Problemas após atualização do Kde Neon

Nate em seu blog: This week in KDE: a smooth release – Adventures in Linux and KDE

The roll-out in Neon has been a bit rockier, unfortunately. At this point, most of the packaging issues have been fixed, and folks who encountered them are strongly encouraged to update again. We’re doing an investigation into how this happened, so we can prevent it in the future. So thanks for your patience there, Neon users!

1 curtida

Parece uma boa solução provisória:

Depois, conte para nós o resultado, pois isso poderá ser útil para outros colegas que tiverem o mesmo problema.

Cuidado! – O Qt do Neon é o mais recente! (Qt 6), pois vem dos repositórios do próprio Neon – enquanto o LXQt virá dos repositórios do Ubuntu LTS, com Qt 5. – Isso cheira a “problemas”!

2 curtidas

De fato!!!

Melhor mesmo o Xfce Neon.

1 curtida

Acho que esse tópico tem a solução!

2 curtidas

na minha humilde ignorância, sempre disse e digo: distros deb não são para atualizar. devem ser instaladas a cada nova versão. por isso só uso estável (LTS). mesmo que os devs criem ferramentas ou existam artigos para atualizar “com segurança”.

creio que o problema seja a diferença entre versões 5 e 6. vc pode fazer o seguinte, por sua conta e risco. No seu $HOME, abra um terminal e digite:

$ mkdir .kde_antigo
$ mv .* .kde_antigo

o que vc fez? criou a pasta oculta .kde_antigo (com um ponto na frente) e moveu para ela todos os arquivos de configuração de seu $HOME 5.X. refaça o login e deixe a versão 6 recriá-los.

dentro de .kde_antigo tem todos os arquivos de configuração de seus apps, como navegadores, suite office etc. basta restaurá-los para os mesmos locais na versão nova do KDE.

o problema do neon é que esta trapisonga tá muito bugada de umas versões para cá. nem reconheci. por exemplo, uma falha no uso do btrfs - na instalação - não existia e nem sei se foi corrigida.

o ideal, caso queira continuar usando o neon, é esperar uma versão já com o 6 padrão. assim vc evita muitos “remendos” problemáticos entre o 5 e 6.

O padrão já é com o Plasma 6.

Não tenho conhecimento técnico, e posso estar falando alguma groselha aqui; mas até onde vi nos fóruns e discussões na gringa, tudo isso seria evitável, simplesmente se a equipe do Neon tivesse um controle de qualidade mais aguçado.

Parece que eles já estavam na versão 6.1, e esqueceram de testar a User Edition, focando apenas nos ramos instáveis, Unstable Edition e Testing Edition.

Tanto é que desta vez tiveram que pedir desculpas formalmente, após os desenvolvedores do Plasma simplesmente explanarem que ISSO FOI INADMISSÍVEL.

1 curtida

Boa tarde! Então, eu não tentei fazer upgrade de versão, ela veio por padrão. Eu apenas aceitei a notificação de atualização que apareceu no canto da tela. Depois que reiniciou quebrou.

Boa tarde! Só para deixar claro que o “jogar” não é no sentido depreciativo, é jeito de falar aqui da minha região.
Quanto ao LXQT, nesse caso eu não gosto muito mesmo, ao meu ver parece um KDE “pouco acabado”. Mas eu tenho essa impressão desde a época em que era LXDE.
O XFCE é a opção GTK que mais me agrada, por isso essa opção.

1 curtida

Então, ontem fiz a instalação com o comando sudo apt install task-xfce-desktop . Antes eu tentei instalar o xubuntu-desktop mas acusou conflito nas dependências.
Instalou normal e a única coisa que precisei mudar foi o tema de ícones para o breeze, de resto funcionou perfeitamente.

2 curtidas

Por fim, hoje na hora que liguei o pc e abri o Discover tinha atualizações por fazer. Fiz. Depois que reiniciou voltou a funcionar, e já com o Plasma 6.
De qualquer forma, depois desse susto vou migrar do Neon.
Muito obrigado pela ajuda.
Abç.

3 curtidas

Se o Neon lhe agradava, e o Plasma6 não lhe traz “downgrades” importantes pra vc, eu continuaria no Neon, porque outra bagaceira destas só acontecerá num “Plasma7” daqui a uns 5 anos kkk.

2 curtidas

sempre que vc tiver algum problema como esse, recomendo utilizar uma distro num pendrive, rodando sem instalar. se o problema se repetir, não foi uma configuração que vc fez após a instalação. se funcionar normalmente, vc sabe que o problema n é da distro.

evite sempre atualizar entre versões em distros deb. sempre dá problema. é preferível instalação do zero. até o NEON tem problemas.

outra coisa que sempre faço: desinstalo tudo que não preciso. quanto mais pacotes, mais chances de dar problema. por exemplo: imagine que você não use o gimp, editor de imagens. então desinstale. assim, numa atualização, menos dependências, menos problemas.

vc pode usar o synaptic para gerenciar seus pacotes mais detalhadamente.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.