Parceiro, você me permite abusar da tua boa vontade mais uma vez? O KDE conta com muitas opções de personalização. Estou tentando me guiar por aqui com ajuda de Gemini mas mesmo assim está dificil achar as opções que preciso.
Se tratanto do Kdiag/Dolphin, as alterações de ordem dos arquivos é bem intuitiva, pelo menos com isso não estou enfrentando problemas (e você também me ajudou com seus prints lá em cima).
Agora, eu precisava de outras duas coisas primordiais por aqui:
1 - Personalizar o painel/barra de tarefas propriamente: centralizar os apps, ocultar o painel, adicionar transparencia.
2 - Editar os atalhos do teclado. Até encontrei a opção nas configurações, mas não achei onde ele me deixa editar o caminho pra atribuir ao comando do atalho por si.
Minha sugestão, é abrir 2 tópicos separados – um para cada questão – para manter o Fórum organizado, e facilitar a pesquisa de outros colegas, que precisarem da solução para cada coisa.
For Firefox, make sure you have xdg-desktop-portal and xdg-desktop-portal-kde packages both installed, and set widget.use-xdg-desktop-portal.file-picker to 1 in about:config.
Abri o Firefox – digitei about:config na linha de URL – recebi avisos terríveis, mas segui em frente – e troquei “2” por “1”:
É um erro fazer coisas que deveriam ser leitura da documentação através de uma IA. Elas erram muito, mas muito mesmo. Opino que a IA para resolver problemas de configuração de sistemas operacionais é uma ferramenta que só atrapalha.
Pode ser muito perigoso para um novato em “Linux”! – Eu não recomendo, para nenhum iniciante.
No meu caso, ajudou. – Em parte, porque “instalar o pacote libreoffice-kde” fazia todo sentido – considerando o que já sei sobre KDE, pacotes etc.
Lembre que eu nunca instalo “Aplicativos” (conceito Android, lojinha Plasma Discover, que esconde os “pacotes” individuais). – Há quase 20 anos, eu só instalo “pacotes”, prestando atenção, anotando, e examinando. – E também tenho alguma prática de instalar / completar o KDE, quando fica faltando algum pacote.
Quanto ao Firefox, observe que peguei uma dica do KDE Discuss – já comprovada por outros colegas.
Mas torno a repetir: – Eu não aconselho IA como guia para iniciantes.
Legal! Consegui fazer o firefox usar o Kdialog aqui!
Sobre o Libreoffice, quando eu tinha ele compilado apenas com gtk, a interface ficava lagada ao movimentar entre dezenas de células rolando a planilha. Depois que adicionei a flag kde ficou muito mais fluida (isso anos atrás). Já a mesma configuração com Wayland fica com ‘lag’ ou travando (mais um daqueles bugs que só aparece no wayland mas no X funciona legal).
Fico feliz que uma observação minha no Firefox e que se deu usando três ambientes diferentes (Gnome, KDE Plasma e Openbox), tenha dados frutos para alguns resolverem outros problemas.