No artigo anterior eu tratei do do problema das fontes pixeladas, mas algo ainda falta, o visual dos aplicativos ficam quebrados:
Ok, eu entendo isso de forma alguma atrapalha o uso, mas convenhamos, se o aplicativo usa um visual próprio (o que é muito comum no Windows) rodar ele no Wine e ter esse visual do Windows 9x é decepcionante e afasta usuários, no entanto isso é bem corrigível e tem 2 jeitos de se fazer e é bem simples até mas primeiro baixe esse arquivo, ele vai ser importante uma vez que ele é quem faz a mágica.
Jeito 1
- Abra um terminal
Na maioria das vezes você pode pressionar CTRL+Alt+T pra fazer isso
- Digite a próxima linha e pressione Enter:
wine winecfg
- Na janela que abrir clique em “Integração com a Área de Trabalho” e depois em “Instalar tema…”
- Agora escolha O arquivo baixado lá no começo do artigo (eu avisei que era importante)
- Feito Isso cilque em “(Sem tema)” e depois em “Windows Seven Theme”, por fim clique em aplicar
Jeito 2
- Dentro do seu prefixo (pasta “.wine”) na sua pasta pessoal vá em:
" drive_c -> windows -> Resources -> Themes "
e coloque o arquivo baixado
Se alguma pasta não existir, crie
- Crie um arquivo contento o seguinte:
REGEDIT4
[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ThemeManager]
"ColorName"="NormalColor"
"DllName"="C:\\windows\\system32\\Themes\\seven\\seven.msstyles"
"ThemeActive"="1"
- Abra o Regedit no seu prefixo, ele fica em
"drive_c/windows"
ou lance isso no terminal:
wine regedit
- Vá na barra de menus e clique em
" Registro "
e depois" Importar arquivo do Registro "
agora basta carregar o arquivo criado no passo 2, clique ok e feche o Regedit
Agora o visual do seu programa provavelmente não está mais quebrado:
Bom é isso, se ainda tiver problemas com visual no Wine deixe no comentários talvez eu tenha deixado passar algo, agora um mini FAQ:
Precisa ser esse tema?
Não, qualquer tema para o Windows XP 32 bits que dependa do UXTheme Patcher vai funcionar
Precisa do UXTheme Patcher?
Não, no Wine vocẽ só precisa do .msstyle
Espera, você não usou um tema para o Windows 7?
Na verdade não, o tema é para o Windows XP, o visual é do Windows 7, (tem do 10 e até o do Ubuntu antigo também)
Porque é preciso usar um tema mesmo se o programa tem um tema próprio?
Quando a opção “(Sem tema)” é selecionado, o efeito nas aplicações é o mesmo que selecionar “Tema clássico do Windows” ou “Desativar efeitos visuais do Windows”