Problemas com Keep OS

Acabei de comprar um notebook Asus VivoBook 16 X1605ZA-MB310, que vem com Keep OS. Comecei a realizar os procedimentos básicos para configurar, inclusive tinha adicionado nome de usuário e senha, mas quando fui realizar login eu não consegui. Assisti a vários tutoriais sobre como recuperar a senha mas não consegui ter sucesso. Encontrei uma postagem de uma menina que teve um problema semelhante e ela conseguiu resolver esse problema trocando a distribuição (no caso ela trocou pelo Linux Mint). Só queria saber como posso instalar o Linux Mint se eu ainda não consigo passsar pela tela de login.

2 curtidas

Olá! Bem vindo à comunidade!

A não ser que você queira usar o Keep OS, não há por que manter este sistema operacional no seu notebook. Mesma coisa de quem compra notebooks Acer e vem com uma distribuição Linux muito ruim.

Você não precisa realizar o login para instalar outra distribuição. O que você precisa é ter acesso a outro computador e criar um pendrive bootável com a distribuição que quer instalar. Com este pendrive conectado na porta usb do notebook, você liga ele e acessa a BIOS antes da tela de login. Na BIOS você altera a ordem de boot dos dispositivos, colocando o pendrive como primeiro. Dessa forma você conseguirá instalar outra distribuição e resolver seu problema.

Aconselho você a pesquisar no Youtube, Google ou até na página da sua distribuição preferida o procedimento passo a passo. Tem um vídeo no Diolinux que talvez te ajude:

5 curtidas

Dá uma conferida aqui:

5 curtidas

Olá
Bem-vinde a comunidade. :slightly_smiling_face:

Se você não tiver um computador a disposição para fazer um pendrive bootável, e tiver um cabo/adaptador OTG

… tem um vídeo que o moço ensina fazer pendrive bootável a partir de um Smartphone.

Criando PenDrive Bootavel no Android Manualmente via Cabo OTG (VegaData)

2 curtidas

@Jonatas_Martins pra encurtar o assunto: as máquinas vendidas no BR, com alguma distro Linux, foram feitas apenas para reduzir o custo final, mas não para manter o sistema.

Dá uma conferida nesse meu projeto, que tem todos os passos para instalar uma distro pensada no usuário iniciante, com diversas aulas sobre o sistema. Clique AQUI

4 curtidas

Mesmo as empresas bem conhecidas que vendem computadores no Brasil fazem uso desleixado, irresponsável mesmo, dos sistemas Linux que entregam “de fábrica”. Satux, Keep OS e Gutta OS são péssimos. E mesmo quando o computador vem com Ubuntu e Debian, é com edição antiga. Salva-se o Endless OS, mas, sendo um sistema eminentemente educacional, pouco configurável, às vezes é a opção errada de sistema para o modelo de computador adquirido – um notebook gamer, por exemplo.

4 curtidas

Muito obrigado pela ajuda cara, as respostas da galera aqui ajudaram bastante. Forte abraço!

2 curtidas

Obrigado por me enviar esse tópico, é bem esclarecedor. Estava pensando até que o problema fosse comigo.

3 curtidas

Rapaz, nem sabia que dava pra fazer isso. Muito obrigado pela dica!

2 curtidas

Passei tanta raiva com esse negócio que até pensei em desistir da programação em si. Só de pensar em trampar numa empresa 8h por dia mexendo num sistema cagado desse eu surtei. Mas enfim, muito obrigado pela sua colaboração aqui.

2 curtidas

Você vai usar Linux no trabalho?
Se sim, veja com a empresa qual distribuição Linux eles recomendam.
Afinal, Linux é somente um kernel que é usado para construir diversos sistemas operacionais (Ubuntu, Android, LineageOS, Debian, Slackware, Arch Linux, etc). Apesar das distribuições Linux para desktops serem parecidas, não são a mesma coisa.

1 curtida

Se existir algum outro notebook ou PC e um pendrive na sua casa, utilize o Ventoy para formatar o Pendrive e logo em seguida você colocar a ISO do Linux Mint ou qualquer outra distro Linux. Eu instalei o Big Linux no VivoBook da minha sobrinha e até agora tá indo tudo OK. Qualquer distro básica mas conhecida é melhor do que esse Keep OS. Não sei como isso é baseado no Debian…

1 curtida