Ao colocar o SATA MODE em AHCI o computador da tela azul em toda a inicialização

Meu notebook é um Nitro 5 e estou tentando colocar ele em dual boot, porém quando vou instalar o linux mint aparece uma mensagem “Turn off RST”, daí eu fui na minha bios na aba main e Mudei de “Premium com RST” para o AHCI tentei ligar o computador normalmente, mas deu tela azul, entrei na BIOS tirei de AHCI ocorreu um reparo e voltou tudo ao normal, eu gostaria de saber se eu preciso instalar o Windows já com o SATA MODE em AHCI para que o dual boot funcione normalmente.

1 curtida

Seja bem vindo ao fórum @jpalvesl!
Também tive esse imprevisto quando fiz essa modificação no meu micro, de alguma forma o Windows 10 fica apresentando tela azul ao modificar com o sistema já instalado, porém é fácil de contornar, sem ter que reinstalar.

  1. Volte a BIOS como estava para conseguir acessar o Win.
  2. Acesse o Win e configure o sistema para entrar em modo seguro na próxima inicialização.
  3. Acesse a BIOS e refaça a troca.
  4. O sistema vai iniciar em modo de segurança (ao menos é o que se espera) após iniciar, pode remover a opção de só iniciar em modo seguro.

Segui esses passos e depois disso voltou a funcionar corretamente até hoje.

Matéria abordando o assunto:

3 curtidas