Problemas para instalar o driver de um adaptador wireless USB no Pop OS

Recentemente, comprei um adaptador wifi usb já que a placa de rede do meu notebook só tem suporte a redes 2.4G, mas não consigo instalar os drivers no Pop OS.

O adaptador é esse aí (caso alguém tenha esse mesmo e conseguiu instalar o driver):

Ele veio com um CD, e três drivers diferentes para Linux, mas nenhum deles funcionou. Todos deram erros no script de instalação.
Eu também busquei vários drivers aqui mesmo no fórum e no github, mas eles também não funcionaram.
O maior problema é que não sei qual modelo exato é esse adaptador, no comando lsusb ele simplesmente aparece como Realtek Semiconductor Corp. 802.11ac NIC.

Essa mídia, com os drivers pra Linux, tem como colocar um print do conteúdo dele?

Pode ser que ele não seja plug end play, já tento iniciar a maquina com ele já plugado na USB?

AC1300, veja se ajuda:

Aqui está.

(Dentro da pasta LINUX)

Em alguma dessas pastas tem 1 arquivo .deb?

Já tentei, o iwconfig continua mostrando só um dispositivo wireless

Não, são instaladores via script (install.sh)

Pop tem uma baita leque de drivers, mas não sei se graficamente, tem alguma ferramenta para procurar e instalar. Mint sei q tem.

Eu já tinha visto esse post e tentado, quando vou rodar o comando sudo dkms autoinstall aparece o seguinte erro:

@Paran01d Po mais ai não né, vc tem que instalar o dkms no sistema né po:

Mas ele já está instalado!

E o dkms da realtek?

Acho que abrindo a opção de firmware vc consegue fazer uma varredura quanto aos drivers.

Aparece essa mesma mensagem, de que nenhum dispositivo com suporte a firmware automático foi detectado

Xi…
Vc já testou esse adaptador em outra máquina e funcionou?
Próximo passo: baixe o Mint, grave 1 livependrive e veja se o MintDrivers te indica algo.

Fiz isso, e o app do Linux Mint também não encontrou drivers.

Aí a chance do dispositivo ou da porta USB estarem com problemas

Encontrei uma solução: instalar o Archcraft. Ele reconheceu o adaptador na hora, sem necessidade de instalar drivers.

1 curtida

Boa, que bom que conseguiu fazer funcionar, divirta-se.
Esse tópico vai ajudar outras pessoas.

1 curtida