Problemas com fontes no Wine - O guia definitivo

Eu estava tendo problemas com as fontes no Wine, elas me apareciam assim:

fonte_ruim

As soluções são cumulativas, ou seja se não fizer a anterior (mesmo que ela não funcione) a próxima não vai funcionar, então siga o tutorial até funcionar

A solução básica

Essa é a que você encontra ao pesquisar na Internet:

  1. Crie um arquivo com o seguinte conteúdo:
REGEDIT4

[HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop]
"FontSmoothing"="2"
"FontSmoothingGamma"=dword:00000578
"FontSmoothingOrientation"=dword:00000001
"FontSmoothingType"=dword:00000002

  1. Abra o Regedit no seu prefixo, ele fica em "drive_c/windows" ou lance isso no terminal:
wine regedit
  1. Vá na barra de menus e clique em " Registro " e depois " Importar arquivo do Registro " agora basta carregar o arquivo criado no passo 1, clique ok e feche o Regedit

A solução apelativa

Se o passo anterior não resolveu, é preciso forçar o anti aliasing no sistema inteiro (mesmo se já estiver funcionando nos outros).

Aviso: Em versões antigas do Wine (3.x pra baixo) essa solução pode deixar as fontes apagadas, se isso acontecer simplesmente siga até o final do artigo

  1. Na sua Home em " config/fontconfig " creie um arquivo chamado " fonts.conf "
  2. Nesse arquivo coloque o seguinte conteúdo:
<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE fontconfig SYSTEM "fonts.dtd">
<fontconfig>
  <match target="font">
    <edit name="antialias" mode="assign">
      <bool>true</bool>
    </edit>
    <edit name="hinting"   mode="assign">
      <bool>true</bool>
    </edit>
    <edit name="hintstyle" mode="assign">
      <const>hintslight</const>
    </edit>
    <edit name="rgba"      mode="assign">
      <const>rgb</const>
    </edit>
  </match>
</fontconfig>

O ultimato

Se nada resolve até agora, isso vai, nesse passo basicamente você vai instalar as fontes que os apps usam no Windows

Baixe as seguintes fontes:

  • Segoe UI
  • Calibri
  • Arial
  • Courier New
  • Tahoma
  • Verdana

Coloque em " drive_c/windows/Fonts " no sua pasta do Wine


Agora as fontes devem estar mais bonitinhas, assim:

fonte_boa

Bom é isso, se ainda tiver problemas com fontes no Wine deixe no comentários talvez eu tenha deixado passar algo, agora um mini FAQ:

A “solução básica” não é a mesma do Winetricks?

Sim, mas por algum motivo o winetricks não consegue carregar ela então ela raramente funciona

A “solução básica” não poderia ser simplesmente adicionada ao final do “system.reg”?

Não, ela precisa ser alocada pra funcionar corretamente, o Regedit faz isso, se você simplesmente colocar lá o Wine não lê

Na “solução ultimato”, porque não colocou links?

Preguiça, mas vc acha fácil

Na “solução ultimato”, não dá pra fazer via Winetricks?

Não, o Winetricks traz o corefonts, então só Arial, Courier New e Verdana (dentre as necessárias) são distribuídas

8 curtidas

Legal! É sempre bom aprender algo mais sobre o Wine @Natanael.755 .

Seria bom fazer um “Guia definitivo” de aprendizado do Wine em geral. Sempre quando vou tentar usar o Wine, para programas que não estão pré-padronizados em recursos como PlayonLinux entre outros, acabo me esbarrando em erros de configuração de bibliotecas e recursos necessários para o programa funcionar. Consigo usar programas por Máquinas virtuais, mas no caso do wine, que sei que é bem diferente de uma máquina virtual, sempre me esbarro em um erro ou outro antes mesmo de tentar ver se um programa vai funcionar ou não.

Sei que nem tudo funciona bem no Wine. Mas me dá uma impressão que o problema é que não sei usá-lo ou configurá-lo bem, para depois vir a testar se o programa vai funcionar ou não. Fico sempre pensando onde errei na configuração?

Conhece algum link ou site em que posso aprender como configurar em geral o Wine antes de tentar instalar um programa? Mas queria saber uma opção de aprendizado mais para leigos, algo didático, nada complexo demais, ou que exige muitos conhecimentos anteriores para entender. Grato

2 curtidas

a parte de baixar as fontes dá pra fazer com 1 comandinho no terminal, se vc tiver o winetricks, claro

winetricks corefonts

2 curtidas

Não exatamente, isso vai instalar apenas as fontes Arial, Courier New e Verdana, fica faltando a Segoe UI, Calibri e Tahoma alguns apps feitos para o Windows 7 vão continuar ou com a fonte apagada ou pixelada eu fiz o teste com Wine 3.0 (salvo engano foi essa versão), tem como contornar isso mas isso é tema pra outro post

Sempre que eu achar algo legal eu vou compartilhar aqui, mas um manual desse nível é complexo demais de se fazer

Já experimentou o PlayOnLinux e Lutris?

Olá!

Alguém já tentou usar esse método no Pop!_OS?

Não consegui executar, porém no Ubuntu funciona até o básico.

No Pop!_OS não existe uma pasta “config/fontconfig” na Home, somente a pasta .config, porém não existe a pasta “fontconfig” dentro dela, e mesmo se criar a pasta não funciona o método.

Baixei as fontes manualmente e coloquei dentro da pasta “Fontes” do Wine, mas também não funcionou.

O Pop!_OS tem alguma diferença do Ubuntu nas configs para não funcionar corretamente?

Existe outra solução além dessas?

Abc!

Sei lá porque mas o parser markdown cortou o ., o caminho é na pasta .config/fontconfig

Cara, se funcionou, vc pode parar, como eu disse, siga até funcionar, funcionou pode parar

E não, não existe, o que pode acontecer é que o app usa outra fonte especifica

1 curtida

Tema Breeze para o Wine:

Muito bom para quem usa o KDE, ou mesmo o tema Adwaita do Gnome.

Precisa executar o regedit (comando: wine regedit) e importar o arquivo.

1 curtida

Eu queria, porém agora vou usar o PC só para jogos, então eu acho que o Pop!_Os é melhor que o Ubuntu nesse quesito, por conta de suporte de drivers, não?

Ele vem com drivers mais atualizados, mas nada que não possa ser feito no Ubuntu. Nem sempre haverá maior desempenho com drivers mais atuais.

1 curtida

eu aqui baixo as fontes tiradas de uma iso do windows e adiciona a pasta .fonts na home do usuario e dou um fc-cache -fv e os progamas reconhecem todas as fotos e tudo funciona normalmente. ja no opensuse versao gnome as fontes ficam finas demais mais fuçando no gnome-tweaks na sessao fontes marco na sessao hinting a opçao completo e na outra sessao suavizaçao marco subpixel pra LCD e logo em seguida dou reboot e as fontes voltam a ter o aspecto padrao do windows. no KDE nao precisa de nenhum ajuste adicional

1 curtida