Olá pessoal, recentemente adquiri um fone bluetooth da qcy, muito bom recomendo. Mas ao tentar utilizar ele no meu notebook com PopOs estou tendo bastante problemas. Não consigo utilizar o som e microfone em conjunto, ou eu ouço ou eu uso o microfone, e isso ta me incomodando bastante já que na minha máquina com windows os fones fazem sua função perfeitamente, logo o problema não é neles. Alguém tem alguma ideia do que pode ser feito?
Olá @Luis-Fillipe, tudo bem contigo?
Infelizmente algumas funções de dispositivos bluetooth muitas vezes não funcionam adequadamente em distribuições Linux, muitas vezes, devido à falta de suporte adequado de codecs ou drivers.
Tenho um headset da Edifier e a minha experiência é muito similar, no smartphone consigo utilizar o microfone dele sem problemas. No computador ele até funciona, mas com uma qualidade muito inferior de som.
Você pode fazer alguns experimentos com codecs, para ver se consegue melhorar isso de alguma forma.
![]()
Entendi, pelo que li e vi no manual do fone, ele utiliza AptX, você sabe me dizer se há suporte deste codec para linux? Até que o audio do fone é muito bom enquanto esta conectado, o maior problema para mim é não poder utilizar o microfone enquanto estou ouvindo algo por exemplo.
A maioria das distros Linux não incluem AptX por padrão devido a problemas de licenciamento. Você pode pesquisar se existe algum PPA ou pacote específico para instalar no Pop!_OS.
https://www.reddit.com/r/Fedora/comments/o0at3f/bluetooth_aptx_in_fedora_34/
![]()
Problemas relacionados a áudio bluetooth eu sempre acho que valha a pena fazer backup do sistema e instalar o pipewire pra ver se resolve
Olá!
Sim, existe dois caminhos o libfreeaptx0 e o libopenaptx0. Todos dois atuam com AptX.
Seja via pipewire ou pelo pulseaudio acima da versão 15.X mais precisamente a 16 que traz melhor integrações do codecs junto ao blueZ mais recente para gerenciar a conexão.
Agora, isso é para transmissão a2dp.
Para atuar como headset é outro formato.
Você deve usar protocolos
tem que usar o HSP/HSF que é um formato que usa o device no modo específico para full duplex via modem e evidente que nesse modo a qualidade do audio em si cai bastante porque ele vai para padrão exclusivo de baixo tráfego de banda otimizando somente para voz.
E dentre os perfil HSP/HSF você pode usar combinado para ainda usar subchannel mSBC pra ficar uma voz mais limpa se seu device suportar tbm.
Exemplificando no modo full duplex (playback e gravação simultanea) usando o Edifier W800 BT.
Observe que a qualidade do som cai mesmo e isso é um standart. E para manter a banda de fluxo via BT que fica bem limitada nesse modo ele vai variando a compressão de audio ente o playback e a gravação tentando equilibrar no fluxo de transmissão.
Essa é a configuração que em headsets funcionam normalmente, no caso como ai não está fazendo simultâneo precisa ver se está conseguindo “chavear” entre os profiles.
Está no PopOS 22.04 ou mais recente? Porque nesse sei que ele já usa pipewire pra audio tbm. Se fez um upgrade da 20.04 pra 22.04 pode ficar algo pendente uma vez que na 20.04 era pulseaudio.