/xdg-desktop-portal*
/usr/lib/xdg-desktop-portal
/usr/lib/xdg-desktop-portal-kde
/usr/lib/xdg-desktop-portal-rewrite-launchers
/usr/lib/xdg-desktop-portal-validate-icon
/usr/lib/xdg-desktop-portal-validate-sound

# tree /usr/share/xdg-desktop-portal*
/usr/share/xdg-desktop-portal
├── kde-portals.conf
└── portals
    ├── kde.portal
    └── kwallet.portal

2 directories, 3 files

… mas em todas as outras distros (filesystems desmontados), encontrei só em /usr/share:

-------------------- 04 - Fedora --------------------

# ls -1 /run/media/flavio/Linux4/usr/lib/xdg-desktop-portal*
ls: cannot access '/run/media/flavio/Linux4/usr/lib/xdg-desktop-portal*': No such file or directory

# tree /run/media/flavio/Linux4/usr/share/xdg-desktop-portal
/run/media/flavio/Linux4/usr/share/xdg-desktop-portal
├── kde-portals.conf
└── portals
    ├── gnome-keyring.portal
    ├── gnome.portal
    ├── gtk.portal
    ├── kde.portal
    └── kwallet.portal

2 directories, 6 files

-------------------- 06 - PCLinuxOS --------------------

# ls -1 /run/media/flavio/Linux6/usr/lib/xdg-desktop-portal*
ls: cannot access '/run/media/flavio/Linux6/usr/lib/xdg-desktop-portal*': No such file or directory

# tree /run/media/flavio/Linux6/usr/share/xdg-desktop-portal
/run/media/flavio/Linux6/usr/share/xdg-desktop-portal
├── kde-portals.conf
└── portals
    ├── gnome-keyring.portal
    └── kde.portal

2 directories, 3 files

Fiz um levantamento rápido de todas as minhas distros – e agora tenho diversão garantida para vários dias! :grimacing:

3 curtidas

A dica do @rapoelho está dando frutos…

No MX Linux, instalei pelo Synaptic:

Commit Log for Wed Jul  2 14:06:55 2025

Installed the following packages:
xdg-desktop-portal-kde (5.27.5-2)

Agora, sim, o Chrome do MX Linux usa o KDialog:

Descobri por que não encontrava essa bagaça em /usr/lib: – Pelo comando whereis descobri que estava em /usr/libexec:

$ whereis xdg-desktop-portal
xdg-desktop-portal: /usr/libexec/xdg-desktop-portal /usr/share/xdg-desktop-portal

$ ls -nR /usr/libexec/xdg-desktop-portal*
-rwxr-xr-x 1 0 0 1180024 Jan 10  2023 /usr/libexec/xdg-desktop-portal
-rwxr-xr-x 1 0 0  514632 Nov 29  2022 /usr/libexec/xdg-desktop-portal-gtk
-rwxr-xr-x 1 0 0   22776 Jan 10  2023 /usr/libexec/xdg-desktop-portal-rewrite-launchers
-rwxr-xr-x 1 0 0   14696 Jan 10  2023 /usr/libexec/xdg-desktop-portal-validate-icon

$ tree /usr/share/xdg-desktop-portal
/usr/share/xdg-desktop-portal
└── portals
    ├── gtk.portal
    └── kde.portal

2 directories, 2 files

$ ls -nR /usr/share/xdg-desktop-portal
/usr/share/xdg-desktop-portal:
total 4
drwxr-xr-x 2 0 0 4096 Jul  2 14:06 portals

/usr/share/xdg-desktop-portal/portals:
total 8
-rw-r--r-- 1 0 0 495 Nov 29  2022 gtk.portal
-rw-r--r-- 1 0 0 658 May  9  2023 kde.portal

Nenhuma alteração no Gimp (diálogo “Open Image”) – ou no Google Earth (diálogo “Open”):

Para abreviar caminho, usei o Dolphin para selecionar o arquivo “My Places.kmz” – que salvei ontem, do Google Earth do Arch (mais “povoado” por mim) – e o KDE já sabe que esse arquivo é do Google Earth:

E pronto! – Agora, tenho no MX Linux todas as camadas que criei no Google Earth do Arch Linux – minha “distro principal”:

Tratei de atualizar a planilha… Ooops! – Falta a fonte Zapf Dingbats:

Instalei a partir de uns pacotes antigos – do Corel do milênio passado, do saudoso XP, do ms-ttfcorefonts-installer:

Et voilà:

3 curtidas

Fico feliz que minha problematica acabou até te ajudando em todo o processo. Instalei o KDE aqui, graças aos deuses. Não fiz ainda todos os testes pra ver o que vai ou não abrir com o Kdiag; mas só do meu Zen ter aberto, já é uma vitoria.

De resto a gente vai ajeitando de pouco em pouco. Sua sugestão de alterar a estratégia de organização também é valida, mudar esse mindset pode fazer toda a diferença.

Gratidão pelo auxilio novamente, meu caro!

2 curtidas