Problemas com audio no Fedora

Não não; a única coisa que também não deu certo no windows foi saber o modelo da placa mãe… nele o som funciona perfeitamente!

Atualizações:
Intalei o kernel 6.1.0 e o mais recente das versões 6.1.****

E mesmo assim sem som, e sem wifi

Até agora sem resposta do suporte… em média, demoraram dois dias pra responder outras perguntas que tinha feito… Qualquer atualização compartilho com vcs!

Otimo então no caso e so o firmware não ta sendo reconhecido, esse laptop e tipo esses positivos e multilaser brasileiros(usam praticamente o mesmo firmware de som) mas vc chegou a testar alguma coisa do forum do mint? fora o kernel?

sim! já abri ele e a placa mãe é menor que a palma da minha mão, tudo soldado na placa, só o ssd m2 removível (pelo menos isso); irei testar outras soluções pra ver…

image

A resposta do suporte…

Olá!

Sempre escolhem o caminho mais seguro para a empresa.
E se forem testar, validar e tal significa mais investimento e aumento de responsabilidade.
Então a grande maioria trabalha no objetivo de negócio da empresa e desktop linux é uma fatia muito pequena, entende?

Bom, mas para nós que gostamos vamos adiante!

A questão do Kernel isolado não adianta muito, tem que ver mesmo são os drivers de firmware, linux-firmware, e relacionados.

Sugiro que você verifique um live boot via pen drive com o Mx Linux. Ele possui uma versão que contém maior quantidade de firmwares, de cabeça não recordo o nome da iso… no site você encontra. Assim ele da boot com objetivo de tentar reconhecer maior quantidade de periféricos.

Outra que pode tentar é o Debian mais recente com boot non-free que é um questão nova da distro. Estão pra liberar oficialmente o Debian contendo todos pacotes de firmware free e non-free (proprietários) e isso deixará a distro se não há com maior biblioteca de drivers ou dentre as top 5.

Daí entra no site dessas distro e procura sobre fazer um pen drive destas versões com maior suporte de hardwares. Faça o pendrive usando um Balena Etcher ou Fedora Media Writer ou Raspberry Pi Imager… da o boot pelo pen drive tendo os periféricso plugados, caixa de som, monitor/tv externa e etc.

Tomara que um ou outra consiga enxergar e habilitar para você usar. Se der certo, coloque aqui todos os resultados de expor informações de todos os modos que já dialogamos anteriormente.
Daí devemos conseguir localizar nome, driver, etc…

#sucesso

Olha, depois de dar uma pesquisada à respeito, consegui fazer o áudio via HDMI funcionar no meu ubuntu 22.04.2 LTS! Apesar de não ser permanente, pois tenho que executar toda vez no boot do GRUB. No boot, aparece o sistema que vc instalou e na linha abaixo tem <OPÇÕES AVANÇADAS DO UBUNTU> seleciona essa linha e vai aparecer o kernel de recuperação (do distema instalado) e logo abaixo o kernel mais antigo (creio que saja o anterior) seleciona o kernel mais antigo e , O sistema vai carregar e o áudio via HDMI estará aparecendo!

Mas então se funcionar, poderia utilizar um gerenciador de kernel como o mainline, deletar o recente e deixar o antigo não? Irei tentar sua dica!

Atualizações:

• Mudar para um kernel mais antigo não fez nenhuma diferença infelizmente :confused:
  • Instalei novamente o fedora, agora o 38…

image

Em outras distros ficava somente saída fictícia e aqui no fedora aparentemente “reconhece” o auto-falante do notebook; até aqui nenhuma novidade comparado ao fedora 37…

Só que agora ele tem um sintoma diferente. Ao ligá-lo, e tentar aumentar e diminuir o volume pela primeira vez, os alto-falantes fazem um barulho, tipo um !TACK!. Mas só uma vez…

Dá pra utilizar o linux em dualboot, é simples, só conectar o fone! Mas fica ruim no quesito entreterimento, onde não tenho o áudio se não nos fones… Irei seguir em busca de soluções!

Desculpa a demora mas o que eu sugeri foi dar o boot do notebook, em opções avançadas e selecionar o kernel antigo e entar no sistema para ver se o áudio HDMI funciona ou não. Vc tem que verificar qual é o kernel que está fazendo funcionar o áudio HDMI.
E c/ o fedora 38 fazendo o boot pelas opções avançadas, o audio HDMI está funcionando ou não?

Infelizmente não…

Pelo VirtualBox é outro esquema… ele usa drivers da VM, virtualiza ac97, intel hda, etc. E passa para o driver do windows, então você não está usando o drivers real da sua placa de som no linux.

Para ter a certeza tem que ser em Live Boot ou bare metal.

@ipedro buenas!!! resolveu teu problema com audio no fedora? Estou com o mesmo problema…

Você ainda está no Linux Mint? O repositório restricted está habilitado? Verifique se um pacote chamado firmware-sof-signed está instalado.

Ainda não…

O pessoal no GitHub aparentemente conseguiram a solução…

Estou no Linux Mint! Como saber se o repositório restricted está habilitado? Como verificar se esse pacote está instalado?

Se não me engano o Linux Mint habilita todos os repositórios do Ubuntu por padrão. No terminal, dê o comando apt search firmware-sof-signed. O comando buscará pelo pacote e dirá se ele está instalado. Se não tiver instalado, instale com sudo apt install firmware-sof-signed. Não tenho certeza se isso resolverá seu problema, mas espero que sim.

Rodei o comando e está instalado… Mas obrigado pela sugestão!