Iniciei no Linux recentemente, passei por diversas distribuições com o objetivo de encontrar uma para estudar mais sobre Linux. Porém em todas, todas as distribuições que já usei tenho problema com áudio. Não funciona; apenas com fones de ouvido.
Olá.
Não ficou claro o problema em si.
Pelo visto, no tipo de perfil, trata-se de um plug P2 combo (trrs).
Você diz que funciona com headphone.
O que não funciona ou quando não funciona?
Então, eu também não sei qual o problema… o som só funciona com meu headphone via bluetooth. Desconectando o fone, o som geral do sistema não funciona. E não é problema de hardware. Ficaria agradecido se puderem me ajudar! Estou a disposição pra dar mais informações…
Há… Uso uma tv como monitor principal, via hdmi, e a saída de som dela também não aparece no sistema. Como disse sou bem novo no mundo Linux, não sei se essa informação é útil. : )
Sob o Windows essa saída de som funciona apenas com instalação de drivers específicos fornecidos pelo fabricante, certo? Está aí a pista. É hardware com partes muito específicas, com software controlador muito específico. O fabricante não teria versão para Linux?
De todo modo, o Fedora, por padrão, se instala deixando de fora software proprietário. Vale experimentar Ubuntu, Pop!_OS, Manjaro, Mageia ou outro sistema que já vem com firmware e codecs, ou que permite fácil instalação desse material.
De todo modo, colegas experientes no Fedora podem dar o caminho das pedras para você acessar conteúdo proprietário.
Então… O fabricante disponibiliza apenas drivers para o Windows, e infelizmente não tem uma versão para o Linux. Já experimentei Ubuntu, Pop!_OS, Mint, Zorin_OS; e todos com mesmo problema de audio (algumas distros até com problema de não reconhecer a placa wifi), isso me faz pensar que realmente é por conta de um hardware muito fechado/específico. Talvez só com uma placa de som externa pra resolver o problema.
Bom ele detecta o hardware de audio.
Inclusive parece tudo normal no Volume Meter.