Problemas após atualização do Kde Neon

Bom dia! O Discover do KDE sugeriu uma atualização aqui, com isso o sistema subiu para o KDE 6, porém depois que a máquina reiniciou os itens da área de trabalho não carregam mais. Nem painel e relógio. Após o login a tela fica toda preta, apenas com o ícone do mouse, mas os botões dele não tem qualquer ação. Consigo chamar os apps apenas através do Alt+F2.

A tecla super e o Alt+F1 não estão chamando o menu de apps.

Isso está assim tanto na sessão com Wayland quanto com X11, no terminal eu apliquei novamente o comando apt dist-upgrade, depois tentei apt --fix-broken install e o apt reinstall neon-desktop , por último utilizei o comando apt install kde-plasma-desktop porém nada disso resolveu o problema.

Alguém faz ideia de como posso resolver?

1 curtida

Olá, @ricardotristao

Obrigado por relatar esse efeito da atualização do seu KDE Neon para o Plasma 6.

Eu optei por instalar o “novo” KDE Neon em outra partição – em vez de atualizar a instalação do KDE Neon que eu já tinha – e que vou “não-atualizar” durante algum tempo, pois está funcionando bem com Plasma 5.27.

Uma coisa que você pode fazer, é ir para outro Console (tty2, tty3, tty4 etc.) – usando a combinação de teclas CTRL+Alt+F2, CTRL+Alt+F3, CTRL+Alt+F4 etc. – Num deles, você faz login digitando seu Apelido, sua senha, e em seguida poderá fazer novas atualizações com os comandos sudo pkcon refresh (para recarregar as informações dos repositórios); e em seguida: sudo pkcon update

Também pode usar o mesmo Console (tty) para aplicar qualquer outro comando que os colegas venham a sugerir – inclusive, instalar novos pacotes – e reiniciar com sudo reboot etc.

Para voltar ao Console onde está (ou deveria estar) a interface KDE, experimente o tty1, tty2, tty7 etc. – com CTRL+Alt+F1, CTRL+Alt+F2, CTRL+Alt+F7 etc.

Agora, vamos aguardar as sugestões dos colegas – pois eu, mesmo, não enfrentei esse problema (ainda).

2 curtidas

Então, o problema é que esse é o meu pc de trabalho… sorte estar no final de semana…
Blz, vou aguardar para ver se alguém faz ideia de como reverter isso.

1 curtida

Mais bugs no KDE Neon 6:

1 curtida

Bom, dê os créditos quando corrigem também kk.

2 curtidas

Problemão!

Esse é um dos motivos principais, porque me habituei a ter sempre mais de 1 sistema instalado em dualboot / multiboot: – Uma espécie de “seguro contra desastres”. – Se uma distro quebrar, tenho pelo menos 3 ou 4 outras distros, então basta eu reiniciar, escolher outra distro (que esteja bem usável), e em 1 minuto posso continuar meu trabalho, ou diversão, ou seja o que for que eu precise fazer sem perda de tempo.

Mesmo assim, evitei atualizar meu KDE Neon 5.27 – que nem é minha distro “principal” (mas é a única em que consigo usar Wine para uma aplicação importante). – Optei por instalar o KDE Neon 6 em outra partição, por via das dúvidas.

Já fiz isso outras vezes: – Reinstalei o PCLinuxOS em outra partição, testei, verifiquei que estava tudo Ok, e só então “movi” para substituir a instalação anterior. – A mesma coisa com o MX Linux 23, que instalei em outra partição, teste, e só depois “movi” para substituir o MX Linux 21.

No momento, meu Mageia está sem KDE (quebrou numa falha de atualização) – e é uma sorte que tenha vindo com IceWM, o que me permite tentar consertar com um mínimo de facilidades. – Outras distros não trazem essa “alternativa” por padrão.

Também uso esse “multiboot” para experimentar e aprender – sem prejudicar as distros que estão “prontas para uso”. – Ainda estou engatinhando no Slackware. Ainda falta aprender mais no Void. E o Redcore (Gentoo) está “in-atualizável”, já faz um bom tempo.

Bom, sei que nada disso resolveu teu problema imediato – mas fica a sugestão de manter pelo menos 2 distros em dualboot, como um “seguro” para casos assim.

Enfim, lembro que o propósito do KDE Neon, quando foi lançado, não era ser uma “distro” – mas apenas uma “vitrine” para demonstrar a evolução permanente do KDE Plasma. – Para “trabalho”, é mais seguro adotar uma distro “estável”.

É o meu caso! Faz 7 anos que instalei o Arch, e nunca tive problemas sérios. Já faz mais de 1 ano que uso o Arch 99% do tempo, como minha distro “principal”. – Agora, talvez eu tenha de adotar o MX Linux (debian-stable) por algum tempo.

3 curtidas

Eu não usaria o Neon em ambiente de trabalho, por mais que o 5.27 estivesse rodando liso, o Neon tem uma falta de controle de qualidade absurda. Sugiro que se souber inglês vá direto no Discuss do KDE, para ter seus problemas sanados com maior rapidez. Não que o fórum aqui não possa ajudá-lo, mas o número de usuários KDE na comunidade brasileira é menor.

3 curtidas

Eu sinceramente estou achando que a equipe do Neon vai tomar uns cascudos já já por estarem “difamando” o projeto KDE; parece que os desenvolvedores do Plasma não tão felizes com o que a distro fez, e os inúmeros problemas inaceitáveis para o megalançamento do Plasma6.

Quem acompanha o Planet KDE vê que boa parte dos desenvolvedores do Plasma usam outras distros, a exemplo do Arch ou Fedora. Raramento vejo printscreen do Neon, em resumo, nem os desenvolvedores gostam do KDE Neon kk.

3 curtidas

Cascudos, “do alto”.

Afinal, o KDE Neon é “abrigado” pela fundação KDE e.V.

Ótima dica. – Acabei de me inscrever lá.

Nem sei por que ainda não tinha me inscrito até agora.

3 curtidas

Sim sim, ao passo de até usarem o nome “KDE” no nome.

Eu sei porque eu não tenho conta lá, falta-me o inglês kkk

2 curtidas

No me muero por tan poco!

Mando o Chrome traduzir logo a bagaça toda.

2 curtidas

Traduzir eu traduzo, as vezes até sem o tradutor; me refiro mais a postagens, publicar algo lá. Imagino um inglês ruim, do tradutor, e o primeiro comentário resposta ser meio ríspido, a falta de um inglês fluente kkk

2 curtidas

Outra dica, que talvez possa ser útil…

Existem mais 2 ou 3 tópicos sobre o Plasma 6, aqui no Fórum. – Convém dar uma olhada neles, e talvez acompanhar.

1 curtida

Vejam só!

https://blog.neon.kde.org/2024/03/02/megarelease-teething-problems/

Pelo menos tiveram a humildade de pedir desculpas pelas “cagad*s” que fizeram nesta mega atualização.

2 curtidas

Então! O meu tá demorando desse tanto, depois tela preta, parece que não consegue carregar os elementos da área de trabalho.

1 curtida

vou tentar atualizar novamente agora.

2 curtidas

Atualizar não resolveu.

1 curtida

Então, faz quase dois anos que migrei do Kubuntu para o Neon e nunca tive problemas, uso no pc e no note, inclusive estava mais satisfeito do que com o Kubuntu. Não faz sentido o projeto ter 4 opções de iso e a “user edition” não poder ser a distro principal de um usuário comum.
@frc_kde no meu caso acho inviável ficar com vários sistemas aqui.
@Tosca16 vou acompanhar lá e ver se a correção do bug aparece.

Vou jogar um XFCE aqui para ficar usável e aguardar as correções, não tenho a menor condição de formatar essas máquinas sem estar no período de férias.
De qualquer forma muito obrigado pela ajuda!

2 curtidas

Que tal “jogar” um LXQt, que tem o mesmo toolkit do Plasma?

Se você tiver sua “/home” em partição a parte, instale outra distro (com KDE Plasma 5.x mesmo) e ponha essa partição como “/home”.

Mas não deixe de fazer backup de sua “/home”, mesmo que não esteja em partição exclusiva. Use uma distro em live para fazer isso, OK?

Neste tópico o Nate deixou claro que por ele já teria mudado a base do Neon para o Arch ou Fedora.

Mas tem um comentário recente que merece destaque!

""Solid Core, Latest Features

More than ever people expect a stable desktop with cutting-edge features, all in a package which is easy to use and ready to make their own."

No restante do comentário ele fala do marketing que foi feito na distribuição e do perfil de usuário que veio ao Neon, contrariando a ideia de que a mudança de base fosse realmente necessária.

"KDE neon is the intersection of these needs using a stable Ubuntu long-term release as its core, packaging the hottest software fresh from the KDE Community ovens. Compute knowing you have a solid foundation and enjoy the features you experience in the world’s most customisable desktop.

You should use KDE neon if you want the latest and greatest from the KDE community but the safety and stability of a Long Term Support release. When you don’t want to worry about strange core mechanics and just get things done with the latest features. When you want your computer as your tool, something that belongs to you, that you can trust and that delivers day after day, week after week, year after year. Here it is: now get stuff done."

That’s the official marketing. The first things you see. Like it or not, there’s users who believed that advertising, including myself, and by switching to another base you are either depriving them of stabilty or easy access to non-Foss software. I trust KDE Neon to be semi-rolling because the only rolling parts are from KDE itself, the rest is tried and tested. If push comes to shove there can be bugfixes for those packages. There’s Flatpak, Snap, PPA’s, .Debs, and Appimages if you need anything newer than that, there’s simply not a great reason for the End Userbase to use any base with quicker release schedules when the Technical users can just change things directly on their individual systems or use Arch or Fedora Kinoite directly anyways. You already have multiple Arch distros (or just vanilla Arch) with Plasma, Fedora has two seperate KDE ones, so there’s no need to make Neon redundant.

As far as for the developers use cases, you make a product that has been marketed towards users and already have a seperate testing edition anyways. The status quo is fine. The whole topic here is based on the assumption that Ubuntu might become a bad base, but to me that is not the case yet, and all you edge cases should just go to your dream distros that already exist."

1 curtida