Estou com problemas na instalação do Debian num notebook Samsung que tinha inicialmente Windows 10. Após não identificar nenhum gerenciador de pacotes na instalação por modo gráfico, o sistema terminou a instalação mesmo assim, e agora não consigo alterar a ordem de boot do notebook, mas toda vez que salvo as alterações para priorizar o pen drive como 2ª opção de boot, após o sistema reiniciar, é inicializado o debian em linha de comando.
então, tentei instalar alguns pacotes através dele mesmo, mas nem sequer o sudo apt update eu consigo ter sucesso…
enfim, se alguém puder me ajudar, agradeço imensamente
Qual .iso do Debian você baixou? E já tentou baixar novamente e usar outro pendrive?
Contudo, não entendi a dúvida. Você deve colocar o pendrive como prioridade de boot (1º) para tentar formatar novamente. A BIOS não salva a configuração?
Sua instalação também está reportando problemas para carregar o firmware da placa de rede. Ela pode depender de firmware proprietário. Debian, por padrão, não inclui firmware proprietário em imagens de instalação oficiais.
Eu baixei a iso netinstall do debian bullseye. E sim, a BIOS não salva a configuração. Vou tentar modificar a ordem de boot forçando o F10, e tentar cabear internet pra ver se contorno tanto o problema do boot, quanto o problema de falta dos firmwares. Vou avisar vocês em qualquer novidade que tiver
Aparentemente seu sistema completou a instalação de forma incompleta porque o computador não pôde se conectar à Internet para baixar os módulos necessários.
Para resolver o problema do firmware proprietário faltante, você deve buscá-lo nos repositórios do Debian, pesquisando pelo nome da placa de rede, e então colocá-lo em um segundo pendrive (ou cartão de memória), preferencialmente formatado em FAT32, a ser inserido durante a formatação. Dessa forma, ele irá detectar e instalar o firmware automaticamente para prosseguir.
Ou então basta baixar uma .iso completa… E resolver o problema do firmware de rede depois, com o sistema já funcionando. Ou então usar a .iso com drivers nonfree (não oficial) para já tentar resolver tudo de uma vez, na própria formatação.
Usei uma das ISOs para modo live; e no meu notebook Samsung Essentials o sistema em live funcionou sem problemas, reconheceu os componentes do computador direitinho.
Certo, então seu problema não era o que eu estava pensando mesmo. Eu já tive um problema semelhante, que a instalação não passava do tasksel, e isso acontecia quando eu usava o Ventoy para criar o pendrive. Deve ser isso que o @KairanD falou mesmo.
minha bios é essa!
Samsung e30. Já aviso nem perca seu tempo com netinstall do Debian, mesmo a não oficial com drivers proprietários inclusos.
Só vai conseguir instalar o Debian nesse PC através da Live não oficial ISO que vem abarrotada de coisas!
ou a pior das maneiras instalar na raça via terminal texto é sair digitando comandos de tudo q vc precisará mas já adianto que pra essa instalação vc vai ter q usar Internet via cabo no notebook.