Problemão!
Esse é um dos motivos principais, porque me habituei a ter sempre mais de 1 sistema instalado em dualboot / multiboot: – Uma espécie de “seguro contra desastres”. – Se uma distro quebrar, tenho pelo menos 3 ou 4 outras distros, então basta eu reiniciar, escolher outra distro (que esteja bem usável), e em 1 minuto posso continuar meu trabalho, ou diversão, ou seja o que for que eu precise fazer sem perda de tempo.
Mesmo assim, evitei atualizar meu KDE Neon 5.27 – que nem é minha distro “principal” (mas é a única em que consigo usar Wine para uma aplicação importante). – Optei por instalar o KDE Neon 6 em outra partição, por via das dúvidas.
Já fiz isso outras vezes: – Reinstalei o PCLinuxOS em outra partição, testei, verifiquei que estava tudo Ok, e só então “movi” para substituir a instalação anterior. – A mesma coisa com o MX Linux 23, que instalei em outra partição, teste, e só depois “movi” para substituir o MX Linux 21.
No momento, meu Mageia está sem KDE (quebrou numa falha de atualização) – e é uma sorte que tenha vindo com IceWM, o que me permite tentar consertar com um mínimo de facilidades. – Outras distros não trazem essa “alternativa” por padrão.
Também uso esse “multiboot” para experimentar e aprender – sem prejudicar as distros que estão “prontas para uso”. – Ainda estou engatinhando no Slackware. Ainda falta aprender mais no Void. E o Redcore (Gentoo) está “in-atualizável”, já faz um bom tempo.
Bom, sei que nada disso resolveu teu problema imediato – mas fica a sugestão de manter pelo menos 2 distros em dualboot, como um “seguro” para casos assim.
Enfim, lembro que o propósito do KDE Neon, quando foi lançado, não era ser uma “distro” – mas apenas uma “vitrine” para demonstrar a evolução permanente do KDE Plasma. – Para “trabalho”, é mais seguro adotar uma distro “estável”.
É o meu caso! Faz 7 anos que instalei o Arch, e nunca tive problemas sérios. Já faz mais de 1 ano que uso o Arch 99% do tempo, como minha distro “principal”. – Agora, talvez eu tenha de adotar o MX Linux (debian-stable) por algum tempo.