Problemas com dual boot [Windows 10 + Ubuntu 22.04]

Eai, pessoal, tudo certo?

Estou há alguns meses tentando fazer dual boot no meu PC, sem sucesso. A ideia é ter o Windows 10 e o Ubuntu. Escolhi a versão mais recente que aparece no site, a 22.04.4.

Nas primeiras vezes que tentei instalei, esbarrei em vários erros e desisti. Por via das dúvidas, sim, já assisti o video de instruções para Dual Boot que o Dio fez. Algumas coisas (principalmente na parte de particionamento) apareceram diferente pra mim e tornaram o processo de instalação umas 4x mais estressante - ou seja, eu desisti. Dando esse pré-contexto mais pra mostrar que não é o meu primeiro contato com o sistema (ou melhor, tentativa de contato).

Pois bem, vamos ao problema mais recente.

Tenho um pendrive de 8GB onde coloquei a iso do Ubuntu com o Rufus. Também já aproveitei e fiz backup de tudo que tenho na máquina. Depois, configurei o boot pra dar prioridade pro USB. O problema começa aqui, porque a máquina simplesmente não reconhece o pendrive e inicia o Windows - mesmo o HD e o Windows Booter estando por último na lista de boot na BIOS.

De primeira, estranhei. Tentei mudar de UEFI para Legacy (sei que não é o ideal e nem foi minha intenção instalar o sistema por ali), para ver se dava alguma diferença. No modo Legacy, o PC diz que não há nenhuma mídia bootável plugada (mesmo havendo). Depois de voltar pro UEFI, fui investigar, imaginando que o pendrive pudesse estar com algum problema.

De volta ao Windows, testei o pendrive e ele aparece normalmente no gerenciador de arquivos. Aqui, admito não saber se há alguma forma de descobrir se te algo de errado. Estou partindo do pressuposto de que apenas a presença dele no gerenciador e a possibilidade de interagir com as pastas da iso seja um indicador de que está tudo ok.

Imaginei então que o problema pudesse ser as entradas. Tentei as outras duas que tenho e o mesmo problema permaneceu: o sistema não reconhece o pendrive e inicia o Windows.

Já meio irritado, supus que o problema pudesse ter sido alguma configuração do Rufus na hora de bootar o pendrive. Baixei de novo o iso e o próprio Rufus e refiz todo o processo. Dessa vez anotei as configurações personalizáveis: GPT, UEFI e FAT32. Coloquei para procurar blocos com defeitos nas configurações avançadas, mas o sistema não encontrou nenhum.

Cruzando os dedos, tentei de novo o processo de instalação. Mesma coisa, ignora o pendrive e inicia o Windows.

Alguém já passou por isso? Alguma (qualquer) informação pode ajudar. Será que devo tentar comprar outro pendrive?

A seguir, as configurações da minha máquina:
Processador Intel(R) Core™ i3-6006U CPU @ 2.00GHz 2.00 GHz
RAM instalada 4,00 GB (utilizável: 3,87 GB)
E uso um SSD de 250GB

Já tentou com outra distro baseada no Ubuntu, como o Zorin ou o Mint?
Apenas para ver se o pendrive é reconhecido.

Buenas.
Acredito que o problema não deva ser da ISO, mas sim com o Rufus.
Lembro-me de ter passado por uma situação parecida a um bom tempo atrás, e ao procurar informações me deparei com uma issue no repo do Rufus, indicando ser um bug no programa.
A minha solução foi utilizar o Balena Etcher, no qual funcionou como esperado.
Poderia utilizar também o Ventoy.

Tentei bootar pelo Balena e pelo Ventoy e se mantém o problema, infelizmente.

Tentei instalar o Mint. O problema permanece. Tentei fazer o processo bootando o pendrive pelo Rufus e pelo Balena, por via das dúvidas. Nenhuma das duas deu em nada. :confused:

Secure Boot e TPM desativados?

1 curtida

Desativei os dois e tentei fazer a instalação do ubuntu e não funcionou. Tentei o mesmo processo com o Mint e foi! Improvável, mas acho que o problema está na ISO, apesar de ser a oficial do site. Valeu pela ajuda!

1 curtida

Que bom que conseguiu.
A versão nova do Ubuntu vai sair, agora, em abril. Se quiser, poderá tentar com ela.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.