estou começando recentemente com o sistema, segui o tutorial do diolinux com o novo instalador do archinstall, e fiz o pos-install que o dio tambem fez recentemente e coloquei aquele “driver” ntfs-3g e depois de instalar conseguir de boa acessar a partiçao que vem com meus arquivos e jogos normalmente, porem se eu precisar deletar alguma coisa ou baixar algo novamente dentro acontece esses problemas a seguir:
ate ai blz eu continuava com o acesso ao ssd, dai tentei rebaixar os meus jogos da steam porque a steam nao estava pegando os que ja estavam la porem ao fazer isso o download nao completava e eu recebia o seguinte erro ao tentar deletar os jogos antigos:
entao estou aqui precisando de ajuda, se eu tivesse outro hd era só jogar tudo para la e formatar como ext4 porem eu nao tenho um outro hd de 1 tera infelizmente, desde já agradeço.
Já tento abrir o file manager como root, o NTFS não é suportado permissão no Linux, é preciso root para excluir e editar.
Também não é suportado jornaling, o ideal era trocar para btrfs.
obrigado por ter respondido o meu post, e sim ja tentei abrir sim com nautilus em sudo e tentei tambem com o nemo em sudo e o erro permanece exatamente o mesmo.
Então, é como eu expliquei, nem jornaling o driver NTFS GNU/Linux não tem suporte, pode ser que em algum momento o NTFS quebro.
No Linux o NTFS é comparado com um FAT em recurso de segurança, tem recurso de segurança nenhum habilitado.
O ideal era você ter mudado para btrfs o mais rápido possível eu evitaria ate de ter montado ele como escrita.
fazendo uma procura de driver de correção para o NTFS no meu sistema e eu encontrei o “ntfsfix”.
Digite:
$ man ntfsfix
Para manual.
Parece que o ntfsfix é parte do ntfs-3g segundo um usuário do fórum.
entendo, mas para fazer isso o correto seria eu fazer o backup dos arquivos ne? isso levando em conta que eu queira manter meu ssd como ntfs…
OBs: Deixa o que eu comentei antes, utilizei do comando ntfsfix tive o seguinte resultado:
rocessing of $MFT and $MFTMirr completed successfully.
Checking the alternate boot sector… OK
NTFS volume version is 3.1.
NTFS partition /dev/sda1 was processed successfully.
porem ao tentar deletar os arquivos, continua com mesmo erro, o que me leva ao resultado de ter que formatar o ssd para para ext4 ou btrfs como disse antes.
O NTFS é tão cheio de ziquizira que uma vez instalei o windows e não conseguia excluir arquivos na partição antiga de algumas pastas. Se for para manter compatibilidade com um instalação windows, use o sistema exfat (que tem sistema de permissões bem arcaico mas não causa problemas).
O exFAT é um FAT de 64 bits @Deleterium , ele tem os mesmo recursos de segurança que o FAT12.
O Windows só tem filesystem porcaria.
Usar o exFAT sem recurso segurança é o mesmo que ext2 não tem nem Jornaling.
A implementação padrão do exFAT não tem journaling e usa apenas uma única tabela de alocação de arquivos e um mapa de espaço livre. Os sistemas de arquivos FAT usavam tabelas alternadas, pois isso permitia a recuperação do sistema de arquivos se a mídia fosse ejetada durante uma gravação (o que ocorre com freqüência na prática com mídia removível). O componente opcional TexFAT adiciona suporte para tabelas e mapas de backup adicionais, mas pode não ser suportado.
Veja a tecnologia FAT existe desde o MS-DOS, e não se engane o ext4 também é um dinossauro, não teve nenhuma mudança de segurança impactante apenas melhoria no Jornaling, se teve melhoria no Jornaling apenas significa que o Jornaling do ext3 foi feito esculachado ai teve que ser melhorado.
E do ext3 para o 2 foi so implementação do Jornaling.
São todos dinossauros.
Moderno agora para Linux é apenas o Btrfs que ainda não foi concluído. Todo o resto é jurássico, o zfs vai acabar perdendo seu posto para o Btrfs porque esse usar B-tree, já o zfs não é B-Tree.
O da apple eu não sei, mas parece que o atual é o “APFS”.
Só porque um software recebe atualização não significa que ele fico bom.
Perfeita a colocação. Porém em determinadas situações outros sistemas de arquivos se saem melhores:
Cenário 1, Linux e partição raiz em ssd: btrfs
Cenário 2, Linux e partição raiz em hd mecânico: ext4
Cenário 3, partição com necessidade de compatibilidade de acesso dual boot Linux e Windows (não pode ser partição raiz linux nem disco C: do Windows): exfat
Cenário 4, disco C: do Windows: ntfs
Cenário 5, pendrive: fat32 (uso normal) ou exfat (se precisar usar arquivos acima de 4GB)
Eu não sei se você olho a tecnologia de segurança do NTFS mas ele é muito fraco em recurso de segurança tmb, e a Microsoft ate hoje não tem nem mesmo um projeto de filesystem moderno.
Você desabilitou a inicialização rápida do Windows? Se não ele protege o filesystem e fica dando problema no Linux. É preciso ir no Windows com o HD/SSD plugado e desativar o inicialização rápida.
esse hd e somente para arquivos, pelo o que o amigo aguamole falou pode ter corrompido alguma coisa coisa, usei um sistema windows em live para tentar excluir os arquivos, e aconteceu o mesmo problema, entao dei um jeito de pagar uma mensalidade de um mes em um armazenamento online para eu poder mandar tudo para lá, em quanto fazia a formataçao do hd, e agora esta tudo funcionando normalmente depois que coloquei o ext4, eu só queria ter evitado todo esse role kkkk