Problemas com visual no Wine - O guia definitivo

No artigo anterior eu tratei do do problema das fontes pixeladas, mas algo ainda falta, o visual dos aplicativos ficam quebrados:

Ok, eu entendo isso de forma alguma atrapalha o uso, mas convenhamos, se o aplicativo usa um visual próprio (o que é muito comum no Windows) rodar ele no Wine e ter esse visual do Windows 9x é decepcionante e afasta usuários, no entanto isso é bem corrigível e tem 2 jeitos de se fazer e é bem simples até mas primeiro baixe esse arquivo, ele vai ser importante uma vez que ele é quem faz a mágica.

Jeito 1

1. Abra um terminal

Na maioria das vezes você pode pressionar CTRL+Alt+T pra fazer isso

1. Digite a próxima linha e pressione Enter:
wine winecfg
  1. Na janela que abrir clique em “Integração com a Área de Trabalho” e depois em “Instalar tema…”
  2. Agora escolha O arquivo baixado lá no começo do artigo (eu avisei que era importante)
  3. Feito Isso cilque em “(Sem tema)” e depois em “Windows Seven Theme”, por fim clique em aplicar

Jeito 2

1. Dentro do seu prefixo (pasta “.wine”) na sua pasta pessoal vá em: " drive_c -> windows -> Resources -> Themes " e coloque o arquivo baixado

Se alguma pasta não existir, crie

1. Crie um arquivo contento o seguinte:
REGEDIT4

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ThemeManager]
"ColorName"="NormalColor"
"DllName"="C:\\windows\\system32\\Themes\\seven\\seven.msstyles"
"ThemeActive"="1"

1. Abra o Regedit no seu prefixo, ele fica em "drive_c/windows" ou lance isso no terminal:
wine regedit
  1. Vá na barra de menus e clique em " Registro " e depois " Importar arquivo do Registro " agora basta carregar o arquivo criado no passo 2, clique ok e feche o Regedit

Agora o visual do seu programa provavelmente não está mais quebrado:

Bom é isso, se ainda tiver problemas com visual no Wine deixe no comentários talvez eu tenha deixado passar algo, agora um mini FAQ:

Precisa ser esse tema?

Não, qualquer tema para o Windows XP 32 bits que dependa do UXTheme Patcher vai funcionar

Precisa do UXTheme Patcher?

Não, no Wine vocẽ só precisa do .msstyle

Espera, você não usou um tema para o Windows 7?

Na verdade não, o tema é para o Windows XP, o visual é do Windows 7, (tem do 10 e até o do Ubuntu antigo também)

Porque é preciso usar um tema mesmo se o programa tem um tema próprio?

Quando a opção “(Sem tema)” é selecionado, o efeito nas aplicações é o mesmo que selecionar “Tema clássico do Windows” ou “Desativar efeitos visuais do Windows”

2 curtidas

Muitos aplicativos são incompatíveis com temas no WINE, eu já tive problemas com aplicativos que não mostravam checkboxes ou determinados textos após aplicar um tema, seguindo esse mesmo procedimento que você descreveu.

1 curtida

Existem dois grupos de temas, os que não dependem do UXTheme Patcher (feitos em cima do Luna) e os que dependem dele (feitos em cima de um tema que me fugiu o nome), os feitos em cima do Luna causam esse problema (não sei explicar o motivo), já os que dependem do UXTheme Patcher não, a lista de temas que eu testei, esses dependem do UXTheme Patcher pra funcionar:

• Windows Seven
  • Windows 10
  • Royale Noir (Patcher)
  • Ubuntu Ambiance
  • Ubuntu Radiance
  • Metro
  • LiveRed
  • Leopard
  • SmoothGnome
  • Concave

Já os que não dependem quebraram:

• Luna
  • Zune
  • Metalic
  • Royale Noir

Da última vez que eu testei isso, lembro de ter testado MUITOS temas, mais de 50 se pá, todos causaram o mesmo problema.

Teve uma vez que importei o estilo escuro do Windows, não é bem um tema, é uma predefinição de “estilo” que vinha no Windows, não sei se vem mais. E não ficou totalmente legal, como também acontecia no próprio Windows. Quando se escurece a interface as fontes nem sempre ficam visíveis.

1 curtida

Qual versão do Wine? Era o Wine Stagging? Testou esse tema?

Sim,sem o .msstyle quebra tudo, mas se você importar apenas ele funciona tranquilo

1 curtida

Bem lembrado… mas não é isso não, acho que não fui claro, falo de umas predefinição de cores mesmo que tem…

Agora, pra ficar legal mesmo no Wine, acho que um bom msstyle é uma boa recomendação. Parece que o Wine é bem hapto aos msstyle. Eu tenho uns que guardei, mas eu prefiro nesse estilo padrão do Windows mesmo, acho que é mais tranquilo e todas as aplicações se encaixam.

Eu uso a versão stable do Wine…

1 curtida

Sim, só é preciso duas coisas basicamente: libpng (que é uma dependência do Wine então…) e uma versão do Wine superior a 1.6 (ou a 1.6 stagging) porque antes disso o suporte era bem experimental

Quando eu testei, foi com o WINE Stable, mas não lembro exatamente os nomes dos temas, só lembro que foram muitos.