Iniciei no Linux recentemente, passei por diversas distribuições com o objetivo de encontrar uma para estudar mais sobre Linux. Porém em todas, todas as distribuições que já usei tenho problema com áudio. Não funciona; apenas com fones de ouvido.
Olá.
Não ficou claro o problema em si.
Pelo visto, no tipo de perfil, trata-se de um plug P2 combo (trrs).
Você diz que funciona com headphone.
O que não funciona ou quando não funciona?
Então, eu também não sei qual o problema… o som só funciona com meu headphone via bluetooth. Desconectando o fone, o som geral do sistema não funciona. E não é problema de hardware. Ficaria agradecido se puderem me ajudar! Estou a disposição pra dar mais informações…
Há… Uso uma tv como monitor principal, via hdmi, e a saída de som dela também não aparece no sistema. Como disse sou bem novo no mundo Linux, não sei se essa informação é útil. : )
Sob o Windows essa saída de som funciona apenas com instalação de drivers específicos fornecidos pelo fabricante, certo? Está aí a pista. É hardware com partes muito específicas, com software controlador muito específico. O fabricante não teria versão para Linux?
De todo modo, o Fedora, por padrão, se instala deixando de fora software proprietário. Vale experimentar Ubuntu, Pop!_OS, Manjaro, Mageia ou outro sistema que já vem com firmware e codecs, ou que permite fácil instalação desse material.
De todo modo, colegas experientes no Fedora podem dar o caminho das pedras para você acessar conteúdo proprietário.
Então… O fabricante disponibiliza apenas drivers para o Windows, e infelizmente não tem uma versão para o Linux. Já experimentei Ubuntu, Pop!_OS, Mint, Zorin_OS; e todos com mesmo problema de audio (algumas distros até com problema de não reconhecer a placa wifi), isso me faz pensar que realmente é por conta de um hardware muito fechado/específico. Talvez só com uma placa de som externa pra resolver o problema.
Bom ele detecta o hardware de audio.
Inclusive parece tudo normal no Volume Meter.
Você disse que testou com um outro “headphone de cabo” via plugue e funcionou.
Resumindo:
. BT funciona e envia som normal para headphone BT;
. Saída de plugue funciona e envia som para headphone com fio;
. HDMI não habilitou saída de som (mas não tem certeza se a tv tem alto falante nela?)
Colocando um headphone de cabo na saída p2 (plugue) e tocando vídeo no youtube você escuta o som normal? Se sim, então está tudo certo.
A questão ainda é o HDMI?
Quando entrar no Windows abre aquele Gerenciador de Dispositivos e expande a parte de vídeo/gráficos e a parte de audio, codecs, som e etc e printa tbm e envia aqui.
No Windows está tudo certo! Sem problema nenhum… A Tv tem alto falante e funciona normalmente…
Agora o problema é no Linux mesmo, a saída de áudio da tv não funciona.
Já testei o notebook em sua saída de som e também não funciona (mesmo desplugado do HDMI)
Ali na lista de dispositivos abre o “Controladores de som, vídeo e jogos” e envia a foto também. Lá é que fala de fato qual é o chipset da placa de som.
Agora, no linux, faz o seguinte:
. Com o notebook desligado pluga a saída HDMI do notebook na entrada da Tv Samsung;
. Deixa a TV ligada e liga o notebook e deixa ele entrar normal no Fedora;
. Após logar, abra a configurção de telas/display e habilita para que fique a imagem na tela da tv;
. Após a imagem ficar na TV, abra aquele controle de volumes (Pulse audio volume control) e veja se na aba configuração apareceu o HDMI.
. Se sim, coloque ele em perfil stereo apenas;
. Depois mude para a aba "Dispositivo de Saída e clique no check box do hdmi para ele forçar a saída de som para o HDMI.
. Certifique que tem volume na televisão pra reproduzir som.
Pergunta, você fez a habilitação de repositório non-free e instalou codecs e coisas do tipo?