Problemas no KEEP OS ao usar ASUS Vivobook

Recentemente comprei para a minha sobrinha um Asus Vivobook M1502ia-ej251 R5 8gb 256ssd com Linux nativo e ele vinha com o Keep OS. A princípio não achei que seria um problema, não só porque era mais barato do que a versão com Windows mas também porque as atividades que minha sobrinha realiza nele poderiam ser feitas em qualquer SO. No entanto, hoje a tarde minha sobrinha evidenciou diversos problemas e gostaria de saber se dá pra solucionar ou se é problema do aparelho em si:

1 - o Bluetouch não abre e nem aparece na barra de tarefas (como é exibido na “página de suporte”):

2 - travamento no touchpad. Segundo o vídeo abaixo, o touchpad trava sempre que ela acidentalmente realiza tais procedimentos:

Img

Vale ressaltar que a mesma percebeu a possibilidade de escrever letras e números no touchpad.

3 - Os navegadores Chrome e Firefox estão desatualizados para a Netflix, mesmo os repositórios estão dizendo que estão atualizados:

Será que eu conseguiria resolver os problemas mudando de SO ou é algo da placa do notebook?

2 curtidas

Esses Linux pré instalados por fabricantes geralmente são montados bem porcamente. Uma distro decente qualquer, como um Mint ou Fedora, vai lhe oferecer uma experiência infinitamente superior. E, sim, aparentemente, todos os defeitos listados têm relação ao software.

2 curtidas

Tive certeza disso só de ver o caso da minha sobrinha, mas preferi dar um crédito, pelo menos por enquanto até poder viajar até a casa dela e instalar um Mint ou Big Linux pra ela, coitada…

2 curtidas

Isso me lembra do Satux, usado pela Lenovo. O negócio é tão ruim que existem relatos negativos de literalmente todos os tipos. Me pergunto o porquê de as fabricantes enviarem, na opção com Linux, essas distros aí, em um mercado em que existe Ubuntu, Mint, Fedora, Manjaro…

2 curtidas

Mais absurda ainda é a ASUS não se dá o trabalho de averiguar uma empresa descente e que dê um verdadeiro suporte as suas próprias máquinas. Na página deles só tem posts pra Windows. No caso do Linux eles terceirizam pra uma página que supostamente seria do Keep OS.

2 curtidas

Pois é. Com tantas opções mais conhecidas do público e com suportes mais sólidos, e tacam distros que nem eles mesmos sabem o que é. Melhor vir sem nada.

2 curtidas

Comprei um equipamento parecido que veio com o Keep OS apresentou os mesmos problemas listados, entrei em contato com a equipe do suporte e baixei a ISO mais atualizada baseada no Debian 12, pra mim resolveu o problema o sistema está bem leve e fluido e não apresenta mais travamentos! A meu ver um ótimo sistema, acho que quando compra vem com o SO muito desatualizado!

1 curtida

Algum de vocês possuem o arquivo KeepOs para me enviar? Estou procurando em todo lugar mas não consigo achar. Preciso reinstalar o KeepOs no meu note para realizar a devolução para a Asus.

Tbm estou na mesma situação

Vc ja tentou contato com o suporte?? Não tenho telefone para ligar para o 0800 da Asus, mandei um e-mail a mais ou menos 1 semana e ainda estou sem resposta.

Complicado. Vi em um post daqui um “representante” da suposta empresa que faz o “Keep OS” comentando mas na prática não se acha nada efetivo sobre esses sistema operacional, só sites desatualizados e com explicações super rasas…

Bem primeiro, coitada da sobrinha kkkk
Segundo, sinto cheiro de Satux com uma mistura de Kurumim… Acho que você deveria instalar um mint e usar o Brave em sicronia com o celular, aí um KDE connect e ela vai amar.

1 curtida

Obrigado pelas condolências… hahaha
O Mint foi uma das opções que eu tinha em mente mas resolvi testar o Big Linux no notebook dela e até o momento está fluindo bem. O único estresse que ela teve esses dias foi que o notebook tava travando do nada, mas depois que eu atualizei os pacotes voltou tudo ao normal. A menina nunca atualizou nada na vida dela, ainda mais no seu primeiro notebook… kkkkkkk

1 curtida

Ahhhh sim. O Big Linux é uma boa oportunidade de conhecer o Linux e avanço na tecnologia brasilerense.
Porém, a quantidade de pacotes necessários para mexer no Big Linux, pode acabar dando problema na hora de manutenção ou até mesmo de instalação de certas coisas.

1 curtida

coloca um linux mint ou zorin o e seja feliz

2 curtidas

Um manjaro ou um Ubuntu e pronto kkkkk

Aqui o link do post que eu mencionei. Aparentemente apareceu uma pessoa informando sobre o “site correto” do Keep OS.

Pois é. Eu sempre fico por perto monitorando, até o momento está de boa, não vejo ela reclamar com frequência. Em último caso eu substituo por alguma versão do Mint ou pelo Kubuntu (Ubuntu mesmo tem um design feio demais… kkkkk).

1 curtida

Sempre gostei do Linux Mint! Eu usei por um bom tempo a versão LMDE no meu notebook velho e funcionava perfeitamente, inclusive em disco rígido! A única versão que tive aborrecimento foi a MATE, não sei porquê. A versão XFCE e LMDE rodaram super bem no SAMSUNG RV415 com processador AMD E-300 (o pior da sua geração)…

1 curtida

Serio? Eu acho o visual do ubuntu unico e bonito kkkkkk uma pegada steampunk