Problemas de permissões com NTFS entre Linux e Windows

Objetivo

Então, amigos, eu tô com um HD externo que formatei em NTFS, e decidi usá-lo para instalar jogos da Steam que são bem espaçosos como GTA V, e daí pensei em acessá-lo tanto no Windows como no Linux, ou seja, compartilhar o mesmo armazenamento para a Steam de ambos sistemas.

Os problemas

Por algum motivo, quando tento abrir qualquer jogo de Windows fica dando essa mensagem de erro do Wine/Proton:

wineserver: /mnt/hdext/SteamLibrary/steamapps/compatdata/1677740/pfx is not owned by you
wine: '/mnt/hdext/SteamLibrary/steamapps/compatdata/1677740/pfx' is not owned by you
*Essa mensagem apareceu num arquivo de log que é criado na HOME.

Como diz ali, é um problema de definir quem é o proprietário das pastas e subpastas, então fui e coloquei o meu usuário para ser o dono:

sudo chown -R kevin /mnt/hdext/SteamLibrary

Depois disso os jogos agora abrem no Linux.

Porém, isso causou outro erro de permissão só que no Windows, diz que não tenho acesso ou que os arquivos estão corrompidos.

Alguém sabe como solucionar isso e fazer funcionar em ambos os sistemas sem esses problemas de permissão?

Você pode tentar reparar a partição NTFS pelo linux com o comando:

sudo ntfsfix /dev/<device_name>

Eu não sei se é com todo mundo que acontece, mas recentemente tive um problema semelhante, o Windows reparou no boot por ser a partição onde estava o Windows, tive que fazer este procedimento no Linux para poder acessar.

Procure informações sobre o comando CHKDSK no Windows, talvez possa te ajudar.

1 curtida

Consegui resolver! :+1:

Eu só segui as instruções desse tutorial de como usar NTFS com Linux e Windows.

Bem, quando formatei a partição para NTFS (fiz pelo Linux mesmo, Gparted), o sistema definiu automaticamente a montagem da partição no FSTAB com os seguintes parâmetros:

nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show

Daí foi só acrescentar um parâmetro indicado no tutorial, que é o uid=1000, ficando assim:

uid=1000,nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show

Antes de adicionar isso, o dono da pasta era montado como usuário root, mas agora é montada no Linux com o meu usuário:

E isso soluciona o problema de executar os jogos de Windows com o Wine/Proton, não dá mais o erro.

No Windows também está funcionando, pois não foi mudado nada diretamente nas permissões dos arquivos como tinha feito anteriormente e por isso também dava problema.

Enfim, é isso, se alguém precisar

EDIT:

Eu havia mencionado que era para usar todos os parâmetros do link do tutorial, mas tive MUITOS problemas com isso. Sei lá porque infernos quando eu baixava um jogo no Linux, no Windows algumas pastas simplesmente sumiam, ou então um pasta que foi apagada retornava, enfim, é difícil descrever, ficava tudo muito bugado.

Bem, eu suponho que os outros parâmetros estavam fazendo isso acontecer, daí o único parâmetro que interessa de fato é o uid=1000, porque esse sim informa na montagem no Linux que meu usuário é o dono, e no Windows não está mais tendo problemas.

Por fim, outra breve reflexão: deu tanta m… que eu testei usar exFAT, mas não é possível, pois, quando o Proton cria os prefixos que ficam no no mesmo disco), acaba criando alguns links simbólicos, e o exFAT (e também o FAT32) não permite links simbólicos, ou seja, tem que usar NTFS ou nada nesse caso.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.