Problema para instalar em note HD/SSD

Boa tarde, levei meu note na assistência para trocar o windows por zorin. Ele nao conseguiu e voltamos para o 10. Ele mandou uma msg que não entendi, e minha pergunta é: É impossível instalar o Zorin nessa máquina? Obrigada

“boa tarde, descobrimos o que acontece, a maquina só libera para prosseguir a foramtação quando desativa a tecnologia RST na bios (tipo uma aceleração de disco) só que o porém é que quando desativa a maquina para de ler os hds fica como se nao tivesse nada conectado, ele libera a tela de formatação mas nao permite instalar no disco interno, infelizmente pra rodar de foram nativa e no ssd interno não é possivel, é uma limitação da propia maquina, o que da pra fazer é instalar ele em um pen drive ai toda vez que a srta precisar usar teria que estar com um pen drive conectado ou um normal ou um mini”

Qual o modelo do note?
Dá uma olhada aqui

Mude de “Premium com RST” para o AHCI

Muito obrigada, vou ler

É essa:

Dell Inspiron 15 3000

Processador 8a geração Intel Core i7

HD1TB + SSD 128GB

AMD Radeon 2GB

Ram 8GB

no dell pode ser nas configuraçoẽs de disco sata ou algo assim pode estar em raid dai muda para AHCI .

1 curtida

Tenho uma máquina similar (Dell Vostro com core i7 e SSD M2 nvme), no qual, assim como vários outros modelos da Dell, a configuração SATA padrão é a RST (Intel Rapid Storage Tecnhology, que é proprietária e cujos drivers normalmente não estão disponíveis no kernel do LInux), o que torna o drive invisível ao Linux, diferente da configuração geralmente usada em muitos outros sistemas que é AHCI, a qual tem drivers já incorporados por padrão no kernel do LInux.

Depois que troquei a configuração SATA do meu notebook de RST (denominada “RAID” na minha BIOS, mesmo sem usar RAID, e aplicada mesmo para o drive M.2. NVME) para AHCI, o Linux passou a ter acesso total ao SSD, sem perda significativa de performance. Em outras palavras, o acesso AHCI para drives não RAID funciona no Windows com a mesma velocidade que o RST, e no caso do Linux, a opção AHCI viabiliza torna o(s) drive(s) visíveis ao sistema sem qualquer impacto aparente na performance (os dispositivos surgem como /dev/sda ou /dev/sdb ou ainda /dev/nvme1 ou /dev/nvme2 do sistema Linux e permitem a instalação do sistema).

Caso queira mudar a configuração de RST para AHCI mantendo o Windows (parece uma ideia estranha para quem quer instalar o LInux, mas esta pode ser uma maneira de testar e comparar a performance das duas opções, AHCI vs RST pelo próprio Windows, para quem sabe descartar ou confirmar as informações que a assistência técnica lhe forneceu, antes de nova tentativa de instalação do LInux), é possível fazê-lo pelo seguinte passo a passo:

1. Fazer um backup dos seus dados;
  2. Configurar o Windows (inicialização avançada) para iniciar no modo de segurança no próximo boot (Configurações → Sistema → Recuperação → Inicialização Avançada → Reiniciar Agora - mais detalhes em: https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-br/000124344/como-inicializar-no-modo-de-seguran%C3%A7a-no-windows-11-ou-windows-10 );
  3. Reiniciar o Dell e acessar as configurações da BIOS teclando F2 ANTES que o Windows seja iniciado;
  4. Acessar as configurações SATA na BIOS, desmarcando RST ou Intel RAID e marcando AHCI;
  5. Salvar as configurações e Sair da BIOS
  6. Fazer o boot do Windows no modo de segurança (ao iniciar o Windows, selecionar a opção 4 ou opção 5 no menu: Modo de Segurança sem ou com rede). Deste modos, o windows irá autoconfigurar os drivers AHCI;
  7. Reiniciar novamente o Windows realizando o boot normal do sistema (sem modo de segurança).

Após verificar que a opção AHCI funciona adequadamente pelo próprio Windows, você pode fazer um boot com um Linux LiveUSB (Menu F12 do Dell) e checar se o SSD agora foi reconhecido. O acesso do Linux aos dados do SSD com Windows pode ou não ser possível, dependendo da ausência ou presença de criptografia da unidade (e.g. BitLocker ou similar).

Caso a opção AHCI funcione normalmente pelo Windows, pode ser feita nova tentativa de instalação do Linux.

Caso ela não funcione a contento, pode seguir os passos acima para reverter a alteração de configuração na BIOS de volta para RST, lembrando de fazer o boot do windows no modo de segurança para que ele reconfigure os drivers para esta opção (a Dell instala esses drivers junto com o Windows).

Discussão adicional do problema e sua solução (em inglês) no seguinte link: https://www.dell.com/community/en/conversations/xps/switching-from-raid-to-achi/647f9b7af4ccf8a8def5ff19

1 curtida

Nossa, muitíssimo obrigada por essa explicação tão detalhada.

1 curtida

Disponha. Caso minha postagem lhe ajude a resolver o problema, favor marcar ela como a solução (“Resolvido”). Caso precise de mais ajuda, é só voltar a postar aqui com mais detalhes técnicos e quais as dúvidas que ainda ficaram. Obrigado.

1 curtida

Voltei só para dizer que segui todas as instruções e deu tudo certo. Também fiz a partição manual com ajuda dos videos do diolinux e me sinto “iniciada” nas artes linux. Obrigada pela ajuda.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.