Problema de instalação do Debian 11

olá.

Estou com problemas na instalação do Debian num notebook Samsung que tinha inicialmente Windows 10. Após não identificar nenhum gerenciador de pacotes na instalação por modo gráfico, o sistema terminou a instalação mesmo assim, e agora não consigo alterar a ordem de boot do notebook, mas toda vez que salvo as alterações para priorizar o pen drive como 2ª opção de boot, após o sistema reiniciar, é inicializado o debian em linha de comando.
então, tentei instalar alguns pacotes através dele mesmo, mas nem sequer o sudo apt update eu consigo ter sucesso…
enfim, se alguém puder me ajudar, agradeço imensamente

PS: seguem umas imgs da atual situação:

Qual programa você usou para criar o pendrive do Debian?

@KairanD eu te invoco

Qual .iso do Debian você baixou? E já tentou baixar novamente e usar outro pendrive?

Contudo, não entendi a dúvida. Você deve colocar o pendrive como prioridade de boot (1º) para tentar formatar novamente. A BIOS não salva a configuração?

Sua instalação também está reportando problemas para carregar o firmware da placa de rede. Ela pode depender de firmware proprietário. Debian, por padrão, não inclui firmware proprietário em imagens de instalação oficiais.

Eu usei o balenaetcher

Eu baixei a iso netinstall do debian bullseye. E sim, a BIOS não salva a configuração. Vou tentar modificar a ordem de boot forçando o F10, e tentar cabear internet pra ver se contorno tanto o problema do boot, quanto o problema de falta dos firmwares. Vou avisar vocês em qualquer novidade que tiver

1 curtida

Aparentemente seu sistema completou a instalação de forma incompleta porque o computador não pôde se conectar à Internet para baixar os módulos necessários.

Para resolver o problema do firmware proprietário faltante, você deve buscá-lo nos repositórios do Debian, pesquisando pelo nome da placa de rede, e então colocá-lo em um segundo pendrive (ou cartão de memória), preferencialmente formatado em FAT32, a ser inserido durante a formatação. Dessa forma, ele irá detectar e instalar o firmware automaticamente para prosseguir.

Ou então basta baixar uma .iso completa… E resolver o problema do firmware de rede depois, com o sistema já funcionando. Ou então usar a .iso com drivers nonfree (não oficial) para já tentar resolver tudo de uma vez, na própria formatação.

Meu tutorial de instalação pode ajudar:

4 curtidas

ISO não-oficial (mas disponível pelo site do Debian), que instala o sistema direto com firmware proprietário:

https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/

Usei uma das ISOs para modo live; e no meu notebook Samsung Essentials o sistema em live funcionou sem problemas, reconheceu os componentes do computador direitinho.

3 curtidas

Certo, então seu problema não era o que eu estava pensando mesmo. Eu já tive um problema semelhante, que a instalação não passava do tasksel, e isso acontecia quando eu usava o Ventoy para criar o pendrive. Deve ser isso que o @KairanD falou mesmo.

1 curtida

minha bios é essa!
Samsung e30. Já aviso nem perca seu tempo com netinstall do Debian, mesmo a não oficial com drivers proprietários inclusos.

Só vai conseguir instalar o Debian nesse PC através da Live não oficial ISO que vem abarrotada de coisas!
ou a pior das maneiras instalar na raça via terminal texto é sair digitando comandos de tudo q vc precisará mas já adianto que pra essa instalação vc vai ter q usar Internet via cabo no notebook.

sem mais!

2 curtidas

aqui funcionou com essa ISO. o notebook (que não é meu, e por isso não consegui tirar fotos agora) está em pleno funcionamento, sem nenhum problema!

3 curtidas

Ótimo saber!

O site do Debian não destaca o acesso às ISOs não-oficiais. Deixa o link num comentário que é quase uma nota de rodapé.

Mas dá para chegar rapidamente a elas via Google ou outra ferramenta de busca.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.