Resumo:
Depois de um tempo lendo alguns artigos da ArchWiki e o guia de instalação oficial, eu tinha decidido instalar o arch no meu pc, mas na segunda etapa da instalação, que é se conectar à internet, eu fui listar os dispositivos pelo iwctl, mas não aparece absolutamente nada, sendo que meu adaptador wifi está plugado no meu computador, e isso é um grande problema, pois a instalação do arch é totalmente dependente de acesso à internet.
Eu fiz algo de errado, ou o problema está no arch? Porque é a primeira distribuição que eu tenho problema com meu adaptador.
*a iso do arch é a mais recente (versão 2021.12.01)
Parece que o problema está no Arch, pois o dispositivo sequer aparece no rfkill.
O tópico Como fornecer boas informações tem dicas sobre como obter informações no formato texto que podem ser postadas no fórum, para listar seu adaptador e ver o que o sistema tentou fazer para reconhecê-lo.
A esperança não está perdida. Uma boa ideia é ver os sistemas que funcionam e ver o que muda – em especial, a versão do kernel (que pode ser achada por uname -r), e o driver carregado (que está no próprio inxi: Device-2: Realtek RTL8188EUS 802.11n Wireless Network Adapter type:USB driver: r8188eu).
Infelizmente, placas Realtek são meio imprevisíveis no Linux mesmo (até mesmo com placas do mesmo modelo não funcionando com o mesmo driver por motivos além da compreensão humana), e esse driver r8188eu em específico é um dois mais estranhos. Já tem vários tópicos aqui no fórum recomendando a troca do mesmo pelo driver não-oficial rtl8188eus, mas isso tem que ser testado com o sistema instalado, o que é meio difícil num sistema instalado via internet como o Arch.
Olha, vou baixar uma iso mais antiga do Arch linux, dai eu volto pra dizer se deu certo. Porque pelo que eu vi, o meu sistema atual usa o kernel 5.14 já o arch usa o kernel 5.15, isso pode ser a causa do problema.
Boas notícias.
Eu fiz o seguinte, fui para o arch linux archive (onde são guardadas versões mais antigas do arch) e baixei logo a de dezembro de 2019 pra ver se fazia alguma diferença, e SIM, o resultado foi positivo! eu consegui me conectar ao wifi, só não continuei a instalação porque tinha prometido que voltaria neste tópico.
Só que eu fiquei meio em dúvida, porque em comparação a versão atual do arch, a de dezembro de 2019 tem 2 coisas diferentes:
Kernel 5.3 (o arch atual usa o 5.15)
wifi-menu (o arch atual usa o iwctl)
*o driver do adaptador eu não pude ver, pois o inxi não está disponivel na archiso e nem nos repositórios oficiais (tinha no AUR, mas eu ainda estou aprendendo essa parte).
Agora eu não sei se é o iwctl o problema ou o kernel.
Não conheço esses comandos, mas vou dar uma olhada neles agr na archwiki, e daí eu verei se há diferença entre o driver do meu tp-link no mx e no arch.
Obg pela informação, aprendi 2 novos comandos aqui.
Bus 001 Device 005: ID 0bda:b006 Realtek Semiconductor Corp. Bluetooth Radio
Bus 001 Device 004: ID 0bda:57d6 Realtek Semiconductor Corp. HP Truevision HD
Bus 001 Device 003: ID 04f2:1053 Chicony Electronics Co., Ltd USB Optical Mouse
Bus 001 Device 002: ID 8087:8001 Intel Corp. Integrated Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
É o kernel. Se fosse o iwctl, apareceria algum dispositivo do tipo “Wireless LAN” no rfkill (exemplo no meu PC):
$ sudo rfkill list
0: phy0: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no
1: hci0: Bluetooth
Soft blocked: no
Hard blocked: no
Porém, no seu print só aparecem dispositivos do tipo Bluetooth.
Uma sugestão é instalar o Arch usando linux-lts como kernel em vez do linux em si. O linux-lts só atualiza para adicionar correções de segurança (assim, é mais difícil um driver quebrar).
Olha, se for o caso de instalar com o lts (no caso, é o 5.10), sugiro testar com uma live ISO do Reborn-LTS e ver se funciona…
(Ah, noves fora o aprendizado em instalar Arch na unha, eu recomendo o Reborn pacas - obviamente além do Manjaro. É uma bela distro, alterno o uso das duas aqui e ambas funcionam muitíssimo bem)
Para falar a verdade, mesmo as minhas instalações “na unha” do Arch foram usando lives de sistemas “facilitados” (especialmente o Antergos).
Poder fazer particionamento de um jeito gráfico, reler a wiki e poder ouvir música enquanto tá rolando o pacstrap, tudo com uma máquina só, é bem confortável.
Executei esses comandos no MX linux (sistema do meu desktop atual), Arch 2019.12 e Arch 2021.12, e o resultado entre eles na parte de internet e drivers foi igual, ou seja, o problema é no kernel 5.15.
Provavelmente eu terei que instalar um arch que esteja na versão 5.10 ou próximo.